Querendo começar uma psicoterapia

Feita por >Ivan Dias · 19 jan 2015 Psicologia clínica

Olá, gostaria de saber se existe um momento ideal para começar uma psicoterapia. Tenho vários problemas com meus pais e estou sofrendo muito.

A melhor resposta 19 JAN 2015

Olá Ivan
Sempre que há sofrimento a psicoterapia é indicada. Ela é indicada para todos os tipos de casos, desde dificuldades pontuais até problemas mais graves. Você pode começar a psicoterapia a qualquer momento que você julgar que ela pode lhe trazer algum benefício;

Priscila Nadaletti Rech Psicólogo em Florianópolis

11 respostas

24 JUL 2015

Ola Ivan,
A psicoterapia não tem dia ou horário programado para começar. Percebo que nós a procuramos quando ja estamos angustiados, as vezes limitados, e não conseguimos observar com clareza os fatos que estão acontecendo com nós, com os outros e claro, esse eu e nós e o futuro. Possuímos ao longo da vida um grande bau de crenças que foram construídas e são validadas dia a dia, porem, por vezes elas podem nós comprometer emocionalmente, comportamentalmente e cognitivamente. Acredito que a sua pergunta, lhe faz pensar sobre isso! Procure a ajuda de um profissional, é o seu momento de reflexão.

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

2 FEV 2015

Ivan, existe a psico-higiene para a pessoa se conhecer e lidar melhor com seus sentimentos, pensamentos e emoções, evitando assim transtornos futuros. Qualquer época que você começar um processo psicoterápico terá seus resultados, seja para se conhecer melhor ou resolver alguma questão pontual. Marcos Soares

Consultório Marcos Soares Psicólogo em Vitória

1 resposta

28 JAN 2015

O momento 'ideal' para se iniciar uma psicoterapia é quando o individuo se depara com conflitos de diversas naturezas (pessoais, familiares, de trabalho, etc.) e entende que a busca por ajuda psicológica será um aliado para se fortalecer e buscar suas próprias saídas.

27 JAN 2015

Ivan, durante a vida todas as pessoas enfrentam momentos de crise, com situações que são muito difíceis de lidar ex: doenças de familiares, insastisfações profissionais, familiares e afetivas. Estes são alguns exemplos de situações que trazem sofrimento pessoal e mobilizam medos, ansiedades e muita angustia. Há momentos em que os próprios recursos pessoais são insuficientes para lidar com estas situações. Este é o momento de procurar uma ajuda profissional.

Riva Gelman Psicólogo em São Paulo

17 respostas

26 JAN 2015

Olá, Ivan. Não existe um momento ideal para começar psicoterapia, se está sofrendo com situação é indicado que procure um profissional que poderá lhe auxiliar. A psicoterapia também pode ser feita por exemplo para se conhecer melhor.

Andreza Fonseca Psicólogo em Belo Horizonte

4 respostas

26 JAN 2015

Boa tarde Ivan
O melhor momento para se começar uma psicoterapia é quando você sente que precisa, ou que será bom prá você.

Cristiane Malatesta Campos de Carvalho Psicólogo em Rio de Janeiro

16 respostas

26 JAN 2015

Bom dia Ivan, Qual o momento certo para procurar um psicólogo?

É aquele no qual você percebeu que está sendo prejudicado por questões internas e que poderia ter mais da vida. Quando percebe que não tem os amigos que poderia ter, o emprego, a família, a possibilidade de desfrutar o que tem de positivo em sua vida, mas está sendo desperdiçado por falta de condições psicológicas.

Porque a terapia só funciona para quem quer fazer a psicoterapia?

Assim como não é possível fazer com que uma pessoa que está doente tome um remédio quando se recusa a isso também não é possível que ela se abra e aproveite as intervenções de um psicoterapeuta. Já houve tentativas de mudar comportamentos e pensamentos de pessoas que não estavam dispostas a estas mudanças, mas todas estas tentativas não costumam surtir efeito. O que costuma funcionar são sessões iniciais onde o psicólogo trabalhará no sentido conscientizar quanto a necessidade de tratamento psicoterapêutico.
Espero ter ajudado

Glauce Andreotti Mazo Psicólogo em Adamantina

3 respostas

26 JAN 2015

Olá, Ivan, o momento ideal é particular para cada indivíduo, você comentou estar sofrendo com questões de relacionamento com seus pais e a realização de psicoterapia com um profissional de sua confiança pode ajudá-lo certamente.

Andrea Dias Psicoterapia e Coaching Psicólogo em São Paulo

6 respostas

21 JAN 2015

Bom dia Ivan. Seria interessante iniciar um trabalho quando se esta vivenciando um conflito. No processo terapêutico a emoção é o mais importante. Trabalho com a terapia sistêmica Constelações Familiares, obtenho todas as respostas em tempo breve. Sugiro que se informe em site ou procure livros que aborde esta linha terapêutica. Saudações, Célia Jovanka.

21 JAN 2015

Oi Ivan! se está sofrendo muito esse é o momento ideal! A psicoterapia tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas, tornar sua vida mais leve e o convívio com seus pais mais sereno e tranquilo será sem dúvida a principal meta do tratamento! Conte comigo! Abraço, Adriana

20 JAN 2015

Oi Ivan.
Existe sim, o momento ideal é quando você sente que precisa de ajuda e não consegue solucionar sozinho. A psicoterapia com certeza vai trazer soluções e aliviar sofrimentos já existentes. Na maioria das vezes o conflito se estabelece pela forma individual de raciocínio cristalizado. Cada pessoa pensa que sua maneira de pensar e agir é certa e não abre mão disso. Att. Celeste