Sinto raiva e desprazer em conhecer pessoas novas. O que faço?

Feita por >Anônimo · 30 jan 2023 Habilidades sociais

Desde muito criança, nunca me enturmei, apesar de ser muito mais gentil e simpático do que a vasta maioria das pessoas que interagi ao longo da vida. Gosto de me isolar e quando finalmente saio de casa para dar chance aos outros, me deparo com a auto-absorção alheia a ponto de só falarem deles mesmos como se fossem o centro do universo e as histórias de auto-afirmação para competirem comigo e se sentirem superiores. Sem contar as críticas hostis desnecessárias. Também tenho 26 anos e nunca namorei. Devo também mencionar que me isolei durante 8 anos por nunca ter tido interações significativas com os outros.

A melhor resposta 31 JAN 2023

Interessante seria investigar o motivo desta raiva e desprazer e entender oque seria este isolar, como era este isolamento, para que ele lhe serve e compreender também que as outras pessoas sempre vão ter seus defeitos mesmo, mas por que será que elas se tornam tão insignificantes?

Há muito o que se pensar e o que se investigar em terapia.

Matheus Lima Ferreira Psicólogo em João Pessoa

17 respostas

1 FEV 2023

Olá Anônimo, espero que esteja tudo bem com você.

Os relacionamentos sociais, de maneira geral, pressupões abertura e contato pessoal, e nesse momento de contato pessoal, diferenças vão surgir, sendo expressas através de formas de ser, de falar, de se mostrar socialmente, dentre outras. Esse é o grande campo onde a ação social de interação ocorre, e nesse campo, pode-se ter muitas diferenças pessoais, e tudo bem quanto a isso, pois não nascemos mesmo para sermos iguais uns aos outros, mas também podem haver encontros genuínos, que nos inspiram, nos fortalecem, fortificam nossas ideias e frutificam nossas aspirações de vida. Saber lidar com essas diferenças é uma habilidade importante no âmbito da socialização, além de não se sentir tão influenciado pelos comportamentos alheios ocorridos nesse campo. Todos estão em constante interação, em relações dinâmicas e fluídas, onde cada um procura agir com naturalidade, dando o melhor, e seguindo adiante, sem julgamentos. O nosso cérebro se beneficia muito com contatos sociais, mas claro que não precisamos sair por ai fazendo amigos a todo momento, mas que possamos sim ser seres sociáveis. Para isso, alguns tem mais habilidade, outros nem tanto, mas mesmo assim, é possível aprimorar essa habilidade, e buscar novas formas de agir no campo da socialização, que seja mais produtiva e benéfica para nós. Como você falou que é mais gentil e simpático que a maioria das pessoas, então isso pode ser usado a seu favor nesse processo de mudança pessoal. Se desejar auxílio profissional para trabalhar essa questão, um Psicólogo é o profissional mais indicado, e pode te ajudar na mudança que deseja construir para si próprio nessa área.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

31 JAN 2023

A vida é sua e pode escolher do jeito que voce quer... isolado, trancado, enclausurado, sozinho... A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio. Se voce conseguir sobreviver e se dar bem sozinho é mérito teu.
Vais descobrir que ninguém consegue viver permanecendo isolado, voce depende dos outros e os outros dependem de você. Se sente raiva e desprazer em conhecer pessoas novas tente viver isolado... Quem sabe voce inventa uma nova roda!
Abraços

5817 respostas

31 JAN 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

31 JAN 2023

Olá.
Primeiramente seria interessante entender o que está causando essa raiva e desprazer com as pessoas.
Lidar com pessoas e relações pode ser bem difícil mesmo, mas o que te incomoda tanto em interagir e se aprofundar nas relações?

São questionamentos importantes para então começar a pensar em novas formas de você se relacionar e criar vínculos. Terapia pode ajudar bastante

Isadora Rossi Psicólogo em São Paulo

4 respostas

31 JAN 2023

Olá Anônimo! Obrigado por escrever. A convivência, para vida plena e saudável, é necessidade. Certamente falta treino. O treino da vida envolve aspectos como orgulho, narcisismo, competição, medo, sentimentos de inferioridade, dentre outros aspectos. Quanto antes, com a ajuda científica de um de nós, psicólogos, você puder treinar e executar ações com técnica, consciência e estratégia, melhor será.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.