Sobre a necessidade de não conseguir fazer nada sozinha

Feita por >JULIANA ALMEIDA · 1 ago 2017 Psicologia clínica

me sinto dependente de uma pessoa porque ela me ajudou muito a resolver minhas coisas pessoais e agora nossas vidas se perderam de novo por conta de festas e amigos e ela esta seguindo a vida dela com outras pessoas.. me sinto totalmente perdida sem ela e muita falta, tanto que não durmo mais

isso poderia ser um tipo de obsessão ?

A melhor resposta 2 AGO 2017

Por se sentirem fragilizados, muitos indivíduos estabelecem uma relação de dependência com outras pessoas ou até mesmo objetos. Essas “muletas psicológicas” podem trazer conforto, mas, às vezes, são sinal de que algo vai mal. Nesses casos, a terapia é o tratamento indicado.
Da mesma forma como as pessoas que têm alguma dificuldade para andar necessitam de algum suporte, como uma bengala, ao deparar-se com uma situação difícil, o ser humano procura se firmar em algo ou alguém para conseguir superar a fase complicada. Assim como o bastão, essas “muletas psicológicas” amparam quem não consegue seguir a vida com as próprias pernas.Por encontrar-se emocionalmente fragilizada, a pessoa tem dificuldades de tomar decisões por conta própria, criando uma relação de dependência com esse fator externo que a faz se sentir mais segura,esse artifício é, até certo ponto, válido, pois representa um conforto psicológico. No entanto, se a alternativa encontrada para superar um sentimento traz constrangimento social ou cria um julgamento negativo a respeito de si mesmo, é sinal de que algo está errado. E, aí, é bom procurar ajuda de um profissional. Um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

2 OUT 2017

Juliana,
Entendo que em alguns momentos mais críticos todas as pessoas precisam de ajuda para superar dificuldades, entretanto a necessidade de ajuda e a percepção de não conseguir fazer sozinha pode comprometer suas decisões e escolhas; você já fez muitas coisas sozinha na sua vida, se pergunte como você resolvia as coisas antes desta pessoa especial que te ajudou tanto surgir na tua vida? reflita sobre os motivos que te fazem pensar que não conseguirá pois de fato, muitas coisas você já foi capaz de resolver sozinha.
Te sugiro buscar a ajuda de terapia para que possa elaborar melhor as questões que hoje estão te levando a inclusive pensar que pode estar obsessiva.
Fico a disposição.
Fbrasile Psicologia e Coaching.

Fbrasile Psicologia e Coaching Psicólogo em Palhoça

29 respostas

1 AGO 2017

Olá Juliana,

pessoas que nos ajudam quando passamos por dificuldades se tornam especiais para nós. As vezes podemos pensar que não conseguimos resolver os problemas sem aquela pessoa... Mas será mesmo? Creio que precise encontrar força em ti, desenvolvendo autonomia. A terapia te ajudará nesse caminho.

Espero ter te ajudado.

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

1 AGO 2017

Olá Juliana, quando apoiamos nossa segurança emocional sobre um patamar que não está sob nosso controle, mas sob controle de outra pessoa, ficamos a mercê de, a qualquer momento, perdermos essa segurança e isso traz muita dor e sofrimento. O sentimento de desamparo e o medo de enfrentar o desconhecido sozinhos nos desestrutura e entramos numa espécie de modo de sobrevivência, procurando desesperadamente formas de trazer aquele apoio de volta ou pelo desespero e a insegurança de precisar substituí-lo por outro. Obsessão é um pensamento recorrente que perturba a funcionalidade de nossas vidas. Mas ele não é uma doença, é apenas um sintoma ansioso em decorrência dessa perda. Buscar um apoio emocional que te leve a desenvolver auto-segurança, construindo uma base onde apenas você é responsável por sua segurança emocional, gerará em vc a autonomia necessária. A construção dessa autonomia não significa que as novas perdas não serão dolorosas, mas serão muito mais possíveis de compensar e seguir a diante em seu caminho. A terapia é o caminho que te levará ao encontro dessa pessoa forte e assertiva que está dentro de vc esperado apenas ser resgatada. Boa sorte.

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul