Será que não sei amar?

Feita por >Cirlei · 20 jun 2022 Desenvolvimento pessoal

Fui casada por 12 anos e não me senti conectada com a pessoa. eu não conseguia dar carinho a ela . Me sentia bloqueada
Agora em um relacionamento de 1 ano com uma pessoa adorável, dou e recebo carinho, mas aí da assim me sinto DESCONECTADA!
parece um bloqueio. Me impede de sentir, parece que fanta algo.
Já com meus três filhos me sinto muito concertada. Somo uma só pessoa.( Jeito de falar? Sinto que só com eles sou inteiro.
Tipo eles são uma extensão de mim.
Não sei amar outra pessoa?
Porque falta essa ligação entre eu e outra pessoa? Gosto muito dela mas não encaixa algo.

A melhor resposta 21 JUN 2022

Olá, Cirlei
A conexão que sentimos com as pessoas não dependem apenas de nós. É um encontro de duas pessoas, portanto é possível que o outro lado tenha algo sobre isso também.
Se há essa dúvida, sugiro elaborar isso num processo de terapia afim de pensar como você se conecta a outras pessoas (inclusive com o próprio profissional: sim, esse vínculo é possível e necessário). Por isso te aconselho a pensar em escolher um profissional que te acolha da forma como você chegar, com suas dificuldades e possibilidades, para que juntos vocês possam construir esse caminho.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

24 JUN 2022

Oi Cirlei,
O problema é o desconhecimento de ti mesma: não sabe quem voce é, não sabe como a sua mente funciona, como ela se organizou para responder aos impactos do meio, que faz com que tenha determinadas características, mas como desconhece, julga, se julga incapaz de amar, de se relacionar...
Pode ser tambèm sim que tenha bloqueios emocionais, resultado de experiências anteriores e que agora, para não sofrer, se abstem de se envolver. Necessita fazer uma varredura para ver como está teu nível de dependência emocional, tuas carências, como voce funciona, se está usando teus recursos ou se está na zona de sofrimento...
Precisa autenticar-se para ser como a vida quer e não como o sistema te exige.
Abraços

5817 respostas

21 JUN 2022

Olá Cirlei. Espero que esteja bem. A sua pergunta é muito interessante e abre espaço para investigar como se formam às suas relações. Qual o ponto de conexão? Por que se sente desconectada? O que é o amor para você? Como você vê na vida não existe resposta certa ou errada. Mas se essa questão lhe trás sofrimento é válido investigar e construir às respostas em terapia. Abraços

Silvia Helena de Amorim Martins Psicólogo em Fortaleza

3 respostas

21 JUN 2022

Olá Cirlei!
Que bom que chegou até aqui! O primeiro passo para se REconectar consigo é o autoconhecimento. E aqui, é o lugar para isso.
As sensações que descreve podem ser vistas como um reflexo de um ciclo de pensar/sentir que foi construído ao longo de sua história. Para identificar o que acontece, reconhecer o que é possível alterar ou amadurecer você pode fazer uso da psicoterapia para te ajudar profissionalmente a investigar o que realmente acontece ai, em seu mundo interno. Posso te dizer que é um movimento desafiador (como o é viver) porém totalmente fortalecedor.

Passamos a vida sentindo os efeitos de nossas emoções e o modo como fomos construindo mecanismos de ação e defesa ao longo de nossas histórias, nossas vivências. Amadurecer e se fortalecer é passar para um segundo nível, e aprender a manejar, gerenciar, lidar com esses efeitos tirando o melhor proveito disso.

Recomendo que busque alguma psicóloga com quem se sinta confiante e confortável e comece seu processo de autoconhecimento. Pode te ajudar muito com isso o que sente.

Conte comigo nessa jornada! ;)

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

21 JUN 2022

Olá Cirlei! Obrigado por escrever. Passamos a vida aprendendo a amar; passamos a vida descobrindo a vida, construindo a vida. A conexão com a outra pessoa, é precedida da conexão consigo mesma. Você relata bloqueio. Há algo que precisa ser resgatado, compreendido, elaborado em tua história.
Será recomendável que você veja nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha com mente aberta, persistência, de forma a se conectar profissionalmente, com um de nós.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais; muitos políticos são falsos, a maior parte dos ditos "líderes religiosos, querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações. Elimine os criadouros de mosquitos.

8604 respostas

21 JUN 2022

Boa noite Cirlei
A maneira de sentir, falar e se comportar são diferentes pelo vínculo, teus filhos e o teu namorado.
Te aconselho a fazer uma terapia para conseguir entender melhor o que significa a presença de um namorado ou marido na tua vida.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre