Qual o profissional que procuro para avaliar um quadro de TDA?

Feita por >Paulo Vasconcelos · 6 nov 2015 TDAH

Desde criança tenho dificuldade em absorver informação, ler e entender o que estou lendo, me manter numa profissão e concluir alguma ação até o fim sem auxílio de outra pessoa. Sempre me distraio e perco o foco. Muitas vezes vou ao computador fazer alguma coisa e passo horas fazendo outras coisas que não eram o que inicialmente eu fui fazer. Estou com 49 anos e só agora percebi que tem algo errado e que foi um obstáculo a minha vida toda. Gostaria de uma avaliação e saber qual profissional procurar.

A melhor resposta 8 NOV 2015

Olá Paulo, primeiramente é importante procurar um neurologista que irá fazer a investigação de seu caso e provavelmente irá solicitar uma avaliação neuropsicológica com um neuropsicólogo, para determinar se realmente é um quadro de TDA. Espero ter ajudado!

Alessandra Datto Psicólogo em São Paulo

8 respostas

9 NOV 2015

Olá Paulo, primeiro você precisa fazer uma avaliação médica com clinico geral e depois com neurologista para verificar toda parte física, assim você terá um prognóstico se esta dificuldade está relacionada não só com o aspecto cognitivo mas também o orgânico, depois faça uma avaliação do seu desenvolvimento intelectual com um psicologo(a) para avaliar suas dificuldades, desta forma você terá uma visão geral do que você tem e poderá iniciar um tratamento para ter uma melhor qualidade de vida.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

9 NOV 2015

Olá Paulo,
É muito importante que primeiro procure um psiquiatra que vai dar um diagnóstico mais preciso, pelo que você falou dos seus sintomas parece ser mais problemas comportamentais que neurológicos, por isso o psiquiatra e em paralelo um bom psicólogo que já tenha experiência com TDAH, esse profissional vai te ajudar a organizar sua vida como um todo. Independente de qualquer abordagem terapêutica, procure esse profissional que vai te acolher e compreender seus sintomas para que possa te dar direcionamento.

9 NOV 2015

Procure um neuropsicólogo, que irá fazer uma avaliação com testes psicológicos.

8 NOV 2015

Bom dia Paulo. Seus sintomas é característica de pessoas hiperativas. Sugiro a leitura do livro Mentes Inquietas da autora Ana Beatriz. O processo terapeutico pode ajudá-lo. Procure ter foco nos objetivos e no que irá trabalhar na terapia, o profissional não precisa ser especialista em déficit de atenção. Boa sorte e leitura. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

7 NOV 2015

Paulo, boa tarde!

Para fazer este diagnóstico seria interessante procurar um neurologista e um neuropsicólogo, que poderá fazer uma avaliação psicológica mais detalhada e confirmar ou não sua suspeita. A partir daí você poderá conduzir um tratamento, seja medicamentoso e ou psicoterápico.

Psicóloga Hely Tavares Psicólogo em Vitória

16 respostas

7 NOV 2015

Oi Paulo,
Primeiro você precisa procurar um psiquiatra para um melhor diagnóstico, pelo que você relata é mais um problema comportamental do que neurológico, e o melhor diagnóstico de TDAH é feito pelo psiquiatra. Em paralelo um bom psicólogo que tenha experiência nesse tipo de transtorno, independente da linha terapêutica de atuação desse profissional, pois deve-se levar em consideração o acolhimento do profissional , o vínculo terapêutico e a experiência para que possa te ajudar a organizar, reconstruir e minimizar todos obstáculos que atravessa seu caminho.

Psicóloga ​Leila Spezani Psicólogo em Rio de Janeiro

11 respostas

7 NOV 2015

Oi Paulo. Primeiro passo é ir ao neurologistas, para saber como funciona as sinapses, que é comunicação entre os neurônios, a medicação pode te ajudar a focar mais, o psicólogo te ajudará a organizar a sua vida, principalmente ajuda-lo a entrar em contato consigo e com o mundo a sua volta. Tudo vai dar certo.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

7 NOV 2015

Olá Paulo. Para o diagnóstico de TDA você deve procurar um psiquiatra. Ele irá investigar possíveis causas físicas para o seu problema e, caso seja confirmado o TDA, o encaminhará para tratamento com um psicólogo, de preferência da abordagem Cognitivo Comportamental.. Espero ter ajudado. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu