Tenho agonia ao me tocarem

Feita por >Ana Júlia · 29 set 2020 Transtornos personalidade

assim, eu tenho MTA agonia quando me tocam, em locais tipo braço, mão ok.
mas a partir do joelho e ombro eu não sei oq acontece, mas eu sinto um medo, uma sensação que eu não tenho controle sobre a mão da pessoa...uma amiga foi apenas brincar comigo e colocou a mão na minha nuca/cabelo, eu não sei oq aconteceu, eu simplesmente revirei o olho e no reflexo tirei a mão dela! não tinha o pq de eu fazer isso.
Não me lembro de ter sofrido abuso, mas já falaram muito que eu só pegava resto(pegava no sentido de beijar, ficar, etc) que eu não tinha corpo, devia colocar silicone...tambem um amigo passava a mão no meu joelho e o dedo no meu pulso pra me deixar "exitada" (nunca conseguiu, até pq né, é estranho).

A melhor resposta 6 OUT 2020

Bom ter o seu contato Ana Júlia!

Uma avaliação com um profissional da área da psicologia é sempre uma sugestão para contribuir com a sua demanda e encaminhar para o tratamento que se fizer necessário.

Somos seres biopsicossociais, afetados pelas necessidades do organismo, do meio ambiente e dos nossos pensamentos, gerando informações que acessam o sistema nervoso e esse irá acionar os meios para o equilíbrio desejável para a sua estabilidade e proteção.

A sua queixa faz parte desse processo, e quando ativada descompensa outras funções nos deixando confusos de certa forma.

Sugiro, ainda se for do seu interesse, procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, uma estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, reprocessando e dessensibilizando o que lhe incomoda, processo realizado em consultório que pode contribuir de forma significativa para um retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

30 SET 2020

Olá Ana Júlia! Que bom que você escreveu. Precisamos saber mais de você. Seu texto revela que você tem grande timidez e insegurança corporal. Braços e mãos são componentes do predomínio cultural do contato. Contatos sofridos fazem a pessoa evitar essas trocas. Nunca e cabelo, envolvem maiores intimidades. Mão no joelho e dedo no pulso, com o contexto apresentado, sugere interações que precisam amadurecer.
Certamente você precisa de duas coisas, supondo que você está adolescente ou jovem:
- Conduta científica com persistência, disciplina, esforço, duração, e abertura mental, em harmonia com um psicólogo. Insista, será muito importante e compensador.
- Com a orientação do psicólogo, você gradativamente precisará exercitar com estratégia e técnica a autoconfiança na troca social, afetiva e amorosa.
Procure por um de nós.
Atenciosamente (em tempos de pandemia: máscara, higiene, ética, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

30 SET 2020

Vc tem uma hipersensibilidade., que pode ter relação com abuso ou não. Desta forma por aq fica difícil te ajudar. Desculpa. Abs. Monica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro