Sinto que os objetos tem sentimentos

Feita por >Carol · 29 nov 2020 Desenvolvimento pessoal

Eu tenho um sério problema de achar que os objetos tem sentimentos como: medo, tristeza, saudade... Hoje por exemplo perdi minha máscara (tinha ela desde o início da pandemia e só usava ela) e agora estou chateada por ter perdido, pois fico com a sensação de que ela está triste por achar que foi abandonada, sei lá... (eu sei, é bizarro!) Mas é o que acontece. E isso é só UM dos exemplos, já aconteceu várias vezes com vários objetos.
Desde criança sou assim

A melhor resposta 3 DEZ 2020

Olá, Carol.
Existe um mecanismo de defesa chamado de PROJEÇÃO que consiste em atribuir a alguém uma emoção, sentimento.. que na verdade é nosso.
Acontece de diferentes formas e no seu caso, atribuir o sentimento de tristeza e abandono para a máscara pode ser uma forma de expressar exatamente como vem se sentindo.
Pesquise pelo assunto e saiba que um atendimento psicológico pode ser importante para elaboração de conteúdos relacionados a tais sentimentos.

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

2 DEZ 2020

Oi Carol,
É preciso fazer psicoterapia para trabalhar seus medos, abandono, tristeza... isso está relacionado a sua história de vida.
Fico a disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

30 NOV 2020

Carol. Parece um tipo de obsessão que vc tem por objetos etc
Precisa tratar isso em terapia. Ver se isso tem alguma ligação c sua infância...
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro