Relacionamento abusivo há anos!

Feita por >Maysa · 29 jun 2021 Violência psicológica

Minha mãe vive em um relacionamento abusivo a anos, eu sempre a falo para prourar ajuda e tentar sair, mas ela tem medo. Não so o psicológico dela está abalado, mas o meu tbm e muito!!Achariam errado se eu saísse de casa para morar sozinha mesmo sabendo q ela vive nesse relacionamento?? Ele não a agride fisicamente, mas psicologicamente agride demais! Viver dia a dia aqui me faz pensar em suicido a anos. E já tentei, não aguento mais.

A melhor resposta 1 JUL 2021

Olá Maysa.
O relacionamento é da sua mãe, mesmo que fosse seu, o ideal seria o afastamento.
A opção dela é permanecer, com certeza ela tem benefícios na relação.
Cuide-se e procure o melhor para ti sem culpa.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

1 JUL 2021

Olá Maysa.
Sendo você de maior idade e financeiramente independente, não vejo nenhum problema em buscar a sua independência emocional. Busque fazer objetivos e metas concretas até que alcance o que almeja. Tenha os "pés no chão". Tenha uma boa reserva financeira para eventuais necessidades fora do esperado e use o bom senso a sua intuição. Converse com a sua psicóloga e peça ajuda nesse sentido.
Fico à disposição.
Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

30 JUN 2021

Maysa,
As coisas acontecem porque precisam acontecer para tomarmos consciência e decidir solucionar.
Claro que não se pode fazer uma omelete sem quebrar os ovos... precisa vencer o medo e enfrantar a realidade.
Porque o medo? Qual a dependência? Então precisa analisar esta dependência e superar isso, antes de começar a fazer algum movimento... Voce trabalha? Tem sua renda? Sua mãe trabalha? Tem a sua renda? Isto é ter os pés no chão se quiserem fazer mudanças.
Depois, é preciso dialogar com este "ele" (é seu pai?) colocar, esclarecer, falar o que voces sentem e ver se isto pode mudar.
Sim, voces, voce e sua mãe, podem romper com "ele"... se ambas quiserem e decidirem fazer.
Se sua mãe não quer, voce pode fazer, pode mudar-se, pode decidir a tua vida.

5817 respostas

30 JUN 2021

Olá Maysa! Grato por citar. Será conveniente, para que possamos te dar uma resposta melhor embasada e mais consistente, que você possa conversar com um de nós, passar dados mais detalhados, de forma que juntos com você, possamos pensar sobre a questão. Provavelmente poderemos imaginar formas de ajudar a sua mãe e a você também.
Quanto a você, especificamente, precisaremos conversar de forma mais rica e mais abrangente. Seu texto identifica o problema no companheiro da sua mãe. Essa fonte de abuso é identificada, especifica, fora de você, logo não apresenta o menor fundamento para você se anular.
Vamos conversar melhor?
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior índice de mortes do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

30 JUN 2021

Maysa, suponho q vc seja adulta. Se sim, não é errado vc sair. Sua mãe está fazendo a escolha dela, vc deve fazer as suas.

Se sua mãe desejar ajuda, seja a primeira a apoiá-la, mas enqto ela não aceitar ajuda, vc nada pode fazer, infelizmente.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

30 JUN 2021

Que planos de vida você faz para você? E ela? Será que faz isso? Pensa naquelo que pode construir de futuro para ela mesma? Cada pessoa faz suas próprias escolhas. Interferir nas escolhas alheias é bem delicado. Como ser forte no lugar do outro? Precisa de apoio para dar encaminhamento aos seus sinhos

Patricia Moraes Borges Psicóloga Psicólogo em São Paulo