Sinto que dependo emocionalmente do meu namorado, o que faço?

Feita por >Viih · 3 dez 2020 Dependência emocional

Muitas vezes acabei errando como namorada por coisas que me aconteceram quando mais nova e por causa disso, muitas vezes discuti com meu parceiro. muitas vezes chegamos perto de um término e em todas essas vezes eu chorei muito por medo de perde-lo, de ficar sozinha...porque eu não conseguia me imaginar com outra pessoa e, quando eu o imaginava com outra pessoa, meu peito doía muito. Estamos juntos ainda, mas a cada dia que passa, tenho medo de que os sentimentos dele mudem sobre mim e que no final eu fique sozinha de verdade. O que eu faço?

A melhor resposta 8 DEZ 2020

Oi, Viih!

Viver constantemente achando que o outro vai embora é realmente muito angustiante, né? E requer uma compreensão mais ampla das suas emoções e de como elas têm fluído aí dentro de você. Às vezes nós colocamos o amor bem no centro da nossa vida e esta posição acaba sendo muito difícil. Acaba que dói mesmo, dá medo e as coisas ficam tão confusas, não é? Vê só, estar consciente do processo já é por si só muito facilitador para você, entender que vira e mexe esse "modo de sentir" é ativado pode te ajudar a lidar melhor. Mas é necessário ir um pouquinho além também, conhecer os próprios sentimentos, o núcleo de onde eles vêm e acolher esse lugarzinho dentro de você é uma construção que pode ser possível por meio da psicoterapia. Dar palavra para os sentimentos é realmente libertada-dor. Procure um profissional resposável/ético que possa acolhê-la em um momento como este para que possam atravessar. Descobrir-se é uma aventura!

Boa caminhada, Viih!

Mário Silveira Psicólogo em João Pessoa

16 respostas

29 DEZ 2020

Olá Viih! A grande e garantida companhia que cada pessoa tem, é ela mesma. Para ser companhia de outra (por complemento) é preciso que a pessoa seja companheira de si mesma. Você precisa reconhecer a si mesma, as riquezas que estão adormecidas, esquecidas, pouco estimuladas em você. Memórias, raciocínios, aprendizagens, sentidos, planos e metas, são componentes que fazem parte de um imenso conjunto de possibilidades para uma vida de realizações.
Valorize-se, tranquilize-se, faça-se harmônica consigo mesma! Naturalmente, você, como todo ser humano de bem com a vida, é altamente interessante. Experimente!
Abraços virtuais (em tempos de Covid, cuide para que o vírus não sobreviva!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clinico.

8604 respostas

14 DEZ 2020

Olá Viih!
Muitas pessoas são marcadas pelos eventos ocorridos em outros relacionamentos (principalmente as mulheres) e estas situações tendem a nos tornar reféns pelos mesmos sentimentos tidos ou pelos receios e medos adquiridos. É interessante trabalhar as questões pessoais e a comunicação com seu parceiro, para que gradativamente seja implementada uma melhora.
Certas situações vivenciadas no passado podem desencadear situações semelhantes por nossas próprias reações e ações, que por sua vez correm o risco de alimentar ações nocivas por parte de seu parceiro. (com ou sem intenção).
Quanto mais consciente estiver sobre quem você é, o que faz parte do seu passado e o que faz parte de seu presente; melhores serão suas vivências,

Felipe Lima Psicólogo em São Paulo

9 respostas

8 DEZ 2020

Ola busque uma psicoterapia o mais breve possivél para você trabalhar sua dependência emocional.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

5 DEZ 2020

Olá Viih, a dependência emocional pode trazer muitos prejuízos e travar a sua relação.
Procure fazer terapia. O auto conhecimento e o fortalecimento emocional vao te mostrar o caminho.
Se desejar conhecer meu trabalho sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 DEZ 2020

Oi Viih,
Deve se fortalecer e buscar o encontro contigo mesma.
Deve fazer Psicoterapia para ser ajudada neste trabalho.
Você está totalmente nas mãos dos outros. A vida não te quer assim.
A vida te quer feliz e realizada, dona de ti mesma. Esta é a busca de cada um.
Aprendeu com o sistema a ficar dependente, foi enganada e agora a vida te cobra, não é feliz, tenta ficar sob o comando de outros, mas não consegue se sentir bem...
Claro que não, Deve fazer a primeira tarefa que é a autonomia afetiva e financeira... não pode depender de ninguém.
Deve buscar a si mesma, romper com esta prisão que está dentro de ti.
Sem mudança interior, só vai encontrar caos, infelicidade, desprazer e sofrimento, desprezo, baixa estima,....

5817 respostas

4 DEZ 2020

Boa noite Viih, penso que você precisa trabalhar seus sentimentos.
Nem sempre são flores

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

4 DEZ 2020

Olá, Viih.
Se sentir dependente de alguém, em qualquer esfera da vida, é desconfortável e prejudica a clareza dos próprios sentimentos. No entanto, você pode ajustar a perspectiva desse incômodo para uma compreensão maior do seu medo, e do que tem fugido.
Sugiro refletir sobre algumas questões:
Quais são as lembranças mais marcantes de quando se sentiu sozinha?
Como era o seu contexto na época?
Quem você era antes dele?
Hoje foco está na relação e isso é compreensível. Mas reajustar o foco em você, vai te ajudar a ter uma clareza maior do que fazer.

À disposição.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

4 DEZ 2020

Olá Viih! Grato por escrever. Pelo seu presente relato há indícios de que não há estabilidade de vínculo. Também há indicativos que você ainda não consolidou e essência de si mesma na troca amorosa. Precisa amadurecer. Cabe lembrar que precisa ter como pessoa central a ser valorizada, a si mesma. Somos compostos de passado, presente e futuro. Imaturos e em situações de sofrimento, costumamos pensar que há somente sofrimento, que não há saída, que será impossível viver de outro jeito. Isso não é verdade. Sofreremos sim, mas construiremos caminhos nos quais nossa essência, mesmo no convívio, seja preservada. Algumas perspectivas de futuro: não ficará sozinha, descobrirá que tem valores e potenciais a serem explorados. Confie e si. Quem depende não é. Acredite em si, amadureça! Se possível passe por conduta científica com psicólogo. Será muito enriquecedor.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

4 DEZ 2020

O medo do abandono e da rejeição é algo muito difícil de se lidar.
Imagino que você esteja muito preocupada com os sentimentos dele, com o medo dele mudar os sentimentos, mas gostaria de lembrá-la de sempre procurar entender os seus sentimentos, refletir sobre seus planos, o que voce procura nesse relacionamento, entre outros aspectos, e sempre dialogar com seu parceiro.
O diálogo é uma ferramenta muito importante que você pode utilizar para melhorar todos os relacionamentos interpessoais na sua vida.
De qualquer forma me coloco à disposição para atendê-la e ouví-la
att, psicóloga Larissa Gouveia

Larissa Gouveia de Melo Mateus Psicóloga Psicólogo em Itabuna

7 respostas

4 DEZ 2020

Olá, espero que esteja bem neste momento!
Entendo que você precisa se fortalecer para se perceber na relação que vive e em qualquer relação que vier a estabelecer com alguém.
Parece que o vínculo de vocês é importante, seria legal buscar acompanhamento psicoterápico para que consiga elaborar possíveis medos, inseguranças e/ou vivências marcantes passadas.
Abraços!

Vanessa Santa Bárbara Psicóloga Psicólogo em Piracicaba