Quando eu sei que eu quero algo?

Feita por >Carlos · 17 mar 2019 Desenvolvimento pessoal

Quando eu sei se quero fazer algo, ou quando faço algo para agradar os outros?
Faço muitas coisas para agradar os outros e não sinto vontade de sair e fazer nada, so faço para agradar os outros.
Ex... quando eu faço o cabelo e barba é para mim ou para agradar os outros? Tomar banho, se arrumar.
Quando cumprimento alguém, é para agradar os outros ou para me agradar?
Por que me preocupo com os outros, se é para agradar eles. É por que eu quero mesmo? Ou só quero uma aprovação?

A melhor resposta 18 MAR 2019

Olá Carlos
Para responder às suas perguntas é preciso conhecer mais sobre você, ou seja, conhecer seus valores. Quando fazemos as coisas motivados pela culpa, pelo medo de sermos julgados, de não sermos aceitos, recompensados ou reconhecidos, a vida fica em prol dos outros.
O que é diferente de fazer as coisas porque queremos genuinamente que a vida seja melhor para nós e para os outros. Quando fazemos nossa higiene pessoal, ficamos limpos e com aparência normalmente aceita, o fazemos para contribuir com a harmonia do local em que vivemos? Ou fazemos para evitar punições de diversas formas, por exemplo sermos excluídos do grupo?

É preciso que você se conheça melhor e avalie as consequências de longo prazo das suas ações. E depois analisar se essas ações estão de acordo com o que você quer para sua vida.
Abraço
Roberta Bouchardet

Anônimo-351453 Psicólogo em Foz do Iguaçu

216 respostas

19 MAR 2019

Olá Carlos,

Suas questões são complexas e dependem de um grande esforço e grande conhecimento pessoal. Não são fáceis de serem respondidas. Se conhecer e mesmo conhecer a origem destas duvidas é um caminho a ser trilhado. De certa forma tem-se sempre dois lados de se fazer algo, dois ganhos, e sempre a pergunta “foi feito por um desejo próprio ou desejo de satisfazer o outro? Talvez um pouco dos dois ou nenhum dos dois. O mais importante seria: como você está vendo isso? O que sente? Como sente? O que entende? Como entende? Certa “troca” sempre acontece em maior ou menor escala e identificar isso é bastante complexo. Quem se beneficia com “isso” é algo de extrema complexidade pois vários padrões, mesmo implícitos e inconscientes, são seguidos, entretanto conhecer seus padrões é o melhor para saber se está fazendo para você ou para o outro. Percebe-se que no momento é algo que te afeta em grande escala, por isso identificar os motivos deste incomodo seria o ponto inicial para tentar identificar. Enquanto lia me veio o questionamento: “quem sou eu e onde me separo do outro?”. Acredito que para encontrar essa diferenciação serão necessárias muitas reflexões, claro no seu momento e sempre atento ao que tudo isso vem causando em você. Caso seja necessário, no seu ponto de vista, procure ajuda, algo que te mostre todas as suas reflexões de uma forma que você ainda não tenha as percebido.

Agradeço por compartilhar parte das suas reflexões.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

18 MAR 2019

Olá Carlos, seu questionamento é pertinente uma vez que vivemos em sociedade e muitos de nossos comportamento segue um ritual para se poder estar e interagir em sociedade sem ser rotulado de normal ou anormal, mas se este comportamento vem gerando desconforto psicológico a ponto de você se perceber em desconformidade com o seu universo subjetivo como pessoal é porque se faz necessário a busca de um conhecimento maior para que você possa se autoconhecer e perceber se estes pensamentos geram ou não sofrimento, e se geram, o que está por trás gerando tais sontomas. Porque tais sintomas podem está por trás de uma possível depressão ou não. Mas você só saberá mediante ajuda psicológica.
Espero ter ajudado, à Psicóloga Ussénade.
Um abraço e se cuide.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife