Sentimento de infelicidade e angústia

Feita por >cristina · 31 dez 2018 Angústia

Boa tarde a todos.
Eu não sei o que acontece comigo. Mesmo tendo saúde, um marido atencioso, uma formação, etc, eu me sinto extremamente infeliz e frustrada.
Eu vivo nervosa e soltando "os cachorros" a qualquer um que pense diferente de mim. Não tolero ter que fazer concessões porque algo em mim diz que eu não preciso disso.
Tenho formação, pós e mestrado. Mas não consigo me sentir realizada com isso. Este ano estou abrindo meu próprio escritório mas eu vivo buscando outras coisas para fazer.
Esses dias eu assistir a um vídeo que dizia: "O que você faria mesmo que não ganhasse um real para isso?". Sinceramente eu não consegui pensar em nada.
Não sei, me sinto confusa, frustrada, cansada. Na verdade parece que a vida que eu tenho não me oferece nada do que eu acho que mereça ter.
Apesar de ter "tudo" como as pessoas dizem, eu me sinto em uma vida sem sentido e vazia. Como se, se eu morresse agora mesmo não fosse fazer diferença.

A melhor resposta 2 JAN 2019

Olá Cristina!
Interessante essa reflexão sobre o que te satisfaz (o que você faria se não ganhasse R$ 1,00 para isso?). É comum as pessoas seguirem um roteiro para as suas vidas, muitas vezes traçado por outras pessoas, e acreditarem que esse caminho é o da felicidade. Este sentimento de felicidade está nas pequenas coisas do dia a dia e descobrir várias situações que possam lhe trazer satisfação é o que trará este sentimento de felicidade. Sem ser na área profissional, o que lhe satisfaz? O que você gosta de fazer que pode fazer independente de outras pessoas? Acredito que a psicoterapia individual poderá lhe beneficiar para trabalhar seu autoconhecimento e escolhas que lhe tragam satisfação e qualidade de vida.
Abraço e conte comigo!
Psicóloga Jaqueline Elisa

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

63 respostas

4 JAN 2019

Bom dia Cristina. Na verdade você precisa ressignificar a sua vida. As questões culturais e imediatas estão sendo postas adiante das coisas essenciais e de sua construção pessoal. Cultura varia e modifica, sentimentos, pensamentos e realizações pessoais harmonizam. A psicoterapia, certamente, te propiciará caminhos para eleger frentes diferentes de prioridades.
Um abraço, Ary Donizete Machado

8607 respostas

3 JAN 2019

Olá Cristina! Boa noite!
Por seu pequeno relato percebo muitos sinais de um quadro de depressão - tristeza injustificada, sensação de culpa por sentir-se assim, ausência de perspectivas futuras, ausência de prazer, alterações no humor.
A depressão é uma doença psicossomática, envolvendo alterações físicas e psíquicas e seria indicado que procurasse tanto um médico psiquiatra quanto um psicólogo para que seja feita uma avaliação recebendo orientação necessária de como prosseguir com o tratamento.

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

2 JAN 2019

Boa tarde

Pelo seu relato me parece que vc está entrando em um quadro depressivo. Vc descreveu alguns dos sintomas, como a ausência de sentido de vida, irritação e acentuado descontentamento. Será preciso cuidar desses sentimentos no processo psicoterapêutico. O autoconhecimento irá te proporcionar entrar em contato com as suas emoções e te permitirá explorar o que há por trás dos sentimentos mencionados no seu relato.
Procure um profissional e inicie a psicoterapia o quanto antes, pois se vc não cuidar esses sentimentos poderão progredir. Fico a disposição. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas