Sou muito insegura com relacionamentos

Feita por >hellen · 25 mar 2023 Abordagem psicológica

Ola meu nome e Hellen e meu caso e o seguinte, sou uma pessoa super insegura sempre que to me envolvendo com alguem eu me sinto pra baixo porque sempre me comparo com qualquer pessoa, mas quando eu nao me envolvo com ninguem eu me sinto uma pessoa maravilhosa, passei por um relacionamento que tudo que eu fazia era errado e ele me culpava de coisas que eu nao tive culpa alguma, meus amigos tentaram me avisar mas ele fazia de tudo pra que eu achasse eles doidos e que eles nao tinha que meter o dedo no nosso relacionamento, ele me culpava por erros dele e simplismente depois de tudo que ele fazia ele me tratava muito bem me mimava, fazia de tudo por mim, depois de um tempo eu terminei e ele me mandava mensagem, falava pros meu amigos que me queria de volta, e voltamos e tudo que ele fazia antes ele continuo fazendo mas eu decidi mudar de pais e viver minha vida sem ele, so que agora nao consgo me evolver com ninguem porqur sempre comparo os homens com ele, e me da raiva porque ele ta feliz em outro relacionamneto e eu nao consigo esquecer o que ele fez pra mim e ainda me sinto culpada e triste porque isso nao me faz bem.

A melhor resposta 26 MAR 2023

Olá, Hellen. Sinto muito que você tenha passado por um relacionamento abusivo. É muito comum que, após um relacionamento assim, você se sinta insegura e com dificuldade em confiar em outras pessoas. É importante lembrar que isso é uma reação natural, e que você precisa de tempo para se curar.

Comparar outras pessoas com seu ex-namorado pode ser uma forma de autoproteção, porque você tem medo de passar por outra situação ruim novamente. No entanto, isso também pode te impedir de se abrir para novas experiências e conhecer pessoas diferentes.

Tente se concentrar em você mesma e em suas próprias necessidades. Invista em atividades que te façam feliz, e que te ajudem a aumentar sua autoestima. Busque apoio de amigos e familiares, ou considere a possibilidade de procurar ajuda profissional, como terapia.

Lembre-se de que o que seu ex-namorado fez com você não foi culpa sua, e que você merece um relacionamento saudável e respeitoso. Não se culpe pelo passado, e tente focar no presente e em seu próprio bem-estar.

Se precisar de ajuda, através da psicoterapia fico a disposição.

Naiara Nadir Trichez Psicólogo em Joinville

66 respostas

28 MAR 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar a sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

28 MAR 2023

Olá Hellen.
Parece que você passou por uma relação complicada e desgastante. Como você disse, ele te culpava pelos erros e, em seguida, te tratava muito bem e te mimava. Bom, parece bastante difícil ter uma posição, seja fixa, seja maleável, num relacionamento quando era ele quem ditava como a relação caminhava. E, no caso da comparação, o que impede que você se relacione com outros homens? Você o encontra também em outros? E por que a culpa?
Bem, de todo modo, parece que pensar e questionar o que aconteceu e o que te impactou nessa relação são atos importantes para conseguir nutrir relações novamente.
Desejo boa sorte na caminhada e, também, fico à disposição.

Bruna Y. M. Vilasboas
CRP 06/182790

Bruna Yoná M. Vilasboas Psicólogo em Marília

5 respostas

28 MAR 2023

Hellen
O problema não está no outro...
Voce precisa resolver as tuas carências, tua dependencia, tua insegurança consigo mesma.
Precisa curar tua baixa autoestima. Se não resolver isso, tuas escolhas sempre serão como esse ex namorado.
Escolhe de acordo com o que voce é. Precisa curar teu emocional. É ele que te leva a fazer escolhas ruins.
Faça Psicoterapia para resolver teus conflitos e garantir-se nas novas escolhas.

Abraços.

5817 respostas

27 MAR 2023

Olá Hellen!
Tudo bem ?
Entendo que você esteja tendo essa docilidade em se relacionar novamente , por passar por um relacionamento abusivo .
Mas penso que precisa um investigação. para entender essa insegurança , trabalho com. Abordagem TCC foçada no hoje , trazendo ferramentas para te ajudar a lidar com esses sofrimentos e torna lá mais segura
Fico a disposição ,

Debora Cristina Gargantini Psicólogo em Loanda

26 respostas

27 MAR 2023

Oie tudo bem ?
Você já percebeu que não aprendemos nos relacionar em nenhum lugar ?
Então como iríamos saber o que fazer nas relações, logo seria muito fácil cair em várias armadilhas. Infelizmente é algo bem comum. Quero lhe indicar um livro que talvez lhe ajude a lidar melhor com essas ideias. A Prateleira do Amor: Sobre Mulheres, Homens e Relações
Valeska Zanello

Clarete Duarte Galdino Psicólogo em Marília

55 respostas

27 MAR 2023

Olá, Hellen. Natural você ter esses receios já que passou por um relacionamento altamente tóxico. É uma espécie de proteção mesmo, dá insegurança, medos de novamente passar por tudo aquilo que já passou. Voce já pensou do porquê atrair sempre esses tipos de caras? Como é a sua relação com seu pai? Existe algo aí nas suas questões infantis, traumas, algo que permanece inconsciente pra você mas que persiste aí e reflete em seus relacionamentos..precisa ser melhor investigado. Entre em contato comigo para entender como isso funciona e como se libertar do que você ainda não tem consciência mas aflora na psicoterapia. Permita-se curar e viver uma vida incrível, entregando-se sem medo porque ninguém é igual e as vezes você deixa de viver algo bacana por medos e inseguranças.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

26 MAR 2023

Olá Hellen! Obrigado por escrever. Certamente há muito mais coisas que você precisa refletir aprofundar, além do que já escreveu. Certamente a insegurança com relacionamentos, no fundo, é insegurança, em si. O problema não está no outro, está em você. Começo de relacionamento precisa ter a dosagem mínima inicial de envolvimento e comprometimento. A outra pessoa, a princípio é desconhecida. Caso a mudança de país, tenha relação com a negação do seu país, ou forma de se livrar dele, implicará projetar para fora, explicações e posições que precisam se consolidar dentro de você.
Sugiro que veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade para aprofundar entendimento de suas riquezas interiores, conhecimento melhor de tua personalidade, potencialidades e possibilidades. Há em cada um de nós, um surpreendente mundo potencial que a maior parte das pessoas, não contata e, portanto, não desenvolve.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.