Sonhos escuros

Feita por >Eliz · 28 jul 2020 Problemas psicológicos

Oi, não consigo sonhar com o dia, meus sonhos são sempre escuros como se fosse a noite. Gostaria de saber se tem uma razao.

A melhor resposta 29 JUL 2020

Oi Eliz! Grato por citar. Citar porque o senho precisa ser detalhado, pesquisado. O sonho é de cada pessoa, apresenta grande vinculação com o panorama interno da pessoa. Uma parte das vezes, o psicólogo, a partir das relações apresentadas pelo cliente, pode ajudar a organizar entendimento. Quando isso acontece é muito rico. Para se chegar a isso é preciso, histórico de vida, contextualização das situações antecedentes ao sonho e a maior quantidade possível de informações sobre o sonho. Então, será necessário iniciar processo de psicoterapia com psicólogo que desenvolveu essa habilidade (a maior parte não trabalha com sonhos), integrar o sonho ao processo de psicoterapia, posto que a pessoa é maior e mais abrangente do que esse fato que ela vivencia ao dormir. Isso envolve considerável número de sessões de psicoterapia.
Estou à disposição para aprofundamentos e possíveis sessões de psicoterapia, mas elas, certamente irão muito além dos sonhos, ainda que alguns sonhos possam ser muito importantes e enriquecedores do entendimento do mundo interno das pessoas.
Abraços virtuais ( em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

4 AGO 2020

Seria interessante você passar por uma terapia e entender o que se passa em seu inconsciente/ interior.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

30 JUL 2020

Sim... Os sonhos falam, de uma forma disfarçada, sobre a vida da pessoa que está sonhando.

É importante que possa falar sobre eles e entender o seu significado em terapia (de preferência pela psicanálise - linha que aborda esse tema).

Bjos

Larissa Siqueira Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

29 JUL 2020

Olá, Eliz.
Obrigada pela participação.
De acordo com a psicanálise, sonhos podem ser considerados manifestações do inconsciente e uma das maneiras de interpretá-los é a partir da psicoterapia, de preferência, com abordagem psicanalítica.
O inconsciente é algo obscuro, a que não temos acesso pela racionalização, por isso se faz necessário ingresso no processo de psicoterapia onde o profissional pode auxiliar no acesso a este conteúdo.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraços.
Beatriz Mazzoco.

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo