Sofro de transtorno de despersonalização e desrealização

Feita por >Mayara · 17 nov 2019 Transtornos personalidade

Quando estava no meio da minha infância,quase pra virar pré adolescente,lembro que fui abusada pelo meu próprio tio.
Eu nunca soube expressar que tipo de sensação eu sentia quando ele abusava de mim.
Mas era pra mim,como se aquele não fosse de fato,meu corpo e minha mente naquele exato momento.
Me recordo também de me sentir como se alguma coisa estivesse tampando minha visão.Como alguma neblina ou coisa parecida me impedindo de enxergar,fazendo assim então, eu me perguntar se eu realmente era real,e se realmente aquilo estava acontecendo comigo.
Passei a ser abusada até o começo e o “meio" digamos assim,da minha pré adolescência.
Passei a descobrir ontem que sempre tive esse transtorno,e também, o porquê de eu não sentir nada em relação ao abuso que sofri.
Me sinto confusa em relação aos meus sentimentos...sinto que posso amar muito,muito mesmo uma pessoa,e que posso ser mais que compressiva com qualquer situação que venha a me testar.
Não sei se de fato esses sentimentos que sinto são meus e sempre foram,ou se apenas estou imaginando coisa ou me convencendo de que sou assim.
Sinto um amor puro,puro eu digo,100% ,dentro de mim.
Peço que me ajudem,por favor!
Agradeço se puder deixar alguma resposta que me ajude.

A melhor resposta 19 NOV 2019

Mayara o que aconteceu é que para não causar danos piores a você, naquele momento você se dessensibilizou como mecanismo de defesa.

Como você teve de usar esse recurso por muito tempo, você o replicou em outras áreas das sua vida, por não ter aprendido outras formas de lidar com situações diferentes.

Até hoje você "não sente nada" sobre o que ocorreu, pois é demais para uma pessoa aguentar isso tudo sozinha. E é sim muito importante a ajuda de alguém que vai conseguir suportar isso junto com você.

Com base nos casos de abuso que já atendi te digo que o processo é dolorido, mas aliviador.

Um abraço,
Guilherme Fernandes.

Guilherme Fernandes Psicólogo em Uberlândia

20 respostas

18 NOV 2019

Boa noite Mayara, esses sintomas que você sente são típicos de pessoas que sofreram abuso sexual. Traumas por abuso sexual deixam sequelas profundas para o resto da vida a menos que sejam tratadas de forma adequada e com as técnicas certas. Procure um profissional que seja especialista em traumas porque nesses casos a terapia convencional é pouco efetiva. O mais indicado é psicólogos que trabalham com técnicas como : emdr, brainspotting, experiência somática, EFT, TFT e terapia de estados de ego.
Espero que eu possa ter te ajudado de alguma forma.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos

136 respostas

18 NOV 2019

Oi Mayara
Provavelmente sofreste abuso sim e a neblina que cobria teus olhos para não enxergar era para que menos sofresse essa agressão.
Lembra se fazias alguma resistência?
Agora, oque podes fazer é deixar o sentimento se expressar... Sinta dentro de ti e manifeste a tua raiva, o teu amor, amizade, carinho, docilidade. Se algum conflito sentir, podes tratar dele para compreender.
O sentimento é mais importante do que o pensamento, mas precisa aceitar e manifestar os sentimentos.
Através deles, conseguimos corrigir nossa rota.
Uns mais outros menos, todos nós sofremos abusos em alguma área.
Que bom que tem um amor puro dentro de ti.
Se conseguir fazer Psicoterapia, vai ser de muita ajuda.