Quero saber se tenho uma psicóloga ruim

Feita por >Laissa Souza · 15 mai 2019 Psicoterapias

Bom, hoje foi minha primeira vez indo à um psicólogo na vida, estava muito ansiosa e nervosa para a primeira sessão. O que ocorreu foi que me decepcionei bastante, senti que a psicóloga foi grossa comigo e não me olhou na cara em nenhum momento, além de encerrar a terapia muito antes do horário. Não consegui falar muito o que queria pois não me senti confortável, sempre que falava algo ela respondia com um tom de voz alto, não parava de me perguntar o por quê de uma coisa sendo que eu já tinha falado várias vezes que não sabia e me fez me sentir julgada.

Gostaria de saber se isso é normal na primeira vez. O que devo fazer? Isso vai mudar nas próximas sessões? Devo dar mais uma chance ou procurar outro profissional?

A melhor resposta 17 MAI 2019

Oi Laissa!
Vou te fazer outra pergunta: você ficará confortável em abrir seu coração e falar dos seus sofrimentos numa outra consulta com esse profissional?
Pense que a terapia se trata de uma parceria colaborativa, logo se não se sente confortável com um profissional, você tem todo direito de procurar outro. Peça referências a amigos.
Só não desista de você.
Siga em frente. Boa sorte!
Bjos
Erica Taylor
Psicóloga Clínica SP
Atendimento presencial e online

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

21 MAI 2019

Larissa para a terapia dar certo você primeiro precisa ter empatia para com o psicologo se isso não ocorreu , você deve procurar um profissional que lhe trate com respeito e ética!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

20 MAI 2019

As vezes a personalidade da sua psicologa é assim mesmo, peço que se você não se sente a vontade com a sua psicologa, busque outro profissional urgentemente e converse sobre o que vem acontecendo com você.

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

16 MAI 2019

Olá Larissa, isso pode acontecer mesmo.
Além de existir muitas linhas de atuação dentro da Psicologia, existe a questão de empatia, da gente se sentir a vontade ou não com a outra pessoa.
Como se sentiu tão desconfortável, reflita se realmente tem vontade de voltar a esta sessão, se acredita que as coisas podem melhorar ou se se sentirá melhor falando com outra pessoa.
Pode ser que essa sensação e primeira impressão mude nas próximas sessões, mas precisa avaliar o quão está disposta a dar mais uma chance para o processo.
Lembrando que isso não quer dizer que a profissional é ruim, somente que talvez ela não seja a profissional para você.
Espero ter ajudado.
Abraços.

Helen Morelli Psicólogo em Sorocaba

6 respostas

16 MAI 2019

Olá Laissa Souza! Obrigado por participar. Ruim e bom depende de vários fatores. Geralmente nas primeiras consultas há uma busca de aproximação, sintonia. Cabe a nós (psicólogos) procurar criar um ambiente de sigilo, respeito e acolhimento. Há também estratégias e estilos de posicionamento profissional. Por outro lado, pode ser que algum fator pontual, na primeira consulta, tenha gerado condições para nervosismo, tanto seu quanto dela. É preciso ter cuidado para não desistir das coisas, sem conhecer melhor. De outra forma, de fato, seres humanos, formados em Psicologia, nem sempre conseguem manter o acolhimento e a serenidade. A primeira providência poderá ser conversar com ela sobre isso. Não havendo abertura, não havendo explicação consistente, você poderá buscar outro profissional. A maioria dos psicólogos conseguem ser acolhedores, com fala tranquila, ainda que todos nós, não estejamos isentos de viver dias ruins. Espero ter contribuído. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

16 MAI 2019

Oi. Difícil avaliar o trabalho de uma colega, apenas pelo teu relato. Mas, independente de a profissional estar certa ou não, importante é você se sentir bem, vincular com a psicóloga e se sentir a vontade para falar de suas angústias. Necessário que o paciente se sinta acolhido e não julgado. Se isso não aconteceu contigo, talvez seja melhor procurar outro profissional. Boa sorte. Abração

Patrícia Padilha Psicólogo em Caxias do Sul

38 respostas

16 MAI 2019

Boa noite, Larissa
Não dá pra saber ou julgar a profissional e nem mesmo o cliente ou paciente que está sendo atendido.
De fato, como a colega falou o atendimento tem muito das nossas expectativas, então existe a possibilidade de se frustrar, provavelmente precisaria ter tempo para adquirir mais empatia entre vc e a terapeuta, e conversar melhor sobre os seus sentimentos.
Eu costumo dizer para os meus pacientes e clientes que as abordagens usadas pelo psicólogos e os diversos Psicologos pode levar a encontros ou a desencontros.
Eu comparo com as diversidades filosóficas das religiões .
Então existe diversas linhas , caso não se encontre nessa linha abordagem, ou não consiga falar ou sentir-se à vontade, você poderá procurar outro profissional com outro tipo abordagem.
Boa sorte.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

16 MAI 2019

Boa noite, Larissa,
Talvez você tenha tido muita espectativa, e por isso se frustrou.
Sobre não olhar nos olhos, há linhas que são assim, minimizando a interação entre terapeuta e paciente.
Se quiser saber mais, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

16 MAI 2019

Olá Laissa, Cada profissional segue uma linha de terapia, muito diferentes umas das outras e existe também a própria personalidade do terapeuta, por isso falamos que é preciso que haja empatia na relação para que possa haver evolução no tratamento. Quanto ao tempo, preço e frequencia de sessão, deve explicado na primeira consulta.
Experimente conversar com a psicóloga sobre suas dúvidas e diga como você se sentiu na sessão. Como profissional, ela vai explicar qual é a linha de atendimento e como é o processo terapêutico que ela utiliza. Assim você poderá avaliar se vale a pena continuar ou trocar de psicoterapeuta.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

16 MAI 2019

Boa noite, creio que não mesmo pq é a primeira sessão, e criamos expectativa, vc mesmo disse que estava ansiosa!!! Retorne conversa com ela sobre isso, e tudo vai dar certo.!!! Espero ter ajudado, Andréa

Andrea Christiano Psicólogo em Bebedouro