Sobre erros do passado

Feita por >Alex · 22 fev 2021 Autoestima

Ultimamente começei a relembrar comportamentos meus quando era adolescente. Principalmente nos meus 13, 14 anos. E me sinto muito envergonhado em perceber o quão imaturo eu era. Eu sentia um complexo de inferioridade e me achava extremamente feio(Ainda hoje luto com auto estima baixa) . E ficava observando os detalhes físicos das pessoas. Como se todos fossem mais bonitos que eu...Inclusive de minha propria familia, eu reparava nas imperfeições. Hoje estou com 29 anos e me envergonho disso. Mas queria compreender por que fazia isso.

A melhor resposta 23 FEV 2021

Alex...
Não tem do que se envergonhar do teu passado. Foram experiências e aprendizagens, foram tentativas de solução.
A vida não considera nada errado ou certo porque tudo é aprendizagem.
Não serias o que é hoje se não tivesse feito o que fez.
Mas, precisa sim adquirir confiança em ti mesmo e ser o que quer ser.
Não nasceu para ser bonito, nem para ser feio... bonito e feio são denominações do sistema e não da vida.
Deves ser o Alex que voce quer ser e driblar o sistema (pais, sociedade, dogmas, crenças....)
O corpo é apenas uma armadura para guardar a alma.

5817 respostas

1 MAR 2021

Oi, Alex. Quando somos adolescentes, o nosso cérebro ainda está em formação, e ainda não sabemos bem para nós o que é bom ou ruim, feio ou bonito, e acabamos sempre buscando os outros como referência. Isso é comum, e é uma das razões pelas quais os jovens sempre buscam um grupo para participarem e fazem de tudo para serem diferentes dos pais. É uma fase de descobertas e busca por nossa identidade, que ainda está em formação. Então, isso que você relata, é uma experiência tua dentro de algo esperado para essa idade. Agora, se você percebe que ainda se compara demais, ou tem tendência a se achar inferior ou feio, seria legal buscar ajuda profissional, para se entender melhor, e até trabalhar a questão da autoestima.

Um abraço.
Marcela Marmentini
CRP/SP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

23 FEV 2021

Olá Alex! Grato por escrever. O que permite clareza ao que é certo, é o entendimento do errado. O que você descreveu representa formas utilizadas pela imensa maioria de nós, para lidar com nossas inseguranças. As inseguranças, marcantemente fortes no início da adolescência, tem suas razões úteis: nós faz ter medos e dúvidas sobre relacionamentos, permitindo que possamos amadurecer um pouco, que possamos ouvir melhor, manter melhor concentração e foco, nos adultos e professores, por exemplo.
Quando me sinto inferior, tento a todo custo, evitar entrar em contato com essa sensação extremamente dolorida, assim sendo, disfarço, invento coisas, compenso, inventando coisas que me dão ilusório alívio.
Será muito promissor você passar por uma caminhada científica com psicólogo, para que possa aprimorar aspectos como: amor próprio, identidade, conceitos de identidade, personalidade, aprendizados, trocas culturais, dentre outros aspectos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes e armas: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina por todos e para todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

23 FEV 2021

Olá Alex, é normal sermos imaturos na juventude, estamos formando nossa personalidade, quem somos, etc
A autoestima e confiança são construídas com o tempo e a terapia pode sim te ajudar, busque ajuda, se conhecer melhor lhe trará mais confiança.

Estou a disposição, Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

22 FEV 2021

Oi Alex,
A adolescência é uma fase de transição e de descobertas, por isso é normal olhar para trás e comparar que hoje você não pensaria daquela forma. Por isso não há motivo para vergonha. Isso demonstra o quanto você amadureceu, e isso é muito bom.
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento de fortalecimento emocional. É preciso fazer terapia para trabalhar sua autoestima, falar do seu passado, sem julgamento, sem cobrança.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo