Será que eu tenho algum problema?

Feita por >Lola · 4 jan 2018 Depressão

Quando as pessoas perguntam sobre mim, eu sinto vontade de chorar. Não gosto de falar sobre mim, senão eu tenho que falar sobre o que eu sinto também. Eu me sinto triste mesmo quando eu estou em um momento feliz. Não consigo ser otimista como minha mãe e irmã, ter esperança como elas, vontade de viver como elas. Na verdade, não sinto vontade, mas também a ideia da morte não me agrada muito. Me sinto assim faz alguns anos e a partir do meio do ano de 2016 eu perdi peso e não sinto vontade de fazer nada. Não sei o que fazer.

A melhor resposta 4 JAN 2018

Oi Lola, falar sobre si mesma deve ser difícil porque você guarda muito sofrimento dentro de si, que fica remoendo e te fazendo mal. Me parece que você também não se sente confortável em compartilhar isso com outras pessoas. O mais adequado seria buscar um psicólogo, pois esse profissional poderá te ouvir e te orientar a respeito do que você sente. Não cuidar disso pode levar a uma psicopatologia no futuro (como por exemplo uma depressão, ou transtorno de ansiedade). Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 JAN 2018

Olá, segundo seu relato é importante buscar ajuda de um profissional, para que você possa falar de seu sentimentos, frustrações, desejos, incertezas, medos, e conhecer a si mesma.
O processo de psicoterapia pode ajuda-lá com relação as suas questões.

Estou à disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

8 JAN 2018

Lola, você pode esta deprimida e é importante um acompanhamento médico e psicológico, procure um profissional. Você já começou procurando ajuda então é importante continuar. Estamos a disposição. Boa sorte.

Cristiano G. Bezerra Psicólogo em Recife

87 respostas

5 JAN 2018

Oi, Lola!
Pelo seu relato pude perceber alguns sentimento que parecem que te "puxam para baixo". Para muitas pessoas é difícil olhar para si e para seus sentimentos, como você falou. Algumas vezes é como a dor de uma ferida física que a gente não quer mexer para não doer, mas usando essa mesma analogia, quando vamos fazer um curativo em uma ferida precisamos mexer um pouco para limpar, passar remédio que provavelmente vai arder, costurar se for o caso e etc, não é mesmo?! Tudo isso dói, mas é necessário se quisermos sarar de forma saudável a ferida. Da mesmo forma é o nosso emocional, algumas vezes não é fácil, mas precisamos cuidar dessa dor para que ela se cure e tenhamos saúde mental.
Em psicoterapia é o espaço de acolhimento e segurança para tratar todas essas questões e é lá que você pode se conhecer melhor e até identificar novas formas de trabalhar suas questões que não necessariamente seja através da fala, há inúmeras formas de aliviar suas angústias, você precisa encontrar a sua.
Espero ter lhe ajudado e me coloco a disposição para mais esclarecimentos.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

5 JAN 2018

Lola, bom dia! Pelo que está descrevendo me parece que pode estar com depressão. Você usou expressões que os pacientes normalmente escolhem quando se sentem dessa maneira: sem vontade, não sinto esperança, vontade de chorar. O ideal é que você comece uma psicoterapia para fazer uma avaliação aprofundada e começar um tratamento. Estou à disposição para ajudá-la. Att, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro