Sinto falta do meu ex

Feita por >Helena · 8 set 2022 Dependência emocional

Namoramos por 7 anos, durante 3 anos o relacionamento foi ótimo, sem muitas mágoas. Mas, depois de um tempo, as coisas foram mudando, descobri traição, perdoei. Continuei com ele e no último ano descobri uma nova traição, dessa vez ele estava envolvido com a pessoa, resolvi dar um basta total. Acabei definitivamente, ele ainda voltou pedindo para que não fizesse isso, porém não quis muita conversa. Enfim, o grande problema é que ainda o amo, consigo fazer minhas atividades, mas sinto muita falta, das conversas, da pessoa, de estar junto. Já estou saindo com outro cara, entretanto não está funcionando, todas as noites sinto a falta do ex.

A melhor resposta 7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

9 SET 2022

tempo nos dá saudades, e acabamos pensando apenas nas qualidades do parceiro e da relação. Esses motivos contribuem para que as pessoas mudem suas posturas e busquem uma reconciliação. Retomar um relacionamento com uma pessoa do passado não é algo novo. Mas é necessário saber diferenciar sentimentos, pois muitas vezes o que achamos que é amor, na verdade é carência afetiva. Diante desse fato, a pergunta que fica é: como diferenciar esses dois impulsos?
Não há uma resposta matemática para isso. No entanto, nesses momentos, o mais indicado é preencher nosso tempo com coisas que amamos fazer. Dessa forma, é possível perceber se estamos apenas nostálgicos ou se queremos voltar com o ex. Muitas vezes estamos acostumados com a pessoa ao nosso lado, e, quando bate aquela melancolia, geralmente queremos 'colo' onde nos sentíamos de certa forma seguros. Pergunte pra você mesma: 'Será que vale a pena tentar mais uma vez?' e reflita sobre o que mudou na relação para que ela terminasse.
Ter essa saudade mesmo estando com outra pessoa, é sinal que está na hora de pensar no que você era antes da relação iniciar, e se ocorreu uma mudança de comportamento sua ou do outro no meio do caminho.
As interpretações são amplas. O mais importante é fazer as perguntas necessárias para que seu inconsciente lhe mostre se vale a pena ou não reviver um relacionamento.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

9 SET 2022

Oi Helena.
O problema da traição é um problema que afeta os dois, ambos tem coisas para corrigir, referente ao tema traição.
Precisam tratar isso, ver as causas anteriores, mesmo antes de serem namorados.
Se voce quiser, tem solução. Porém, se não corrigir, a traição vai acontecer, mesmo com outro namorado!
Lembre de que, estamos aqui para corrigir e sanear e que nada acontece por acaso.
Abraços

5817 respostas

9 SET 2022

Olá, Helena. Sinto muito que esteja passando por isso, términos são difíceis e o seu relacionamento foi de 7 anos o que significa que muita coisa aconteceu durante esse período. Mas, nesse primeiro momento foque em você, nas coisas que gosta de fazer, pratique um hobbie, saia com seus amigos, fique mais tempo com sua família, se dedique a projetos pessoais que você tenha. Não se cobre para esquecer ele, isso não irá acontecer do dia para a noite, ele foi parte da sua vida. Mas, de agora em diante ele ficou no passado, foque no seu momento presente. Boa sorte!

Raqueline Gomes Portela Psicólogo em Feira de Santana

4 respostas

9 SET 2022

Olá Helena! Obrigado por escrever. É esperado que sintamos falta de uma pessoa com a qual convivemos por sete anos. De outro lado, pelo relatado, as formas de reciprocidade não combinavam. Você certamente, aos poucos, irá se desligar, se afastar, substituir as memórias dele por vivências e novas buscas, descobertas e construções. Que bom que você está saindo com outra pessoa (desde que você a tenha paquerado, observado, pesquisado, e esteja vivenciando a troca social significativa com tua turma de colegas e conhecidos).
Não se trata de esquecer pessoas, trata-se de colocar pessoas, grupos, leituras, viagens, esportes, estudos, na atualidade, de forma a viver rotina diversificada, ética, saudável, significativa para você, integrada com os hábitos culturais.
Caso o desconforto se prolongue, será enriquecedor você contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.