Sou uma das mulheres que ama demais #2

Feita por >Nayara · 20 nov 2015 Ciúmes

Olá, tenho 19 anos. Me sinto totalmente frustrada de estar aqui. Sou totalmente dependente de um relacionamento. Sou possessiva e muito ciumenta. Eu reconheço o meu problema, mas não consigo mudar. Namoro há 3 anos e não tenho confiança o suficiente no meu namorado e a gente está noivo. Ele ameaça a terminar e eu estou explodindo dentro de mim. Tenho problemas com autoestima, sempre quis ser uma coisa que eu não sou. Acho qualquer pessoa inferior a mim. Tenho ciúmes demais e desconfiança de tudo, porque já passei por decepções e desde a infância tenho problemas com meu peso, sou uma magra falsa e infeliz. Esses problemas afetaram muito meu relacionamento, mas o que mais afetou foi pela desconfiança. Não consigo deixar ele ir na casa de amigos ou treinar muah tai nem nada. Ele diz que eu não o dou espaço. Eu não sei mais o que fazer, não sei como eu me controlar. Mas ele não me dá segurança, porque toda hora termina comigo em qualquer briga e com os problemas que tenho comigo mesma eu fico cada vez mais insegura. Não confio no meu taco, eu me odeio, eu nunca me amei. Eu sinceramente não sei o que é isso. Me ajudem por favor, preciso de uma orientação. O meu maior problema é que não tenho amigos e não faço nada a não ser trabalhar, não tenho animo para fazer nada além disso. Se meu namorado sai comigo e eu vejo uma menina muito bonita já me sinto horrível. Eu tenho medo de ser abandonada e der ser traída, pois já fui uma vez no passado. Não consigo apoiar meu namorado a fazer nada que seja longe de mim, finjo que apoio, mas o trato mal, fico pensado besteiras, tenho medo de tudo. E por fim eu, por nunca ter tido carinho na infância, deposito a minha vida e a minha felicidade num relacionamento amoroso. Não me imagino longe dele, me sinto uma fracassada que depende totalmente de alguém, porque a minha vida é ele, eu vivo a vida dele. Eu não sei viver por mim, se a gente terminar igual ele está querendo eu vou me sentir um lixo. Mas ele sempre conseguiu seguir a vida dele sem mim e eu não consigo.

A melhor resposta 12 AGO 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

21 NOV 2015

Oi Nayara. Em primeiro lugar, achei interessante você reconhecer e assumir que é uma mulher que ama demais. Isto já é um passo. E você é super jovem.
Pelo seu relato, realmente há coisas que "comprovam" isto: sua descofiança no seu noivo, sentindo muito ciúme e possessividade; o fato de vc ter escrito que não recebeu amor (ou carinho) de sua família, e que nunca se amou.
Assim, recomendo que você busque um(a) psicólogo(a) na sua região, pois esta é a melhor forma de você conseguir melhorar em relação a estes seus sentimentos e atitudes.

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

20 NOV 2015

Olá, boa tarde Nayara
Lendo a sua história me ocorreu perguntar a você se o seu problema é amá-lo demais ou conhecer pouco a si mesma e por isso não reconhecer suas qualidades e não amar a si mesma.
Da forma que você descreveu, parece que a sua felicidade está nas mãos do outro. Isso não é verdade.
Auto-estima a gente desenvolve a partir de coisas que escutamos a respeito de nós e/ou dizemos a nós mesmos.
Procure ajuda profissional. Você vai se sentir muito bem por olhar melhor para si mesma.
Boa sorte

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

20 NOV 2015

Olá, Nayara! O que você vive é realmente de grande angústia. E você disse que reconhece ter um problema mas não consegue sair disso. Mas você consegue pensar que medida efetiva já tomou para tentar mudar isso?
Se relacionar com o outro é uma grande dificuldade humana, mas parece que para você isso vai além, trazendo medo de possíveis "desaprovações" e dificuldade de enxergar recursos próprios que você realmente tenha.
E acredito que se numa relação afetiva (por mais que haja dificuldades ) há diariamente mais sofrimento e incerteza do que prazer, algo precisa ser melhor analisado e cuidado.
Como você disse que nao consegue mudar isso, imagino que sozinha seja ainda mais difícil. Você poderia então procurar um profissional da sua cidade para te ajudar a pensar melhor sobre o que vive e que saídas pode buscar para sua angústia. Trabalho com a psicanálise, mas acredito que qualquer profissional que trabelhe com ética poderá te ajudar muito, pois cada abordagem contém elementos que contribuem para mudanças.

Luma de Oliveira Psicólogo em Uberlândia