Será ansiedade?

Feita por >Liliane · 6 jul 2021 Ansiedade

Sempre me pergunto se tenho ou não ansiedade.
Várias situações do dia a dia demonstra que sim
Por exemplo, quando ando de ônibus, fico pensando... E se na hora de descer, estiver cheio de pessoas e eu não conseguir passar e descer? E fico pensando nisso a viajem toda, preocupada se isso irá acontecer e o que farei caso aconteça.
Isso e várias outras situações do dia a dia...
Porém, nunca me ocorreu uma crise de ansiedade de fato, de chorar, coração acelerar, ter falta de ar... Como vejo na maioria dos casos de pessoas que tem ansiedade.
Mas quando ocorre uma situação de estresse, ou um susto, fico tremendo e não consigo me concentrar em nada, e o coração fica acelerado
Ai me pergunto, tenho ansiedade ou não? Queria muito saber.

A melhor resposta 7 JUL 2021

Olá! É importante saber que todos nós temos ansiedade. Porém em algumas pessoas essa ansiedade se torna problemática. Digo isso porque em muitos momentos colocamos a ansiedade como vilã e não queremos que ela esteja presente em nenhum momento das nossas vidas. Por trás da ansiedade podemos notar a existência do medo. Ele pode aparecer de diferentes formas, sendo o seu presente em forma de pensamentos. Mesmo que seu questionamento seja importante, ele é, penso que analisar o quanto você tem sentido que essa situação está te atrapalhando, seja um bom caminho. Como seria para você passar do ponto em que iria descer? O que você sente e o que vem a sua cabeça quando pensa nesse questionamento?
Em muitos momentos se torna necessário analisarmos o que aprendemos ao longo da vida e como esse aprendizado tem impactado em questões atuais.
Espero ter te ajudado! Abraço!

Maria Fernanda Psicólogo em Salvador

18 respostas

13 JAN 2023

olá! você precisa de ajuda? Então pode a gendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 JUL 2021

Olá Liliane,
Me parece que você está em um conflito buscando nomear algo que está sentindo, é isso?
Seria interessante que você pudesse falar um pouco mais sobre esses sentimentos e investigar melhor se "ansiedade" é uma palavra que pode dar conta do que você tem passado.

Qualquer coisa pode entrar em contato!

Bruna Meyrelles de Melo CRP16 7493
Atendimento Online

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

7 JUL 2021

Olá, Liliane! Esse exemplo que você relatou é um tipo de erro de pensamento, denominado catastrofização. Você prevê negativamente o futuro sem considerar outros resultados mais prováveis. Para lidar com a catastrofização, é preciso compreender em que tipo de situação esses pensamentos aparecem e com que frequência. Além disso, é preciso utilizar a lógica e a razão. Qual é a pior coisa que pode acontecer? Todo mundo apresenta erros de pensamento, isso é normal, o que torna patológico é a frequência e intensidade em que ocorrem. Por isso, é necessário que você passe por uma avaliação profissional, para que vocês possam juntos avaliar melhor seus pensamentos. Espero ter lhe ajudado!

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto