Sou bipolar e tenho notado um gatilho muito específico

Feita por >Bipolaridade · 8 nov 2020 Transtorno bipolar

Fui diagnosticado com Bipolaridade aos 19 anos. Fui hospitalizado e tudo por risco de suicídio, já que eu verbalizava muito sobre "querer me matar" de maneira compulsiva na época. Hoje, passei a notar que uma coisa que deveria ser comum na vida das pessoas, tornou-se um problema para mim: o sexo. Não tenho me relacionado afetivamente e sexualmente com ninguém devido a pandemia, porém, a masturbação passou a ser um "escape" para isso. Toda vez que me masturbo, meu humor muda, fico mais depressivo, desesperançoso em relação a todas as áreas da minha vida, minha energia física e mental cai, passo a apresentar outros sintomas que tenho mais na fase depressiva da doença. Esse "gatilho" relacionado a masturbação, pode ser amenizado como? É algo muito fora do comum para um Bipolar (visto que dizem que a maioria das pessoas com essa doença são viciadas em sexo e não tem problema com essas coisas)? Tive que parar com a Terapia com a minha psicóloga, pois as condições financeiras exigiram isso e, acredito que nem teria coragem de conversar cara a cara com ela sobre esse assunto em específico...o que posso fazer por mim mesmo, já que sexo/masturbação, é algo comum na vida do ser humano?

A melhor resposta 10 NOV 2020

Boa noite, o risco de suicidio é uma situação muito delicada na vida de qq pessoa, e por esse motivo precisamos ter uma rede de apoio e de confiança. Quanto à masturbação, não vejo como algo anormal, vc tem suas necessidades. Precisa avaliar se na sua infancia vc foi tolido desses sentimentos, e se o sexo era um tabu, e talvez por isso vc sinta culpa, e por isso seu humor muda.....
De qualquer forma a bipolaridade precisa de tratamento psicologico e psiquiatrico para controlar seus picos de ansiedade, humor, etc..
Se vc não se sente confortavel com sua psicologa, procure outra (o), o importante é vc se sentir a vontade e acolhido para se expressar. Se precisar, sou Mônica Psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro