Superação do complexo de Édipo

Feita por >Antonio · 8 jun 2015 Neurose

Vivo relacionamentos afetivos incompletos e fico devastado quando os relacionamentos terminam, principalmente quando a outra pessoa assume relações com outros caras. Como posso superar essa dinâmica neurótica?

A melhor resposta 9 JUN 2015

Os relacionamentos afetivos são incompletos, a sexualidade dos seres falantes tem essa característica.
Já que você citou o Complexo de Édipo, simplificando bastante, pode-se dizer que seu último par perfeito se perdeu quando você tinha mais ou menos seis anos de idade, sorte sua que tenha sido assim. Pois deixando sua mãe você teve acesso as outras mulheres.
Porém, a repetição relatada por você quanto a seus relacionamentos, e que para você tem trazido sofrimento, diz de uma cena que vale analisar em atendimento, explorando os elementos de seu discurso que possam surgir exercitando a livre associação freudiana.

Lázaro Ivan Volcov Psicólogo em Curitiba

1 resposta

29 SET 2016

Olá. As relações são incompletas, o amor é a tentativa que temos de suturar algo que nos falta, e, em alguns casos, conseguimos. Então, quando perdemos é como se fosse a retirada de uma parte do nosso próprio corpo que está indo embora. Se é algo repetitivo em sua dúvida, se dê a oportunidade de construir seu saber em torno dessa fantasia. Não há uma resposta pronta, pois é você que a encontrará em sua análise.

Gardênia Holanda Marques Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

16 FEV 2016

Parece que você investe demais no outro e talvez negligencie a si mesmo, o que é um fator para comprometer sua autoestima. Além disso, no pouco que você falou, parece haver um apego ao passado, dificuldade de seguir em frente, de viver o presente. A melhor forma de entender o que você está passando é buscar ajuda de um bom psicólogo, não importa a abordagem.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 JUL 2015

Caro Antônio,

Ficar "devastado" por uma perda é algo totalmente normal! Todo mundo fica devastado quando perde alguém que gosta. A não ser que seja uma máquina. Computadores não ficam tristes e devastados quando perdem alguém. Nunca recebi um aqui no consultório com este problema. Mas todos os dias recebo gente de verdade com este problema. Na verdade não é um problema. Se houvesse um manual do ser humano estaria escrito que quando eles perdem alguém eles sofrem, em maior ou menor grau, e alguns ficam devastados.
E assim é a vida...um dia no inverno outro dia na primavera...e mais pra frente mais um dia no inverno...mas chega de novo a primavera...e seguimos...o importante é não parar...sempre ir em frente. E você está fazendo isto, tenta e se devasta, mas tenta de novo, e se devasta... e... tenta de novo. Se não parou é porque você está bem. Continue seguindo...
Bons dias para você.
Atenciosamente,
Mário Garrote

Psicólogo Mário Garrote Psicólogo em Brasília

3 respostas

15 JUN 2015

Precisa observar seus esquemas cognitivos, como o senhor lê as pessoas, como o senhor vê o futuro, quais seus esquemas sobre si-mesmo.

12 JUN 2015

Olá Antonio,
Experienciar relacionamentos pode ser uma tarefa desafiadora para nós seres humanos em várias ocasiões. Acredito ser importante para você realizar psicoterapia para entender melhor a repetição dos relacionamentos inacabados e o significado que existe para você em ver uma outra pessoa em novos relacionamentos. Isso te dará um maior conhecimento sobre você mesmo e, em paralelo, você pode trabalhar para descobrir e desenvolver habilidades para melhorar sua performance em relacionamentos afetivos.

Atenciosamente,

Joyce Cassimiro

Joyce Cassimiro Psicólogo em Brasília

3 respostas

12 JUN 2015

O que você quer dizer com relacionamentos afetivos incompletos? O que falta nessas relações que incomoda você? Você relata que fica devastado ao fim de uma relação ao saber que a pessoa está em outro relacionamento, ou seja, que ela continuou a vida dela e superou o sofrimento. Isso incomoda você? Você para ter um comportamento de apego muito forte, além de uma repetição das relações que deve ocorrer por conta das suas atitudes e da falta de percepção de si mesmo. O melhor a fazer é psicoterapia, vai ajudar a você compreender suas atitudes e reconhecer melhor seus sentimentos e necessidades.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 JUN 2015

Antonio, boa noite. Para superar isso é necessario que voce conheça o que está levando a repetição desta história, qual a narrativa dominante que te faz se comportar desta forma. Uma terapia vai te ajudar bastante, pode ter certeza. Um abraço.

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

10 JUN 2015

Bom dia Antonio,

Seu questionamento é complexo para uma resposta simplista.

Estou à disposição.
Luciana Cataldi

Luciana Espinola Cataldi Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

10 JUN 2015

Boa tarde,
O primeiro passo é entender o que você está buscando nessa outra pessoa, descobrir quais são seus sentimentos e necessidades; às vezes buscamos nos outros coisas sem explicação e nos deixamos de lado, colocamos expectativas demais nas relações e quando termina vem o sofrimento. Tentar entender você é o primeiro degrau.

10 JUN 2015

Ola, Antônio. Seu problema pode ser superado com sessões de psicoterapia. Eu atendo crianças, adultos e idosos. Caso se sinta à vontade, marque uma primeira consulta para avaliação.

10 JUN 2015

Boa tarde, Antonio. Na sua fala você diz que: "vivo relacionamento incompleto e fico devastado quando os relacionamentos terminam, principalmente quando a outra pessoa assume um relacionamento com outros caras". Analisando sua fala, parece que nesse primeiro momento você está com sua alto estima baixa, acredite mais em você. Tem relacionamento que dura a vida toda, assim também tem pessoas que passam por nossos caminhos deixando ensinamentos e momentos felizes.

10 JUN 2015

Boa tarde,
A maioria das pessoas enfrenta problemas de relacionamento ao longo da vida. Eu diria que todo mundo enfrenta. As informações que você deu não são o bastante para uma interpretação profunda. Aconselho que procure ajuda terapêutica para enfrentar seus conflitos e encontrar a felicidade consigo mesmo. Depois, quem sabe, chegar a um relacionamento satisfatório.

10 JUN 2015

Boa tarde, Antônio,
Sugiro que procure um especialista para relatar a sua história com mais detalhes. Na terapia sistêmica é feita uma análise acerca de sua história de vida e relações parentais, para que assim seja traçado um plano terapêutico diante de padrões disfuncionais. Mas é preciso de mais detalhes. As situações de perda tem muito a ver em como o sujeito lida com frustrações, por isso a análise é importante.

Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

9 JUN 2015

Bom dia. Você diz que vive relacionamentos incompletos, relata a tristeza e frustração quando terminam e seus antigos relacionamento se relacionam com outros caras. Buscar ter relacionamento completo e com estrutura seria um bom começo. Aprofundar os relacionamentos poderia ajudá-lo. Quanto ao término pode e seu sentimento nesse momento demonstra sua ligação e dificuldade de desligar-se. Rever esse funcionamento é um bom começo. Pense nisso. Até....

Consultório de Psicologia Gildete Alcaraz Psicólogo em Jandira

33 respostas

9 JUN 2015

Olá Antonio!!!

Considerando o seu relato, busque ajuda de um profissional da psicologia de sua confiança, e, com certeza ele(a) apreciará o seu caso com carinho. Desta forma muitos outros fatores poderão ser trabalhados, dentro de uma ética profissional, para uma melhor qualidade dentro daquilo que você deseja.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César.

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

9 JUN 2015

Boa noite Antônio,
Quando não estamos fortalecidos suficientemente, quando não entramos verdadeiramente em contato com nosso interior, buscamos nossas satisfações no mundo exterior... Nas pessoas, nas coisas, nos lugares, etc. Porém, quando nos fortalecemos, buscando uma reforma íntima, paramos de nos frustrar tanto com o outro.
Talvez você buscando essa reforma íntima, se fortalecendo, se conhecendo e exercitando o seu amor próprio, essas situações se equilibrem melhor. Pense nisso!
Espero ter contribuído.
Muita Paz!

Alice Morbeck Psicólogo em Salvador

5 respostas

9 JUN 2015

Olá Antônio, você consegue superar esse problema fazendo terapia, de preferência comportamental cognitiva. Eu atendo crianças e adolescentes. Marque uma sessão que em pouco tempo vai conseguir lidar com esse problema.
Dra. Ana Cristina

9 JUN 2015

Olá Antonio,
Superar dinâmicas neuróticas exige um processo de análise, para descobrirmos as causas desses conflitos.
Em atenção,
Cláudia Cristina Dadalt
CRP 08/3845

9 JUN 2015

Olá Antonio ! Primeiramente, penso que é sempre importante avaliar as suas projeções nas relações afetivas em geral. Sempre considero importante que, para estarmos bem com alguém, estejamos bem conosco. A relação não pode ser uma via de completude e sim uma soma. Talvez seja interessante analisar o quanto você deposita todas as suas necessidades pessoais no outro, e quando de certa forma não te "completa" ou não te "preenche" tornam-se insuficientes e são terminadas. Com isso acabamos jogando no outro toda a responsabilidade de nos fazer feliz. Acho que seria primeiro importante vc prestar atenção em o que vc espera do outro e da relação com o outro.
Se a outra pessoa assume uma relação com outro homem e dá certo, fica a frustração de que talvez ela consiga com outro e não com vc. Tente prestar mais atenção em você mesmo. E lembre-se : não somos e não podemos ser metade de alguém e vice versa. Temos que ser inteiros . Numa relação existem dois inteiros que se misturam. E nunca dois (ou um) que sente que sua metade só se preenche com o outro.
Espero poder ter ajudado um pouco !
Abç,
Psicóloga Jamile Gonçalves - Santos SP

Jamile da Costa Gonçalves Psicólogo em Santos

13 respostas

9 JUN 2015

Olá Antônio. Para que você consiga lidar melhor com estas situações, é preciso que você tenha mais confiança em sim mesmo, saiba olhar para dentro de si e para as suas qualidades, consequentemente obtendo uma autoestima maior. Se sentir devastado principalmente pelo fato da outra pessoa arrumar um outro parceiro, demonstra que você se sente assim porque provavelmente se compara ao outro, se sentindo inferior por ter dificuldade de olhar para as suas próprias qualidades. É necessário se conhecer primeiro, para posteriormente você saber aquilo que busca nas relações.

Espero ter ajudado.

Psicóloga Karoline Natália.

Karoline Peixoto Psicólogo em São Paulo