Queria saber como identificar um psicopata

Feita por >Eli · 8 abr 2020 Transtornos personalidade

Queria saber como identificar um psicopata. Acredito que meu irmão é um. Fez coisas totalmente erradas e duvidosas. E eu sofro pq eu fui uma vitima e minha família me culpa. Eu não aguento mais essa situação. Ele ja nao é uma criança mais, mas meus pais passam a mão na cabeça dele e nao o repreendem muito menos levam ela para um psicólogo ou psiquiatra. O que fazer numa situação dessas? Onde ninguém te escuta e vc ainda é culpada.

A melhor resposta 13 ABR 2020

Oi Eli! Não é tão simples identificar um psicopata. A maioria dos sintomas são avaliados principalmente por sua frequência, intensidade e prejuízos que trazem a vida da pessoa e a de terceiros.
Costumam marcar por uma personalidade fria e calculista, são isentos de emoções por isso são incapazes de sentir empatia, culpa ou remorso. Tendem a possuir em seu histórico maus tratos a animais ou benefícios a si próprios a custas de terceiros.
Porém, independentemente do diagnóstico de seu irmão, o mais importante é que procure apoio psicológico para que trate das cicatrizes e malefícios que seu irmão o causou, principalmente por não possuir apoio de sua família.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

13 ABR 2020

Oi, eli, tudo bem? "Psicopata" é um transtorno de personalidade, conhecido como transtorno de personalidade antissocial. Como todos os transtornos de personalidade, pode haver sinais ainda na infancia, mas só é possivel o diagnóstico na idade adulta. A principal caracteristica do antissocial é a dificuldade em distinguir certone errado e nao considerar o sentimentos dos outros. Podem cometer atos ilegais sem sentir remorso. Apenas com seu relato, é muito complicado afirmar, visto que por si ja é um quadro de diagnóstico difícil. Tente conversar com um profissional sobre isso. É importante também voce procurar ajuda psicologica, uma vez que você foi uma vítima.

Abraços,
Ana Paula Villares Mendes CRP 06/157086

Psicóloga Ana Paula Villares Psicólogo em Campinas

6 respostas

9 ABR 2020

Olá! Obrigado por participar. Seu irmão é um ser humano inteiro que convive intensamente com você e sua família. Você resumir seu irmão ao qualificativo de "psicopata", gera um sofrimento muito grande para você. Você terá como diminuir a interação, por um tempo, com seu irmão? Não é aconselhável a quem está envolvido de muito perto, de forma emocional com vínculo de parentesco, sendo leigo ou não, definir quandros de doença e saúde. Será muito importante, necessário, que um profissional especializado, após as necessários e variáveis coletas de informações, chegar ao entendimento da qualificação psicológica de alguém. Nos manuais e dicionários está escrito que o psicopata apresenta comportamentos antissociais, sem cuidados morais, não se arrepende, não ama, não forma laços afetivos, é egoísta e não aprende com a experiência, mas isso não é suficiente; precisamos ter mais cuidado. Será muito útil aprofundar o entendimento do que te motivou a solicitar essa ajuda. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.