Quem vai querer um doente contagioso?

Feita por >Yuri · 9 mar 2018 Motivação

Estou com uma pessoa a mais de dois anos e descobri faz pouco tempo que tenho dst e sempre eu que sempre me cuidei sempre busquei ter relações com preocupações de forma segura e num relacionamento de mais de 2 anos achando eu que estava segura fui traído, pensei em me matar mas um dos motivos para não o fazer é que adoro maconha em quanto eu puder fumar e relaxa pensarei duas vezes.

Mas confesso que me machucar saber q esse pessoa no teve o cuidado com seu corpo assim como tive com o meu e não satisfeita me contamina

O tempo todo penso em terminar o relacionamento por essa falta de amor dessa pessoa por mim de não se preocupar com a sua e a minha saúde, mas uma voz me fala que não vou encontrar ninguém que vou viver sem alguém pq quem vai querer um contagioso q não pode nem beijar na boca

É foda...

A melhor resposta 12 MAR 2018

Yuri, percebo um exagero no seu relato, falando que não pode beijar na boca porque irá contagiar outra pessoa. Você não especificou qual a DST então não posso orientar acerca disso. Agora é sempre importante se prevenir nas relações sexuais. Você já conversou com sua parceira sobre isso? Ela sabe que tem a doença que passou para você? É importante que ela saiba, para que ela possa se tratar. A maioria das DSTs tem tratamento, e mesmo as que não tem cura, tem tratamento! Então é se cuidar mais, e sempre ter orientação profissional. Atendo pacientes com HIV positivo, por exemplo, que se relacionam normalmente, e seus parceiros sabem que a pessoa tem a doença. Você precisa ser melhor orientado sobre tudo que está acontecendo, então procure ajuda. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

11 MAR 2018

Olá Yuri!
O momento que você está vivendo, de fato exige ajuda para lidar, pois dado o cuidado e precauções que você relata sempre ter tido, podem tornar tudo mais sofrido e doloroso.
Porém, temos muitas opções de tratamentos a nosso favor, para ajudar a lidar com a notícia, com a saúde, com o abalo emocional.. com tudo isso. Por tanto o indicado é que você busque ajuda profissional, com alguém com quem você se sinta confortável.
É de extrema importância nesse momento que você fale, relate o que está sentindo, como está sendo lidar com isso, etc. A partir de então, você poderá pensar nos outros aspectos, e trabalhar a questão do seu relacionamento, rever suas prioridades, trabalhar sua independência emocional, e avaliar se você DESEJA ou não permanecer nesta relação.

Um abraço! Espero ter ajudado.
Thais M. Pithan

Thais Pithan Psicologia Psicólogo em Itajaí

66 respostas

11 MAR 2018

Boa noite Yuri.
Este primeiro momento após o diagnóstico costuma ser muito difícil e caracterizado por estes tipos de pensamentos que você expôs. É extremamente indicado acompanhamento psicoterápico neste período. Passado um pouco, na medida em que se conhece a doença, percebe-se que muitas das coisas que se pensa são na verdade equivocadas. Você não especificou o problema, então tratarei aqui do que me pareceu, no caso HIV.
Esta visão de que o portador do HIV seria uma pessoa condenada a morte e fadada ao isolamento era bem presente na década de 80 e 90, quando os tratamentos ainda eram bastante precários. Hoje uma pessoa com HIV pode ter uma expectativa de vida igual a de uma pessoa sem o vírus, desde que leve uma vida saudável e mantenha o tratamento em dia.
Obviamente o tratamento não é nada confortável, gerando uma série de efeitos colaterais. Contudo, na medida em que o tratamento avança, a carga viral tenderá a ficar indetectável, isto é, sua sorologia será extremamente próxima a de uma pessoa sem o vírus. Isto implica também numa redução drástica da transmissibilidade, ela cai aproximadamente 99%. Isto implica que, mesmo em uma relação sem camisinha (o que não é indicado) as chances de contágio são baixíssimas. Foi graças a isso e ao tratamento ofertado pelo SUS que a epidemia foi freada.
Além disso, existem inúmeros casos de casais soro-discordantes eu mesmo conheci dois. Existem ainda redes sociais específicas, onde é possível conhecer pessoas com o mesmo diagnóstico e também conversar sobre o problema.
O importante seria a realização de um acompanhamento psicoterápico para que você possa expor suas angústias e receios, coisas que geralmente as pessoas guardam para si. Dessa forma, considero fundamental o acompanhamento neste primeiro momento, que é o mais difícil.
Quanto a maconha, embora minha opinião é de que sua vida será melhor sem ela, preciso expor os dados. A maconha pouco afetará sua imunidade e seu potencial de danos ao corpo é bem inferior quando comparado a outras drogas, como alcool e cocaína.
De toda forma, fico a sua disposição para mais esclarecimentos.

Sentidos Psicologia Psicólogo em Aquiraz

88 respostas

11 MAR 2018

Boa noite, Yuri! Entendemos o quanto o sentimento de traição pode ter te levado a pensar em inúmeras opções, incluindo a morte. Isso é muito grave e queremos parabeniza-lo pela coragem de pedir ajuda! Saiba que os avanços da medicina em relação às DSTs possibilita aos portadores uma vida praticamente normal, desde que se siga o tratamento de forma adequada. Procure o SAE da sua cidade, lá é oferecido atendimento psicológico e medicação gratuitos. Abraço

Estúdio Vida Positiva Psicólogo em Cachoeirinha

3 respostas

10 MAR 2018

Yuri, boa noite, realmente esse sentimento de ter sido enganado quando o outro quebra acordos da relação, doem mesmo, trás muitos conflitos, mas você pode decidir se continuar nessa relação vai te fazer bem ou vai te fazer mais mal. Quanto a vontade suicida, quero te dizer que existem outras saídas para tirar seu sofrimento. DSTs tem controles eficazes que podem te devolver uma vida quase que tranquila, procure um médico infectologista e uma psicoterapia pra te ajudar nesses conflitos, cuide-se sempre. Quanto mais estressado estiver, mais sua imunidade vai baixar e potencializar sintomas de outras doenças. Se puder evitar o uso da maconha é melhor ainda. Fique bem, espero ter ajudado.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Psicóloga: Marijara Pereira.

Café, Psicologia e Mulher Psicólogo em Araguari