Será que ele volta?

Feita por >Julia · 30 ago 2021 Terapia de casal

Meu namorado me deixou dizendo que precisa de um tempo pra por a cabeça em dia. Ele diz que se pensa em casamento é comigo, mas que no momento só quer ficar sozinho. Eu não sei o que fazer. Eu espero ele por a cabeça no lugar e voltar, ou sigo minha vida e tento esquecer ele?

A gente tava tão bem, fazíamos tudo junto, eu realmente achava que me casaria e teria filhos e, de repente, ele me deixa, isso está me sufocando todos os dias, é como se toda vez que eu lembrasse, eu ficasse sem ar.

A melhor resposta 1 SET 2021

Olá Júlia, espero que esteja tudo bem!

Quando uma das partes de uma relação diz claramente que precisa de um tempo, isso deve ser entendido da forma como está sendo colocado, e deve ser respeitado. Quando isso acontece, é porque existem dúvidas e incertezas dentro da pessoa, dentro seu íntimo, que precisam ser resolvidas antes de seguir adiante para um próximo passo, que é casar e ter filhos. Se um pessoa vai em busca desse próximo passo, sem ter a certeza necessária que deseja realmente caminhar para essa nova configuração da relação, isso pode trazer muitos problemas no futuro, inclusive a vivência de uma relação insatisfatória e que poderia trazer sofrimento para ambas as partes.

Se seu namorado pediu esse tempo, respeite, e se respeite também. Pode ser um bom momento de você se dedicar para suas coisas, como suas amizades, seus estudos, seu trabalho, seus sonhos, seus desejos, seus hobbies, seu lazer, seu futuro, enfim, existem muitas coisas que precisam de sua atenção tanto quanto a sua vida afetiva. Se depois desse tempo vocês decidirem se encontrar para conversar sobre o futuro de vocês, isso é algo que só vocês dois podem decidir partindo daquilo que sentem um pelo o outro. Mas é preciso que você não fique esperando passivamente esse momento chegar. Se mova em direção aos seus sonhos e seus desejos, e lembre-se que existem muitos outros aspectos de sua vida que precisam de sua atenção no momento, para que você possa garantir seu futuro da melhor maneira. Se sentir necessidade, procure ajuda de um psicólogo para te auxiliar nesse momento que está vivendo. Espero ter te ajudado e desejo que fique bem!

Um abraço!
Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

6 SET 2021

Olá! E você vai esperar por ele por quanto tempo? Ele te pediu um tempo ou terminou o namoro? Ele te disse quanto tempo?
Não sei se você tem essas respostas, mas e se ele colocar a cabeça no lugar e descobrir que não quer ficar com você? Como fica?
Pense em você. Se ele terminou é porque de alguma forma não quer ficar junto, agora comece a focar em você mesma, cuide de si, faça coisas que gosta, fique perto de pessoas que gosta, foque no seu trabalho e no seu crescimento. Se não der conta sozinha, procure ajuda profissional.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

5 SET 2021

Olá Julia.
Procure por ajuda psicológica para entender porque acabou, porque está se sentindo "sem ar", e como seguir em frente. Uma pessoa que pede um tempo sabe que corre o risco de perder a outra, pois neste momento você é livre e ele não poderá cobrar nada de você neste período. Então você poderá aproveitar este tempo para se perceber, se encontrar com você mesma e saber quem é você e o que espera para seu futuro em todas as áreas.
Uma pessoa que pede um tempo pode ter diversas intenções: aproveitar para sair com outra pessoa que está interessada, e depois voltar sem culpa, querer viver novas experiências para saber se é com a namorada mesmo que quer ficar, pode querer terminar de vez e não tem coragem para isso, e como ele disse pode querer simplesmente ficar sozinho.
Fica para você refletir: como estava a relação para que ele pedisse um tempo dizendo que queria ficar sozinho?
Qual a intenção dele em querer ficar sozinho? O que você pode ou não ter relação com esta vontade dele? Ele sempre gostou de ficar sozinho?
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

2 SET 2021

Oi Julia,
Que bom, que ótimo que ele se afastou de ti para encontrar-se e nesse tempo, pode sim harmonizar a vida dele.
Faça voce a mesma coisa, retire-se da vida dele e refaça o seu caminho: voce não veio aqui para casar, ter filhos, se adaptar à vida de um homem. Embora possa fazer tudo isso, a principal missão é se realizar e ser feliz, resolver todas as dependências, emocionais e financeiras, se realizar e ser feliz.
Portanto, quem é voce? De onde veio? O que veio fazer aqui? Qual seu objetivo de vida? Quais seus talentos? Como transformar estes talentos em ferramentas de trabalho e conseguir se realizar financeiramente?
Não crie espectativas em cima dele, voce tem que cuidar da sua vida, em ser feliz. Quem espera sempre cansa! e pode se frustrar.
Ficar pensando nele é ilusão, a menos que voces tenham combinado assim. Por isso, voce deve agir e colocar a tua vida no caminho... pode ser que voces não se encontram mais, mas com certeza voce estará num outro lugar e feliz!
Tudo o que tiver que ser, será!
Abraços

5817 respostas

31 AGO 2021

Bom você tem que escolher o que e melhor para você, pois aparentemente ele quer sair com outras pessoas e no futuro próximo pensa em casar com você, então você precisa criar amor próprio será que uma pessoa dessa realmente te merece ???

Euler Marcos De Assis Araujo Psicólogo Psicólogo em Bertioga

9 respostas

31 AGO 2021

Olá Julia, bom dia! Bem sobre o seu relato tenho três sugestões para que você inicie o seu processo; primeiro não balize as suas tomadas de decisões aguardando ou esperando a reação do outro! o OUTRO está fora do seu domínio, então o primeiro passo é entender os seus sentimentos e decidir por você o que te faria se sentir melhor! Segundo, as vezes um tempo pode ser só um tempo e as vezes um tempo seja um forma covarde de colocar pontos finais, quando o outro não sabe fechar ciclos ou mesmo não tem coragem para fazê-lo, observe o que realmente esteve acontecendo se você não deixou de perceber alguns sinais... esse exercício é bom inclusive para sua tomada de decisão! E por fim... não tome decisão precipitada! de repente faça terapia para entender realmente os seus sentimentos e resignificá-los, desta forma estará firme nas suas ideias quando for hora dessa tomada de decisão.
Espero ter te ajudado e fico a disposição para te ajudar mais no seting terapêutico.

Psicóloga Lais Cardoso Ferreira Dumont Psicólogo em Juazeiro do Norte

1 resposta

31 AGO 2021

Olá Júlia! Será que você volta? (volta para si mesma!) Quanto à pergunta original (se ele volta), isso pode ocorrer se você não tiver esse foco, pois focda na volta dele, abandonará a si mesma, deixará de namorar a si mesma, empobrecendo tua construção pessoal.
Casamento, filhos, vida harmonica, com alegria, felicidade, certa estabilidade material, é busca da imensa maioria das pessoas. Acontece que isso é uma construção, cujo centro, da administração precisa estar dentro de cada uma das pessoas, no caso do casamento, envolvendo convicção e esforço dos dois para fazerem juntos.
Para se chegar a essa convicção é preciso, antes construção de grupo de colegas e amigos, é preciso consolidar caminho profissional, viver (em parte significativa das vezes) estudos consistentes.
Vá construindo seu mundo de amizades, pratique esportes, faça artes, trabalhe, estudo, viva com alegria, imagine e busque realização de metas. Orgulhe-se de si mesma. Assim estará namorando a si mesma. Uma pessoa que namora a si mesma, faz-se muito interessante aos outros. Com calma experimente, após pesquisa, namoros. Com essas qualidades poderá negociar e conduzir convivência com qualidades mais elevadas.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: TV Cultura, Instituto Butantan, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.