Sempre sofri com baixa autoestima

Feita por >Talita denaro · 19 ago 2020 Autoestima

Eu tenho 18 anos, e a minha vida toda eu sempre sofri com baixa auto-estima, não importa o quanto eu tente não consigo olhar no espelho e dizer "você e linda" ja deixei muitas vezes de sair de casa por causa da minha aparência, já sofri muito bullying na escola e todas as amizades que eu tive foram tóxicas, nunca não temho ninguém para desabafar mesu sentimentos, pir isso procurei ajuda na internet é claro, pq não tenho ninguém que possa me ajudar com isso, por mais que muitos não percebam, pois sou muito pessoa muito extrovertida, nem sempre estou boa

A melhor resposta 21 AGO 2020

Oi Talita, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
... E vai continuar sofrendo Bullyng e baixa auto estima enquanto não aprender que não deves ser como outros querem, deve ser como você quer. Tem o corpo que você escolheu para vir a este mundo e através dele, se amar e se responsabilizar por si mesma.
Nãp precisa de ninguém para desabafar, precisa de si mesma apenas. Seja você mesma mãe, pai, a melhor amiga de ti mesma. Não são os outros que vão realizar a tua vida e te dar felicidade. É uma conquista pessoal.
Basta parar de ser fantoche dos outros.
A vida é como é e não como achamos que deve ser.
A única ajuda que podes ter é a Psicoterapia para desenvolver a consciência e você mesma perceber quem é, o que veio fazer aqui, a causa dos conflitos e sofrimentos.

5817 respostas

20 AGO 2020

Boa tarde Talita, nesse caso o mais adequado seria iniciar um processo de psicoterapia. Com isso seria possível nos aprofundarmos nessas dinâmicas negativas de amizades que são recorrentes e nesse sentimento de baixa autoestima, visando compreender melhor suas estruturas, sentimentos e dinâmicas internas, podendo ressignificar esses sentimentos e tentar construir novas relações com os outros e consigo mesma.

Estou a disposição para dúvidas e conversas sobre o assunto.
Att. Gabriela Cleto.

Gabriela Cleto Andrade Psicólogo em Curitiba

7 respostas

20 AGO 2020

Olá Talita denaro! Grato por participar. Muitas vezes nossos estados emocionais nos levam a radicalizar conceitos. Vejamos: linda é um superlativo, nunca é uma impossibilidade, todas as amizades tóxicas é uma visão generalizada. Como pode alguém passar dezoito anos de vida e fazer a seleção tão cuidadosa para ter todas as amizades "tóxicas"? A palavra tóxica está entre parênteses, porque assim como bullying, é palavras de moda. Cuidado!
Amor próprio é algo a ser elaborado, trabalhado para adquirir medida boa. Um certo grau de vergonha e timidez, é altamente útil e importante para a preservação das pessoas, principalmente durante o desenvolvimento, na infância e adolescência.
Cada pessoa é única, altamente rica de possibilidades e potencialidades. Ouvir aos outros, prestar atenção nos saberes dos outros, estudar, concentrar-se, não falar demais, escolher caminhos éticos, saudáveis e integrados à cultura, é algo que os menos autônomos se dispõem mais facilmente a fazer, do que os que precocemente adquirem auto confiança.
Utilize isso a seu favor.
A partir dessa reflexão, é possível pensar muita coisa na caminhada da tua potencial rica construção.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: abertura mental, ética, solidariedade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.