Quem sou e o que quero?

Feita por >EvelynsoareZ · 3 out 2021 Transtornos personalidade

Eu durante anos peguei a personalidade dos outros, até mesmo as coisas ruins que as pessoas viviam eu comecei a dizer que vivia também. As coisas que gostavam, suas opiniões, seus medos, comidas favoritas, sonhos, profissões, o que eles seguiam, acreditavam, e etc, eu peguei pra mim.
Eu não sei quem sou, e parece que não quero saber, não tenho sonhos, nem planos, as pessoas que me amam parece que eu não amo e as que não amam eu amo e façonde tudo pra elas me amarem, é estranho.

A melhor resposta 4 OUT 2021

Olá Evelyn! Grato por escrever. Essas perguntas: "quem sou?" e "o que quero?" são perguntas que acompanham a humanidade ao longo da história. Nunca temos a resposta completa, plena. Somos pessoas em construção, somos pessoas em transformação, envolvidas em um mundo que vai transformando, criando coisas, possibilidades.
Temos que lidar com verdades provisórias.
O fato de querer que as pessoas que não te amam, amem, implica a tentativa de provar para si mesma, superações; o fato de não sentir amor pelas pessoas que te amam, envolvem conceitos errados, no sentido de pensar que o que está com você, é reprovável, velho, o que não está pode ser bom. Após conquistar perderá a graça.
Somos todos uma construção com difícil delimitação entre o que é individual e o que é social. Em síntese, para eu ser completo, preciso de você. Ao mesmo tempo somente sou completo, quando consigo diferenciar minha essência em relação ao que é tempero de troca social/cultural.
Será bom você rever tua identidade e planos, através de uma assessoria científica sistemática de um psicólogo
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

8604 respostas

9 OUT 2021

B noite a sua dúvida por não saber quem é e o que quer demonstra que o ambiente q vc vive não te favorece liberdade de pensamento . Nunca é tarde para recomeçar , tente com terapia.

ABS
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

8 OUT 2021

Oi Evelyn, tudo bem?!
Parece que você veio de um ambiente que já não te deu tanta liberdade, ou oportunidade para se encontrar verdadeiramente. Para construir o seu eu, para se conhecer. Muitas vezes passamos uma vida toda se adaptando aos outros, ao que o ambiente precisa de nós, ao que damos conta naquele momento.
Você percebeu algo muito importante e o melhor a fazer é criar um momento seu, em terapia, para poder descobrir quem você realmente é, o que busca, o que é importante para você, quem gostaria de ser.
Desejo que você encontre essas respostas na sua trajetória, não desanime, acredite você tem seu eu escondido ai, traga ele para sonhar, para opinar, para viver!

Jade Oliveira P. da Silva Psicólogo em São Paulo

3 respostas

5 OUT 2021

Olá, Evelyn! Na abordagem que atuo, entendemos que o ser humano é um "vir a ser", porque está sempre em mudança. Isso não deixa de lado valores, crenças e qualidades que ouvimos dos outros ou percebemos em nós mesmos. Muitas vezes o nosso contexto não deixa óbvio isso para nós, ou mesmo não acreditamos em muitas coisas sobre nós... muitas coisas acontecem em nossa vida e podemos ficar como que "perdidos". O espaço da psicoterapia é fundamental para aprendermos sobre quem somos, quem queremos ser... Grata pela pergunta!

Carolina Ferreira Psicólogo em Salvador

2 respostas

4 OUT 2021

Evelyn,
Certo... perfeito. Está colhendo o que plantou. ...
Faça o caminho inverso: ama a si mesma. Tenha a coragem de ser voce mesma. Tenha a ousadia de confrontar os outros, de fazer as suas escolhas independente do que os outros acham.
Contrarie todos, decida por voce mesma, assuma os seus gostos as suas preferências.
Faça Psicoterapia, para conhecer-se e identificar onde está copiando os outros, onde está a alienação sua e não está sendo voce.
Enquanto ficar alienada, não vive, não ama nem a ti e nem aos outros.

5817 respostas

4 OUT 2021

Ei, Evelyn
Que bom que está buscando ajuda!
A terapia é um espaço onde podemos passar a nós conhecer melhor, descobrimos muito sobre nós mesmos, exploramos possibilidades nossas, encontramos potencialidades, assim, consequentemente, alguns gostos, desejos e vontades podem ir aparecendo com o decorrer do processo
Espero ter ajudado
Conte comigo se precisar

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha