Tenho 18 anos. Há como arranjar amigos nessa idade?

Feita por >josé · 3 jun 2016 Timidez

Eu sempre fui muito tímido e nunca tive amigos. Gostaria de arranjar. O que posso fazer?

A melhor resposta 3 JUN 2016

Ola José!
Conhecer pessoas com características em comum com você facilitam o vínculo, faça uma reflexão do que você gosta de fazer e onde pode se aproximar de pessoas com estas afinidades: cursos, esportes, jogos, etc.
Encontrar pessoas com características em comum que estarão presentes em sua rotina poderá facilitar a relação de amizade, porém, não se limite.
Procure a ajuda de um psicólogo para refletir melhor sobre sua timidez, desta forma você se sentirá mais seguro para abordar pessoas em quaisquer circunstâncias facilitando os vínculos e amizades.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

6 JUL 2016

Timidez é um traço de personalidade, a capacidade de se relacionar socialmente pode ser desenvolvida através de orientação psicológica. O importante não é ter muito amigos, mas ter amigos que você possa se relacionar de forma sadia, que possa compartilhar com você interesses comuns. Uma dica seria buscar conhecer essas pessoas de acordo com seus interesses.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

9 JUN 2016

Oi José,
Tem algumas formas mais conhecidas de conseguir amigos como na escola ou faculdade, vizinhos do bairro, outros amigos da infância. Tem outros amigos que conseguimos por interesse comum como os amigos dos patins, da bike, da academia. Tem também amigos da igreja. Amigos virtuais do face que podem marcar um rolé, um cinema.
A idade para começar a ter amigos está em aberto, depende muito do seu querer, do seu desejo e também da sua facilidade em se relacionar com as pessoas.
Caso você tenha alguma dificuldade procure uma psicóloga/o que poderá ajudá-lo a descobrir em voce mesmo as habilidades para conseguir o que você deseja.
Tem muitas pessoas querendo um amigo, quem sabe não é você!

Maria Emília Simões

Maria Emília Simões Psicólogo em Salvador

39 respostas

9 JUN 2016

Olá José!
Você sempre poderá arranjar amigos!
As relações sociais são muito importantes na nossa vida, você tem que se permitir viver estas relações.
Os amigos nos ajudam a sermos melhores, e você também pode ajuda los.
O primeiro passo a ser dado é se permitir!
Se permita olhar para os lados, se permita conversar com um vizinho, com um colega de escola, ou do trabalho.
Sei que muitas vezes a timidez pode atrapalhar, mas a timidez não pode te paralisar.... Todos os sentimentos e medos que paralisam não são bons.
Você precisa fazer um esforço e as coisas acontecem.
Pense sempre que você é capaz!

Alessandra D. Ricci Manganaro Psicólogo em Ribeirão Preto