Sentimentos para com o psicólogo

Feita por >Michele · 1 out 2020 Psicoterapias

Eu não consigo parar de pensar no meu psicólogo desde a primeira consulta. tenho desejos sexuais, e inclusive não tenho mais desejo em meu parceiro. Fico imaginando infinitas histórias onde ficamos juntos e chega a doer de tanto que eu acho que o amo e que o conheço de outras vidas. Parei a terapia por diversos motivos e um deles era porque devido a pandemia não poderia mais pagar (ele insistiu em continuar sem cobrar) mas eu não me senti a vontade.
eu quero esquecer ele mas me sinto muito deprimida por não vê-lo...eu abro o olho, fecho o olho, respiro...sempre pensando nele!

A melhor resposta 2 OUT 2020

Olá Michele! Grato por escrever. Que bom que você escreveu. Você fez uma relação transferencial de objeto amoroso para seu psicólogo. Isso não é raro, mas exige muito cuidado. O papel de psicólogo e de objeto de amor, ao mesmo tempo, são incompatíveis. Poderá ser mais fácil você trabalhar essa questão, com outro psicólogo neutro, posto que você está com as sessões interrompidas. Na verdade, esse psicólogo está sendo idealizado por você.
Sabemos que é dolorido ler o que temos obrigação de escrever, mas é preciso que não omitamos.
O centro do namoro de cada pessoa, necessita estar nela mesma, ninguém vai querer namorar alguém sobre quem tenha que ser responsáveis por controlar a sensação de estar deprimida. O grande namorado de cada pessoa é e necessita ser ela mesma. Não se vai a um psicólogo para fazer dele um namorado. Isso desfiguraria a relação profissional-científica.
Há algo em você, antes do psicólogo, que precisa ser trabalhado.
Será aconselhável que você retome suas sessões com um psicólogo ou psicóloga, que não tenham perfil assemelhado ao que você interrompeu e misturou papeis. Talvez, com sexo diferente, com idade diferente, aparência diferente, para que você não estenda a transferência.
Desculpe-me a escrita direta, é importante.
Atenciosamente (em tempos de permanência de alta taxa de incidência da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, abertura mental, amor próprio, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

2 OUT 2020

Olá Michele.
O profissional que te atende tem um papel diferente daquele que ele exerce fora do consultório. Há nesta interação algo que em psicologia chamamos de transferência, que é quando o paciente atribui um papel ao psicólogo que não é o dele na sessão. Se resolver voltar a terapia com ele, pense na possibilidade de explicar o que está acontecendo para que juntos busquem a melhor solução para esta situação.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo