Tenho 21 anos e minha família não aceita meu relacionamento

Feita por >Ana · 27 mar 2023 Terapia familiar

Minha família não aceita meu relacionamento porque o meu namorado tem um filho eles rejeitam meu namorado, crítica muito e não aceita de jeito nenhum, eu não sei mas o que fazer ,eles falam que se eu continuar com esse namoro eles não são mas meus pais, e a culpa disso tudo é de uma prima que eu tenho ela que fez a cabeça dos meus pais, contra meu namoro agora meus pais não querem esse namoro quer, que eu mim afaste de todo jeito do rapaz

A melhor resposta 29 MAR 2023

Ana, você é adulta ou não? Pessoas adultas requerem posturas adultas. Você não deve nada a seus pais, eles te deram a vida, você deve gratidão e apenas isso. As pessoas confundem, acham que ser grato é ser refém e ter que fazer de tudo para o outro, principalmente os pais. Vocês estão vivendo aí dinâmicas doentias. Não existe isso de você ter culpa de nada nem sua prima. O que existe é ignorância mesmo em relação ao que é saudável. Se eles querem ficar nessa postura, paciência, talvez eles foram criados assim , então, perdoe tal ignorância. Quer trabalhar melhor isso é saber se impor, dando os limites necessários, então, entre em contato comigo. Pra eles pode demorar aceitarem as coisas, mas não vire refém, ou vai se arrepender amargamente de não ter vivido sua vida por dependência emocional dos pais. Liberte-se dessas prisões aí. Te aguardo !
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

448 respostas

29 MAR 2023

Oi Ana, tudo bem? Que bom que se inscreveu! Primeiramente, parabéns por vir procurar orientação, é um ato de força e grandeza. Entendo como se sente, realmente não deve ser fácil passar por uma situação de possíveis escolhas ou renúncias. Você tem 21 anos, já é adulta e sabe o que consegue ou não vivenciar. Você já tentou sentar com seus pais e conversar sobre a situação? Falar como se sente e passar para eles segurança de que você sabe o que quer, pode ajudar. De antemão, seria importante eu conhecer um pouco mais sobre a sua história para que possa te orientar de forma mais eficaz. Me disponibilizo para quaisquer dúvidas. Grata!

Mayara Moia Psicólogo em Palmas

1 resposta

28 MAR 2023

Boa tarde!
Você está precisando de ajuda ?
Me coloco a disposição para te atender .

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Olá Ana! Que bom que você escreveu! Pais geralmente querem o melhor para seus filhos. A experiência de vida, embora seja particular de cada um, permite, muitas vezes, ponderarmos um erro, antes dele se consolidar. Uma pessoa de vinte e um anos, não pode, em sociedade complexa estar condicionada a pensar o amadurecimento levando em conta o atual e último namoro. Em sociedade complexa, como a nossa, as pessoas, nessa idade, devem ter sempre outras prioridades: turma de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, preparação para o trabalho de forma séria, estudos comprometidos, grupos de esportes coletivos de contato, teatro, serviços, artes em geral. Somente com a segurança interna, o amadurecimento, a integração social/cultural, as pessoas terão, por namorem prioritariamente consigo mesmas, forças para negociar condições, limitadores e expansores de namoro com outra. Em termos médios, a maior parte das pessoas deve namorar algumas pessoas, viver até mais ou menos, vinte e oito anos de idade, antes de amadurecer conclusão de parceiro amoroso, sócio, pai conjunto, educadores/condutores de criança para a harmonia de vida e ética.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8602 respostas

28 MAR 2023

Oi Ana
Voce tem 21 anos... não precisa mais de pais.
Dispensa eles desse papel; voce precisa ser responsável pela sua vida, por suas escolhas e decisões.
A responsabilidade pela escolha é sua... cada escolha gera suas consequências, seus resultados...pelos quais, é responsável.
Os pais podem estar corretos, ouça porque não querem, conheça as causas e decida. Certifique-se.
Verifique se está fazendo uma boa escolha.