Sentir medo exagerado de conflitos físicos e verbais pode ser tratado?

Feita por >Gabriel · 1 nov 2019 Fobia

Me sinto desconfortável com situaçoes de conflito e impossibilitado de revidar de alguma forma é como se minha cabeça não conseguisse pensar em nada e isso me faz muito mal e faz com que as pessoas me achem vulnerável e fraco sinto uma raiva grande no momento da agreção (física ou verbal) mas com medo de revidar oque resulta em uma raiva a respeito de mim mesmo sempre fui assim e na escola sofri bullying por conta disso sinto que isso não é normal e que mais cedo ou mais tarde todos devem se defender sozinhos sempre me forcei a me comporta de outra forma mas nunca tive resultado isso é comum entres as pessoas isso pode ser revertido ou amenizado?

A melhor resposta 2 NOV 2019

Gabriel
Não só pode como deves tratar sim. Uns mais outros menos, mas todos sentem esta dificuldade inicial porque é uma forma de se estabelecer, de ser tu mesmo. O que está acontecendo dentro de ti é que está com muito medo de enfrentar as situações, de dizer não, de se opor ao que outros estabelecem. As vezes, nossos pais não nos dão estes limites provocações, então deves tu mesmo conquistar agora.
Tu nasceu para ser tu mesmo, diferente em tudo e deves gostar de ser assim. Deves sustentar esta posição e isso significa que tens que dizer não a muitas coisas, de dizer o teu ponto de vista que é diferente. As pessoas não precisam concordar com o que pensa e diz mas um direito que tens em pensar diferente.
Isto faz parte da formação da tua personalidade e com o tempo vai conseguir ser sim da maneira que tu mesmo gosta.
Não importa que os outros não gostem, tu tens que gostar de ti.
Mas este "treinamento" pode sim ser aprendido com um terapeuta. Se for necessário.
Abraços e coragem, enfrente as coisas, diga teu ponto de vista e deixe as pessoas decidirem. Cada um tem a sua verdade.

5817 respostas

2 NOV 2019

Boa tarde Gabriel,
Olha isso que você sente é mais comum do que você imagina, o importante é que se você chegou até esse canal é porque essa questão está lhe incomodando e você sabe disso, então agora dê mais um passo
para acabar com essas questões procure ajuda profissional. A psicoterapia irá ajuda-lo a trabalhar essas questões e fortalecer sua auto estima e com isso sua vida será mais saudável.
Boa sorte,
Maria da Conceição V. Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro