Querer ficar isolada é normal?

Feita por >Bruna · 31 jan 2021 Desenvolvimento pessoal

Ultimamente , tudo que venho querendo é ficar sozinha , morar sozinha , trabalhar em casa sem ninguém e etc , a presença das pessoas tem me deixado desagradável , irritada , não consigo trabalhar em ambientes onde tem muita gente que me sinto afobada , angustiada , até do meu noivo eu estou querendo terminar com ele,pois não estou suportando ele quando vem em minha casa , me sinto invadida , tenho a necessidade de ficar sozinha , sem companhia de ninguém, não sei o por que estou assim, é algo inconsciente , já fui diagnósticada com depressão,porém não sei se isso faz parte dela , ou o pq de eu estar assim , se seria algo normal ou não , e não quero magoar as pessoas que me amam e que eu amo apesar dessa minha condição..

A melhor resposta 1 FEV 2021

Olá Bruna. Bom, primeiramente vou discorrer sobre a sua descrição para posteriormente chegar a uma resposta para a sua pergunta.
Você se queixa de uma vontade de ficar sozinha na maioria das áreas da sua vida, e alguns pontos me chamam a atenção, você descreve que se sente "afobada" e "invadida". Precisamos entender de onde vem esses sentimentos, em que momento você se percebeu desta maneira, ou seja, quando essas sensações começaram a se apresentar e as primeiras motivações. Precisamos entender também o seu histórico, você sempre preferiu ter seu espaço e maior individualidade ou você é marcada por estar sempre rodeada de pessoas?
Ou seja, para encontrar uma resposta para o seu questionamento inicial que é: "querer ficar isolada é normal?", precisamos antes fazer uma série de outras perguntas. Sendo assim, recomendo que você fale isso com a sua psicóloga, se caso já faça o acompanhamento, ou, caso não tenha, busque um profissional da psicologia para lhe auxiliar a trilhar um caminho para encontrar as respostas que te inquietam.
Abraços.
À disposição.

Lilian K. A. Castro Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

3 FEV 2021

Oi, Bruna. Às vezes temos necessidade de ficar só, e não há problema nenhum nisso. Observe se não é uma característica pessoal, algo que você já buscava, mas com menor intensidade. A depressão pode causar essa vontade de isolamento, mas para saber melhor quais as causas, seria preciso olhar para outros aspectos da sua vida também. A definição de "normal" é difícil de estabelecer, pois cada um tem o seu normal, que é aquele jeito de se comportar na maioria das situações. Com ajuda profissional, você poderá olhar para estas relações para ver se não estão, de alguma maneira, por algum motivo real, te despertando esses sentimentos, essa vontade de fugir. Pode ser também um momento difícil pelo qual você está passando, que tenha causado essa sensação.
Procure ajuda, não fique sem acolhimento.

Um abraço!
Marcela Marmentini
CRP/SP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

1 FEV 2021

Olá, Bruna! Querer fico só ter o nosso momento não é nada demais, pois isso nos faz muito bem em ter nosso momento para ter uma boa reflexão ou mesmo querer esses momentos. Desde que esse querer está só ou isolamento não seja um mecanismo de fuga para saí da realidade que está enfrentando. O isolamento quando tem uma configuração patológica ou um silencio que precisa ser ouvido e valorizado, para saber o que esse silencio tem e querer ficar em isolamento de tudo e de todos tem a dizer.

A tristeza em si quando alimentada ela cresce toma proporções como ressentimento e magoa.
Não fique só na esperança do tempo passar, procure ajuda e desenhe a vida que você merece.
Quando o excesso causa dor e angústia, o passo é buscar auxílio de um profissional.

A disposição

Psicólogo Clínico André Fabrício Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

9 respostas

1 FEV 2021

Oi Bruna, a depressão tem suas características e influências, pode ser que você esteja se sentindo assim por conta das ansiedades que a pandemia e o isolamento nos trouxe, pode parecer que ficar sozinha seja mais fácil do que interagir, relacionamentos são as vezes complicados e exigem uma troca que parece não estar sendo sua vontade no momento e quanto mais você se isola, mais você sente essa calmaria, pelo fato de não precisar se relacionar. É muito importante você fazer terapia, para aliviar esse sentimento e aprender a melhor lidar com essas situações.

Estou a sua disposição
Carolina Ovalle - Psicóloga Clínica
Especializada em mulheres e casais

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

1 FEV 2021

Bom dia Bruna.
Seu quadro é de quem tem depressão, porém vc pode estar sofrendo por causa da pandemia. A necessidade do isolamento social, home office e o "se virar só" foi necessário há 11 meses.
Perceba quando começou esse desconforto e se realmente te incomoda. Fazer uso de medicação se necessitar.
Espero ter ajudado.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

1 FEV 2021

Olá Bruna! Grato por escrever. Começando pela pergunta: Não é normal querer ficar isolado. O que acontece é que as pessoas, muitas vezes, estão nos tempos atuais, com dificuldade para desfrutar da identidade plena, do sentir-se responsáveis por seus caminhos e percepções.
Com a concentração de pessoas nos ambientes urbanos, com a pandemia, as pessoas estão tendo menores espaços para a individualidade. Pode ser esse o caso.
Você é Bruna, que contém pensamentos, ideias, planos, sonhos, memória, raciocínio matemático, linguagem, habilidades manuais, fantasias e muitos outros aspectos. Você é uma pessoa que pode conter depressão, mas não é uma depressão que pode conter uma pessoa. Um pessoa é um milhão de vezes maior do que os diagnósticos que ela possa receber de algum profissional.
Vamos te conhecer o mais inteira possível!
Conte com um psicólogo para passar por caminhada científica e se conhecer melhor, portanto, conhecer seus potenciais, possibilidades e a melhor inteireza possível de si.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.