Quando a pessoa se afasta, a culpa é minha?

Feita por >Micka · 17 out 2020 Habilidades sociais

Conheci um rapaz em uma rede social e a conexão foi instantânea. Conversamos durante quatro meses , quase todos os dias e sempre com muitos interesses em comum e muita vontade de ambas as partes de marcar um encontro pós pandemia. Como moramos em cidades diferentes porém muito próximas, tentamos marcar algumas vezes um encontro mas não deu certo. De repente, ele parou de responder e mandar mensagens com frequência. A última mensagem que mandei já faz quase sete dias e ele nem sequer leu a msg. Ele alegou que sempre foi muito compromissado e que agora os compromissos voltaram de novo. Que a semana foi tensa, e que ele tentou se organizar pra me responder mas acabou aparecendo mais coisas para fazer. Mas notei que ele respondeu algumas pessoas no instagram e sempre aparece online em outras redes e no whatsapp. Devo encarar isso como uma falta de interesse da parte dele ou devo esperar ele me procurar e devo acreditar que ele realmente está ocupado? tenho certeza de que não fui invasiva e nem fiz nada para ele se afastar. Mas para uma pessoa que sempre falou que queria me ver e de repente sumir não sei o que pensar. E fico achando que não signifiquei nada, não marquei ele em nada e nem sirvo pra amizade.

A melhor resposta 18 OUT 2020

Ola Micka! Obrigado por escrever. Em termos mais amplos, quando uma pessoa se afasta é porque se aproximou. Isso é saudável: somente pode haver afastamento quando há aproximação. Quando as pessoas escolhem redes sociais, escolhem o mais cômodo, mais fácil, mais superficial, extremamente pobre (não há sequer aproximação física). Na maior parte das vezes fazem isso por falta de treino de troca social. Pode ser que este tipo de energia esteja predominando no mundo emocional dele.
De outro lado, por você, para você, treine a troca social real, minimize o uso de televisão, telefone, rádio, internet, rede social e toda essa parafernália de comunicação superficial, na maior parte das vezes, de submissão. A condução da tua vida para o treino social é sim, responsabilidade sua. Faça teatro, pratique esporte coletivo de contato, participe de grupos éticos e reais.
Abraços virtuais (em tempos de longo período de alta taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

22 OUT 2020

Micka, a vida é uma constante mudança...voce pode ter tido um significado p ele em um momento e atualmente ele se disse muito ocupado. De tempo ao tempo. Se ele voltar é pq foi importante p ele se não voltar vida que segue, faça novas conquistas tb.. Se permita. Abs Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro