Sobre anorexia nervosa

Feita por >Raquel Pessoa · 12 fev 2015 Anorexia

É possível que uma criança esteja com anorexia nervosa? Ouvi falar que é problema de adolescentes e jovens.

A melhor resposta 5 MAR 2015

Olá, Raquel.
É possível, sim. Inclusive há casos bastante frequentes de anorexia em bebês. Contudo, devido à dificuldade em realizar-se diagnósticos psicológicos em lactentes (que são as crianças que ainda estão no período de amamentação) pelo motivo evidente de que estas ainda se comunicam de uma maneira não-verbal e extremamente somática (através do corpo e de sintomas físicos) muitas acabam sem este diagnóstico. Nesse sentido, é plenamente possível que uma criança seja diagnosticada com anorexia nervosa, especialmente porque, quanto mais jovem, menos recursos emocionais (simbólicos) ela possui para lidar com suas emoções e assim, maior a sua tendência a manifestar sintomas físicos. A anorexia nervosa é uma doença bastante grave e deve ser tratada com acompanhamento médico e psiquiátrico além de atendimento psicoterapêutico. Caso você possua alguma suspeita neste sentido, é fortemente indicado que encaminhe a criança em questão para uma avaliação psicológica e uma consulta médica.

Renata Corbetta Tavares Psicólogo em Florianópolis

11 respostas

13 FEV 2015

Oi Raquel! É possível, mas é preciso muito cuidado na observação dos sintomas. A anorexia infantil geralmente é passageira, podendo se manifestar desde o primeiro ano de vida. Mas, a ansiedade pode aumentar quando os pais insistem para que a criança coma. As causas da anorexia não são muito claras, portanto, para um diagnostico mais preciso, os pais devem procurar ajuda medica e psicológica.

Psicóloga Adelia de Jesus Psicólogo em Mogi das Cruzes