Somente a terapia ajuda na ansiedade?

Feita por >Hanna · 3 out 2021 Ansiedade

Gostaria de saber se ha um meio de melhorar a ansiedade de forma natural pois ja tomo antidepressivo e não quero tomar mais nenhum remedio que me cause dependência. E minha ansiedade está me consumindo

A melhor resposta 18 OUT 2021

Olá Hanna!
Transtornos de ansiedade são considerados psicossomáticos, ou seja, existem alterações tanto no corpo quanto na mente.
O tratamento ideal é associar o acompanhamento psiquiátrico com as sessões de psicoterapia para que exista um trabalho em conjunto.
De qualquer maneira a qualidade de vida também favorece de maneira paliativa no tratamento como: meditação, exercícios, higiene do sono, etc.
Não deixe de procurar ajuda e divida com o médico que a acompanha que os sintomas não estão melhorando, muitas vezes é necessário trocar a medicação ou ajustar a dosagem.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

4 NOV 2021

Olá Hanna! As melhores evidências para tratamento da ansiedade é medicação e terapia, se já está medicada inicie a terapia.
Na terapia cognitivo comportamental, você vai aprender a avaliar quais os pensamentos que podem estar te deixando mais ansiosa, além de algumas técnicas para que possa melhorar. A ansiedade tem tratamento.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

7 OUT 2021

Terapia pode te ajudar a lidar melhor com a ansiedade.
Terapia cognitiva comportamental tem muitas técnicas para manejo da ansiedade.

Psicólogo Fernando Pacheco Psicólogo em Tatuí

1 resposta

4 OUT 2021

Oi Hanna! Novamente. Certamente que não. A psicoterapia ajuda a gerar consciência das razões e fundamentos da ansiedade, mas precisa que a pessoa modifique estilo de vida, altere forma de pensar, sentir, interpretar e comportar-se. Isso dá trabalho, exige tempo. Nesse sentido, poderíamos dizer, que em termos de conscientização, o trabalho com o psicólogo, é o principal caminho. É preciso que se pratique, que se vivencie transformações para desenvolver formas de lidar com a ansiedade, dar sentido administrável a ela.
Abraços:

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

4 OUT 2021

Hanna
A Psicoterapia é uma forma natural e a medicação que está tomando, os antidepressivos não curam nem depressão e nem ansiedade.
Eles apenas são camisas de força que podem auxiliar segurar as coisas, mas não curam.
Se o teu problema é a ansiedade porque está tomando antidepressivos?
Precisa comprender e entender porque da ansiedade, o que está acontecendo e o que a ansiedade indica.
Ela não é má, ela é apenas uma sinalizadora de alguma coisa que voce precisa ajustar.
Por isso a necessidade de fazer Psicoterapia.

5817 respostas

4 OUT 2021

Ei, Hanna
Espero que esteja bem
A adição de uma terapia farmacológica pra ansiedade depende de uma série de fatores (ex: qualidade de sono, alimentação, etc) que girem em torno da funcionalidade e da qualidade de vida da pessoa
Casos mais graves costumam precisar de medicação, sim, mas isso não é uma regra
A terapia é imensuravelmente eficaz, mas não se trata de um ganho ou uma mudança rápidos. Se trata de um processo que trabalhamos sentimentos, emoções e vivências, por isso demanda um pouco a mais de tempo (o que não quer dizer que vai levar anos).
Conte comigo se precisar

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha