Sou um homem violento?

Feita por >Arrependido · 20 jul 2021 Violência de gênero

Há dois anos e meio iniciei um novo relacionamento depois de ficar casado por 20 anos e nunca ter agido com violência contra a ex mulher. Por duas vezes num espaço de dois anos segurei com força o braço da minha atual mulher e dei um tapa no rosto dela. Posso me considerar violento?

A melhor resposta 21 JUL 2021

Oi!

Existe uma diferença entre SER e ESTAR. Sua atitude consiste em uma ação violenta, mas não significa que isso te defina desta forma, você pode ter sido violento mas não se vê desta forma, sobretudo por estar aqui, preocupado, arrependido e buscando melhorar. Este é um excelente passo!

Entender as razões desse ato de violência, os gatilhos que te levaram a isso talvez seja a coisa mais importante a se fazer na tentativa de nunca mais repetir esse comportamento. Se perceber que não consegue entender porque agiu desta forma, procure ajuda de uma profissional, se precisar me coloco à disposição.

Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

27 JUL 2021

Bom dia,

Caso tenha interesse, podemos conversar um pouco sobre toda essa questão. Talvez, você precise entender o porque desse impulso. Estou à disposição.

Att.
Sérgio Silva
Psicólogo Clínico

Sérgio Roberto Moreira da Silva Psicólogo em Brasília

20 respostas

21 JUL 2021

Sim Arrependido.
O ato isolado de agressão física não significa que você nunca a agrediu.
São 5 os tipos de agressões: física, verbal, psicológica, patrimonial e sexual.
Sugiro que procure ajuda profissional para investigar impulsividade e raiva.
Independente do perdão dela, a tendência do agressor é cometer novamente o ato.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

21 JUL 2021

A questão é o que suscitou este ato de violência perante a sua mulher, o que será que tocou em você, nesta hora, para agir de tal forma? É preciso trabalhar estas questões, a violência está em todos nós, o problema é agir para fora e por ela em prática por não querer olhar para as questões internas que suscitam estes atos.

Filipe Greboge Psicólogo em Curitiba

2 respostas

21 JUL 2021

Não podemos dizer que é violento, voce não é um violento, voce é um ser eterno que está experienciando coisas, eventos aqui...
Mas, voce foi violento e prepotente quando subjugou a mulher por ela ter ousado dizer ou fazer o que voce não queria.
Voce foi dominador e se deixou dominar pelos instinto de raiva, não usou a sua consciência.
Falta dialogar com ela, falar e ouvir os sentimentos que voces tem um com o outro, com a sua vida...

5817 respostas

21 JUL 2021

Bom dia.
Você fez a pergunta, mas percebo que você já tem a resposta. Eu ti pergunto, você teria outra alternativa menos disfuncional que não fosse o uso da força física para resolver a situação que gerou esse comportamento de desregulação emocional? Você se considera uma pessoa violenta? Se pergunte, esse comportamento de violência física e psicológica ti faz bem, alimenta positivamente e afetivamente o relacionamento de vocês? Como está a comunicação entre o casal, vocês estão se compreendendo, a relação é saudável ou tóxica para ambos?
Espero ter contribuído positivamente.
Att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

21 JUL 2021

Olá Arrependido! Seu texto não gera contexto. Não há dados suficientes para que possamos ponderar com consistência. De outro lado, podemos pensar que as pessoas apresentam energias, que essas energias precisam e devem ser direcionadas. A rotina de vida das pessoas indica a forma como elas canalizam suas energias.
Provavelmente você é uma pessoa, que como a maioria, apresenta momentos de agressividade inadequada. Dar tapa, segurar braço com força é direcionar raiva a alguém, é oprimir alguém. Isso é ruim.
Será importante você poder aprender a canalizar sua agressividade para atividades socialmente legitimas, para realizações que respeitem aos outros.
Poderá ser muito enriquecedor você trabalhar essa questão, cientificamente conduzido por um psicólogo. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de muitos políticos falsos, muitos religiosos falsos, até alguns falsos cientistas, sigamos as recomendações das instituições sérias como: Instituto Butantan, Universidades Públicas, SUS, TV Cultura, Organização Mundial de Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

21 JUL 2021

Olá!!!
Todas as ações que machucam ou causam dor em alguém pode ser considerada violenta.
Há algo bem interessante no seu relato, você percebeu e está tomando consciência. Tomar consciência é um dos pontos principais para a mudança, também é importante procurar entender o que te leva a agir com agressividade e trabalhar essa questão para que isso não seja algo que atrapalhe sua vida.

Nadja Ribeiro de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Palhoça

5 respostas

21 JUL 2021

Essas atitudes devem ser trabalhadas visto que não faziam parte de seu cotidiano no relacionamento anterior , certamente está trazendo demandas não trabalhadas de seu relacionamento anterior . Seja cauteloso nos momentos de descontrole pois isso pode acarretar medidas judiciais e prejudicar vc

Deixo a pergunta ? Vc se percebe como uma pessoa violenta ?

Frederico Monte Psicólogo em João Pessoa