Quantas vezes ainda?

Feita por >Thai · 23 out 2019 Terapia de casal

Namoro a três anos. Temos histórias pessoais conturbadas e o relacionamento se iniciou em um momento complicado. Meus pais estavam se separando. Ele mantém traumas como (pais que se agrediam, pai que obrigava a mãe a manter relações sexuais, mãe drogada, pai dependente e brigas constantes no lar) e eu, venho de uma família difícil (insultos constantes, brigas entre os pais, separação, irmão usuário de drogas). Quando iniciamos nosso relacionamento, nos apegamos muito, a gente se ajudava. Mas, começou a surgir muito ciúme da parte dele, das roupas, das amigas, dos lugares que eu ia, se eu dançava em festas, ele me insultava. Chegou a me chamar de puta porque coloquei uma saia e passei batom vermelho. Começamos nos insultos, empurrões e hoje, estou toda roxa, meus braços, pernas. Ele me dava socos por um surto porque tive uma crise de Pânico e dizia que eu queria acabar com a vida dele. To me sentindo péssima. Nauseada só de lembrar. O pior é que quero ajudar ele e não consigo deixá-lo. Não sei como fazer.

A melhor resposta 27 OUT 2019

B dia. Acho q quem ta precisando de ajuda é vc. A maneira dele lidar com vc tem um lugar. Delegacia da mulher. Ele nao pode agredi la em hipotese alguma. Pense nisso. Vc que tem q ter forcas de impedi lo de ser assim c vc. Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

25 OUT 2019

Oi Thai,
Com certeza ambos precisam de ajuda para aprender a lidar com suas próprias emoções. Os modelos de relação afetiva que vocês (originado na relação de seus pais) tem estão muito distanciados de uma relação de confiança, amor, respeito, cuidado que toda relação madura precisa ter. Possivelmente vocês podem estar reeditando na relação de vocês algo que vocês nunca entenderam como lidar e tentam de algum modo resolver, mas sem entender a forma de se relacionar fica bem complicado. Então ambos precisam buscar ajuda, se quiserem continuar juntos. Sem isso, tem um sério risco de haver muito sofrimento.

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

24 OUT 2019

Olá Thai
Em um relacionamento é muito importante que cada pessoa esteja bem consigo mesma para trocar apoio, carinho, amor, etc. E não esperar somente do outro alguma satisfação. Nesses aspectos a psicoterapia pode ajudar muito.

Flávia Castilho de Oliveira Psicólogo em Brasília

3 respostas

24 OUT 2019

Bom dia Thai,
Diante do quadro que você descreveu os dois apresentam traumas por abusos psicológicos e emocionais
é importante que vocês procurem ajuda profissional para trabalhar essas questões.
Esses traumas ficam repercutindo na vida de vocês mas com a psicoterapias com certeza vocês irão superar.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

24 OUT 2019

Olá Thai!. Grato por participar. As pessoas sempre tentam encontrar explicações externas, quando na verdade elas devem ser internas. Não se pode controlar o mundo externo, como gostaríamos, não dá para escolher pais e mães. Por outro lado lado é possível ir, gradativamente amadurecendo e reorganizando o amor próprio e, consequentemente aumentando a autonomia e harmonia internas. Isso ficará mais facilmente direcionado com a ajuda de um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8602 respostas

24 OUT 2019

Situação difícil Thai!
A única coisa que pode fazer é uma retirada estratégica até as coisas se acomodarem. Ambos estão abalados e tem que recuperar a calma e a cabeça fria.
Quando der, convide ele para conversar sobre o que está havendo com voces. Que antes, se ajudavam e agora se agridem. Se não conseguir conversar voces dois, solicite ajuda de um Psicoterapeuta para intermediar, para não sofrer novas agressões.
A Psicoterapia é mais do que necessária para ajudá-los a entender o que está acontecendo e resolver.
Dá para resolver, desde que voces entrem em sintonia e queiram mudar. O fato dos pais serem como descreveu não justifica a atitude de voces.