Queria conversar mais e saber me expressar

Feita por >laura · 19 jun 2020 Habilidades sociais

converso muito pouco e quando falo sinto que falo coisas estranhas e não me sinto normal, ultimamente tô total sem amigos pq não consigo estabelecer conexão com ngm por esse meu jeito que odeio
quase sempre não tenho nada pra falar e isso me causa um desconforto enorme pq queria falar queria interagir, odeio conversar por whatsapp pq nunca tenho assunto nunca sei como responder tenho que ficar pensando pra sair do jeito que quero e queria que saisse naturalmente e espontâneo, quero que dizer não tenho respostas na ponta da língua, vejo que as outras pessoas tem isso, são legais e matem um diálogo sem esforço nenhum, queria entender pq cmg é tão complicado e queria muito tirar isso de mim, sinto como se fosse um bloqueio me causa uma angústia enorme pq tudo oque mais quero é sair e socializar bem e fazer amigos

A melhor resposta 21 JUN 2020

Olá Laura, como vai?

Bom, esse é um assunto complexo onde muitas coisas precisam ser trazidas para a reflexão, por exemplo:

Será que você fala coisas estranhas mesmo ou só você acha isso?
Por que odeia tanto o seu jeito, será que não está exigindo demais de você mesma?
Por que se comparada tanto com as pessoas? Por que se sente inferior?

Essas questões precisam ser respondidas para que consiga se entender e melhorar, mas se puder te dar um "conselho" seria treine !
Qualquer coisa que precisamos melhorar precisa de treino, resiliência, entender que vai errar, vai precisar de persistência.

Caso queira se aprofundar um pouco mais sobre essas questões, tenho 14 anos de experiência na área e sou apaixonada pelo meu trabalho, agende um horário que terei prazer em lhe acompanhar nessa trajetória.

A primeira sessão não tem custo e pode ser feita online.

Abraços

Aluany Carvalho

Aluany Carvalho Psicóloga Psicólogo em Americana

31 respostas

27 JUN 2020

Bom dia Laura, é normal querer se expressar e conversar, a partir de treino, pois tudo que não exercita não pode ser realizado, posso sugeri cursos de oratória, falar em público tem cursos gratuitos na internet ead e presencial, que pode ajudar a se sentir mais segura em conversar, se após esses cursos ainda perceber que não houve mudanças, sugiro que procure um terapeuta para ajudá-la nas dificuldades de comunicação.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

21 JUN 2020

Olá Laura! Cada pessoa tem um jeito de se expressar. Uns falam mais, outros usam mais a linguagem corporal, outros apenas escutam. A comunicação pode ser feita de diversas formas. Talvez a forma como você se expressa não seja "anormal", estranha. Talvez você só não pensa da mesma forma que as pessoas do seu círculo social. Mas se você se sente angustiada com isso, e acredita que existe sim uma dificuldade em externalizar o que pensa e sente, procure um profissional especializado para te ajudar nesse processo. :)

Luana Nogueira Psicóloga Psicólogo em Cabo Frio

14 respostas

20 JUN 2020

Olá Laura.
Não exija tanto de você.
Você pode ser mais leve, pode se expressar e não exigir que tudo seja perfeito, ninguém é perfeito.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

20 JUN 2020

Oi Laura! Já respondido. Um assunto longo para se falar envolve exatamente a dificuldade para falar. Não tenha medo! Comece a interagir, a partir de pessoas éticas, em ambientes confiáveis. Seja persistente, muito persistente. Cuidado: pessoas que falam demais tem pouca credibilidade, erram muito, ouvem pouco, comunicam pouco. É muito interessante e profundo lidar em trabalho técnico-científico de psicologia,com a linguagem, comunicação e suas derivações. Vai dar certo. Abraços: Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.