Sinto prazer com o sofrimento de outros

Feita por >Leonardo · 5 out 2016 Agressividade

Constantemente eu sinto vontade de ferir pessoas, sinto prazer em vê-las sofrer. Muitas vezes não consigo conter a vontade, como se me dominasse. Eu apenas faço. Desde pequeno fui uma criança agressiva, brigava muito na escola, praticamente todo dia, por motivos mínimos ou até nenhum. Por um tempo eu raramente sentia isso, mas sinto que está voltando. Eu tenho muita dificuldade em me apegar a pessoas e em fazer amizades por causa disso. Pelos mínimos motivos eu sinto uma raiva difícil de controlar e acabo estragando a relação. Eu nunca me abri assim com ninguém, pois sei que não entenderiam...

A melhor resposta 6 OUT 2016

Olá Leonardo. Antes de tudo, é preciso se perguntar quais sentimentos lhe provocam quando vc pensa nessa situação descrita. Caso vc sinta um pesar (culpa) nessa situação e pondere que precisa mudar, existe uma imensa chance de algum fato importante ou traumático ocorrido na sua infância ter influenciado no desenvolvimento desse padrão de comportamento. É preciso descobrir para então desenvolver um plano para neutralizar e substituir esse padrão por outros mais produtivos e igualmente prazerosos. Se, por outro lado, vc não sinta nenhum pesar ou culpa, pode haver a possibilidade de alguma disfunção do sistema de controle de emoção (o que é seria mais dificil e raro). O mais importante é que você entenda que em ambos casos, precisa de suporte profissional, pois esse é um padrão que traz muitos prejuízos tanto a você, quanto àqueles que o cercam. Parabéns pela coragem de se expressar! abraços

Gisele Ávila Psicólogo em São Caetano do Sul

34 respostas

11 OUT 2016

Leonardo, se esse tipo de padrão de comportamento incomoda você, prejudica seus relacionamentos, sugiro que busque terapia, não apenas para ter um diagnóstico (suspeito de algum transtorno de personalidade), mas para poder entender melhor essas sensações e relações sociais e como lidar com esses desejos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 OUT 2016

Leonardo, em primeiro lugar, é muita prepotência e ingenuidade tua achar que ninguém entenderia esse teu prazer sádico e perverso. Inclusive, eu não indico nenhum tratamento psicológico a você, pois penso que esse prazerzinho barato não te traz sofrimento, mas sim empoderamento, soberba, dentre outros adjetivos que só contribuem para a degradação humana. Você age por impulsividade em prol de uma satisfação ínfima... Vá ler Marques de Sade ao invés de fazer análise. Talvez, a única frustração estaria em perder alguém que te sirva de objeto, pois nem todo mundo aceita esse tipo de prazer. Boa sorte!

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

6 OUT 2016

Olá, Leonardo!

Percebo que você já consegue identificar esse comportamento com algum nível de agressividade, percebe também a repercussão desse comportamento nas suas relações. Então, esse é um dado importante, pois indica, em alguma medida, um nível de empatia. Caminho pelo qual, através da interação com profissional competente, seu processo psicoterápico provavelmente irá se desenrolar. Haverá um trabalho cuidadoso desse nível de empatia, ao passo em que a agressividade será trabalhada no sentido de canalizá-la para outras atividades, sejam de ação ou de abstração. A agressividade precisa de um trabalho contínuo que, com ajuda profissional, se realizará de modo cuidadoso para que não se perca a possibilidade de utilizá-la em algo produtivo. Esses serão os possíveis focos de seu processo psicoterápico.

Abs,

Siomara Souza
Psicóloga

Siomara Souza Psicologia Psicólogo em Salvador

8 respostas

6 OUT 2016

Prezado Leonardo

Li o seu relato e digo a você que são várias as possibilidades que justificam esse seu comportamento que tanto está te causando angustia. Seria muito bom se você fizesse uma psicoterapia, de preferência, com um psicólogo cognitivo, que vai te ouvir e descobrir qual é a razão que justifique isso e vai também te ajudar a minimizar, contornar e solucionar o seu problema.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

6 OUT 2016

Leonardo, é importante tentar descobrir se você tem mesmo vontade de ferir as pessoas ou se, simplesmente, não consegue controlar a sua raiva.
Procure um profissional com quem você possa conversar sobre esses pensamentos e reações, para trabalhar essa questão.
Espero ter ajudado.

Simone Vitale Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

6 OUT 2016

Leonardo,
procure um psicólogo você precisa de ajuda urgente, antes que cometa um ato que não poderá voltar atrás.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

5 OUT 2016

Boa tarde Leonardo
Acredito que você tem pelo seu relato vontade de se conhecer mais, e buscar resposta para esses pensamentos e comportamentos disfuncionais. Então será preciso que você procure ajuda psicológica para poder encontrar as respostas que você buscar e trabalhar essas e outras demandas que estão levando a este tipo de pensamento e comportamento.
Continue em frente que você encontrará resposta, até porque se você trouxe a situação a este profissionais neste site é porque você deve está incomodado com esta situação.
Att. a Psicóloga Ussénade
Boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 OUT 2016

Oi Leonardo, sugiro que procure um analista e converse com ele. Você relata que são comportamentos desde sua infância que prevalecem até hoje e afeta também suas relações. Você pode construir seu próprio saber sobre isso.

Gardênia Holanda Marques Psicólogo em Fortaleza