Sou bissexual e minha mãe reagiu muito mal. O que devo fazer?

Feita por >Eudabad · 2 out 2019 Terapia sexual

sou bissexual desde quando era criança mas nunca consegui entender isso, a pouco tempo assumi pra minha mãe isso por causa de um flagrante, ela ja teve depressão e chorou muito quando conversei com ela, estamos com um clima muito dificil, ela chora toda hr, eu tmb choro, ela reagiu de um jeito horrivel, falou de ir para a igreja, que isso é coisa do diabo, que meus amigos se fossem amigos de vdd me tirariam desse mal caminho e que eu tenho que tirar isso da cabeça, que eu vou magoar todo mundo, etc, eu deveria voltar ou pelo menos tentar ser hetero por causa disso? principalmente pq tenho medo de ela voltar a ter depressão.

A melhor resposta 3 OUT 2019

Olá,

Dos poucos os casos relacionados à sexualidade que já presenciei todos eles foram difíceis, acredito que quando você começou a compreender sua sexualidade também não tenha sido fácil para você, geralmente dois processos são necessários o de compreender-se e de aceitar-se. Quando todo esse processo de "eu comigo mesmo" se completa geralmente procura-se estratégias de contar isso pra família e é preciso ter em mente que tudo isso que você passou até aqui, sua família vai passar também, mas com um diferencial, não são eles que estão vivenciando o que você está, sua família vai negar, não vai entender, vai buscar "desculpas"...
Tudo será um processo para a sua mãe também, mostre a ela que você continua a mesma pessoa, conte para ela o seu sofrimento, tudo que você passou, ajude-a a compreender o que se passa, pois é muito mais difícil para ela e a geração dela, tranquilize-a quanto as preocupações dela sobre o que você terá que enfrentar, mostre que é importante para você, que parte da sua felicidade consiste nisso e que você não pode se esconder mais, pois isso dói, desgasta e faz sofrer também. Se você tem medo de que ela "não dê conta" de assimilar tudo isso ajude ela a aceitar fazer acompanhamento com um(a) psicólogo(a). Isso poderá ajuda-la muito.

Débora Caroline Clerice de Limas Psicólogo em Brusque