Sou muito preocupado sobre doenças

Feita por >Pedro Otávio · 9 jan 2018 Problemas psicológicos

Gostaria da ajuda de quem está lendo isso:

Eu desde que comecei à apresentar alguns sintomas. (Logo descobri que era má alimentação, pouco sono e etc...) comecei à me preocupar muito à doenças, e sempre estou meio tenso e estranho por causa disso. O que posso fazer para esquecer o assunto? Preciso de respostas o mais rápido possível. Grato.

A melhor resposta 10 JAN 2018

Olá Pedro Otávio, apesar de não conhecer seu caso de forma aprofundada posso afirmar que existem pensamentos que invadem nossa mente a todo momento. Estes pensamentos passam de forma breve e não nos dão tempo de refletir sobre eles, depois disso, somos inundados por emoções intensas como ansiedade, medo, raiva, etc. Acredito que pensamentos relacionados a doenças estão lhe trazendo grande ansiedade, logo, indico que tente identificar este pensamento. Ele pode ser "Vou ficar doente e morrer" ou "Minha saúde é frágil demais", liste esses pensamentos e questione sua veracidade apontando fatos e situações que comprovem ou que neguem essas ideias. Feito isso, poderá ter uma perspectiva mais objetiva e racional sobre este assunto. Eu recomendo que procure um psicólogo que o auxilie a compreender seus pensamentos e crenças ligados a saúde e doenças.

JaDeh Psicologia Psicólogo em Barueri

27 respostas

2 ABR 2018

O trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos com nós próprios. Pôr-se em processo analítico é possibilitar o existir permeável a outros saberes. É despertar para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo; é a experiência interior.
A experiência interior se torna experiência de vida quando vivida com todas as suas implicações. A psicoterapia tem como objetivo auxiliar pessoas que sofrem ou estão com dificuldades na vida e não conseguem resolver sozinhas. Na psicoterapia o analisando é convidado a explorar seus afetos, pensamentos e fantasias que compõem o cenário de seu sofrimento.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

10 JAN 2018

Pedro, no seu breve relato tem uma coisa que é muito clara: você é uma pessoa muito ansiosa, e quanto maior o nível de ansiedade maior as sensações desagradáveis que você mesmo desencadeia. Busque ajuda de um psicólogo para trabalhar isso, não existe uma resposta milagrosa ara resolver seu problema, mas o trabalho de um psicólogo pode te ajudar muito. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

10 JAN 2018

Olá Pedro,
É preciso investigar de onde vem essas preocupações. O melhor não é esquecer, e sim procurar mecanismos para saber como lidar com essas preocupações e, assim, resolvê-las. Sugiro que você busque ajuda profissional para trabalhar suas questões e preocupações, falar sobre elas já é um grande passo para conseguir resolver.
Espero ter ajudado, fico à disposição.

Carla Raíssa Silveira

Carla Raíssa Silveira Psicólogo em Fortaleza

6 respostas

9 JAN 2018

Olá Pedro,

O melhor que você pode fazer é buscar ajuda terapêutica para tentar entender o motivo que deste assunto estar lhe perturbando tanto. Não temos respostas prontas. Busque um psicólogo que ele poderá ajuda-lo a refletir sobre o tema.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis