Raiva das pessoas sem motivo

Feita por >Guilherme · 17 dez 2017 Psicologia clínica

As vezes eu acordo de mau humor nao querendo falar com ninguem, ate se minha mae vir falar comigo eu fico com raiva mas nao demonstro que estou com raiva, e do nada esse sentimento passa e me sinto culpado por ter agido de tal forma, e as vezes parece que eu sou uma pessoa boa e outra hora parece que sou uma pessoa ruim, como se fosse duas pessoas.

A melhor resposta 18 DEZ 2017

Olá Guilherme! Em primeiro lugar muito bom você estar particularizando seus sentimentos conosco.
Pela sua fala você acorda "às vezes", então não é todo dia e aparentemente não é o dia todo que você fica com raiva. Reconhecer o sentimento que você está tendo já é um primeiro passo, nem todos conseguem. Agora você vai tentar buscar o motivo real pelo qual você se sente assim. Fatos ocorridos durante o dia antes de dormir, o ambiente em que você dorme, é agradável? Que tal buscar mudar posições dos móveis no local onde você dorme, é bom avaliar isso pois, muitas vezes esse "mau-humor", é de um sono mau dormido. Avalie também o que você precisa todos os dias fazer para precisar acordar na hora em que acorda, talvez o emprego em que você possivelmente esteja trabalhando não seja exatamente aquilo que você almejava, ou alguém do trabalho, que não te agrada e você já fica assim como um mecanismo de defesa para evitar pessoas. Enfim, 3 pontos: antes, durante e logo após o sono. Avalie isso, busque novos hábitos, como por exemplo tentar falar de seu "mau-humor", pra uma ou duas pessoas do seu convívio, talvez alivie a tensão. Ou até mesmo, ao acordar, fique um pouco no quarto, curta-se um pouco, coloque os pensamentos no lugar, planeje seu dia, e decida fazê-lo o melhor que pode ser. Talvez aqui te passei algumas dicas úteis para ajudá-lo de imediato. Entretanto só isso, possivelmente não seja o suficiente, e você precise se entender melhor. Nesse caso procure fazer uma psicoterapia, vai te ajudar muito. Busque um profissional Psicólogo de sua confiança ou que tenha boa referência. Abraço! Às ordens, Paulo Martins Psicólogo em Recife-PE

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

29 JAN 2018

Entendi que, acorda de mau humor, sem vontade de conversar com alguém, mesmo que a pessoa seja próxima como sua mãe, sente a raiva te dominar e guarda esse sentimento, quando ele passa se sente culpado, isto te faz pensar quem sou eu, porque eu ajo dessa forma? São perguntas que no momento não possui respostas.

Procurar um profissional para se colocar como pessoa e externar seus sentimentos, falar sobre essa dificuldade de compreender esses momentos vivenciados e que te leva a culpa, te ajudará nesse processo.

Sandra Reis Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

23 respostas

20 DEZ 2017

Faça uma terapia para se conhecer e descobrir o motivo dessas mudanças de humor.

Ângela Ferreira Batalha Psicólogo em Rio de Janeiro

176 respostas

19 DEZ 2017

Oi Guilherme!
Concordo com o colega ao pontuar q vc pode questionar diversos fatores ao seu redor, para identificar o q pode estar te incomodando e lhe causando sentimentos de raiva.
Reavalie a sua rotina, como estão os seus principais ambientes, de casa, do trabalho, seu sono, como está sua relação com as pessoas q o cercam, sua saúde, avalie se há de errado, tudo isso pode te dar ferramentas para pensar em algo q sutilmente escondido na sua rotina, está lhe causando insatisfação ou incomodo, e consequentemente, vc reage com raiva.

Se tiver dificuldades de analisar isso sozinho, procure um profissional com quem se sinta a vontade, divida com ele os aspectos de sua vida, q tenho certeza q vcs encontraram formas de vc viver melhor.

Um abraço e estimo melhoras!
Thais Pithan

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

18 DEZ 2017

Guilherme, boa tarde! Pelo seu relato entendi que sente raiva mas quando diz que não demonstra quer dizer que não age com raiva? Existe uma diferença entre sentir as coisas e se comportar com esse sentimento. Sugiro que busque psicoterapia para te ajidar a entender as situações que te deixam com raiva e a lidar de outra maneira com elas. Estou à dsiposição para ajudar, att Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

18 DEZ 2017

Guilherme, a raiva, em geral é reflexo de alguma coisa que está gerando incomodo, estresse, frustração. Então analise o que ocorre na sua vida atualmente e o que pode estar gerando esse sentimento. Psicoterapia pode te ajudar nesse processo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

18 DEZ 2017

Esta culpa que você menciona aparece do arrependimento por não saber como lidar adequadamente com as pessoas, pois você percebe que está cheio de raiva e não consegue controlar este sentimento.
Com esse seu relato, o que deve fazer no momento é procurar um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo com você mesmo.
Estarei a sua disposição para mais dúvidas.
Eliane

Eliane Subtil Marçal Psicólogo em Londrina

25 respostas

18 DEZ 2017

Olá Guilherme,
Essa raiva aparece somente quando você acorda ou ocorre a qualquer hora do dia? Você consegue se relacionar de forma terna e gratificante com alguém o tempo todo? As relações com as outras pessoas podem estar falando da relação que você tem com você mesmo, uma hora sendo ponderado e gentil, outra hora sendo rude e impaciente.
Esta culpa que você menciona pode ser proveniente de um arrependimento por não ter sabido como lidar de forma mais adequada com as pessoas, pois você percebe que sua atitude está cheia de raiva e você parece não conseguir controlar muito bem este sentimento.
Qua tal perguntar para sua mãe o que ela acha de você procurar um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo?

Um abraço, estou à disposição!
Sheila

Sheila Cirigola Psicóloga Psicólogo em São Paulo

45 respostas

18 DEZ 2017

Ola Guilherme
Acordar de mau humor eventualmente é comum e acontece com praticamente todas as pessoas. No entanto, se isto vem acontecendo com muita frequencia de forma a interferir em sua relação com as pessoas de seu convívio, é importante que você avalie o que acontece antes de você ir dormir, qual a qualidade do seu sono, os sonhos que você costuma ter, o ambiente em que você dorme e a forma que você desperta. Se você perceber que seu sono e o despertar não estão satisfatórios, cabe uma avaliação. Se você percebe que os sentimentos de culpa e a forma de se relacionar com sua família não são bacanas... procure um psicólogo. Abraço, Cladismari

Cladismari Zambon Psicólogo em São Paulo