Sou eu que decido deitar no divã ou minha psicanalista quem decide?

Feita por >brendda · 19 jul 2018 Psicanálise

sou eu que decido deitar no diva ou minha psicanalista quem decide? pq eu queria deitar, me incomoda falar certas coisas com ela me olhando

A melhor resposta 20 JUL 2018

Olá!
Tudo depende de como o profissional que te atende trabalha , há alguns de linhas psicanalíticas que acreditam que há o momento ideal onde o paciente entra em análise de fato é tem capacidade de ir ao divã , suportaria . Em outras linhas o paciente poderá ir se for de sua escolha podendo permanecer ou mudar a qualquer momento.

Psicóloga Eva Karine Psicólogo em Caruaru

27 respostas

30 JUL 2020

Olá, Brendda

O divã tem uma determinada função no tratamento, por isso há uma indicação e momento bem específico a ser colocado pelo analista que te atende.

Apesar disso, nada impede (e acho até benéfico) que possa sinalizar a sua vontade e o incômodo com o olhar, para que assim encontrem uma forma mais confortável para que possa falar (pois pode ser usar o divã e/ou outro recurso também).

Bjs,
Larissa Siqueira

Larissa Siqueira Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

20 JUL 2018

Bom dia Brendda,
Cada psicanalista trabalha de uma maneira, de acordo com a orientação teórica.
Se você tem se sentido desconfortável com o assunto, leve o tema para a análise. É muito importante ser aberto com a pessoa que você escolheu para se tratar.
Um abraço,

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

20 JUL 2018

Duas cabeças pensam melhor (nesse casso a sua e de seu psicólogo). O divã é para isso mesmo: em vez de ver a dinâmica visual do psicanalista, este representar um espelho, para que seu foco fique mais próximo do que você sente, pensa, organiza e fala. Assinale isso para ele.

8602 respostas

20 JUL 2018

Boa noite, brendda,
Depende da metodologia utilizada pela psicanalista. Há aqueles que dão liberdade ao paciente (é o meu caso), e aqueles que seguem uma metodologia mais restrita onde o divã é vital para a análise.
Cabe ao paciente encontrar uma linha que melhor lhe atenda, e lhe deixe à vontade.
Se tiver mais dúvidas, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos