Qual o problema do meu filho?

Feita por >Fernanda · 16 mar 2021 Adolescência

Meu filho tem 14 anos, e desde os 10 anos, mais ou menos, tem demonstrado comportamentos estranhos. Este ano, porém, a coisa tem se intensificado, e eu tenho andado muito estressada e preocupada com ele. Vou citar exemplos.. ele lava as mãos toda hora, mas não quer tomar banho todos os dias, insiste em fazer as aulas, que estão sendo online por causa da pandemia, no meu celular, pois diz que o computador dele é só para jogos, insiste em deixar o material escolar e o fone de ouvido na sala e não no quarto que é onde fica o computador, então, todo dia de manhã ele fica no leva e traz. Não presta atenção nas aulas, não copia o que os professores passam, quando perguntado não sabe dizer se tem ou não dever, etc.. não come nem bebe nada até a aula terminar, quer usar apenas uma única bermuda para sair, não se esforçar para nada e não tem motivação. Não gosta de me ouvir cantar e me pede pra parar, ele mesmo não canta nem dança, ou seja, não acho meu filho um adolescente normal. Tenho andado exausta de sempre ter que repetir as mesmas coisas pra ele e de ter que lidar com esse tipo de comportamento. Já levei a dois psicólogos e os dois disseram que o meu filho não tem nada, mas não consigo concordar com isso. Me ajudem, por favor!

A melhor resposta 17 MAR 2021

Fernanda, vc é mãe, então está no dia a dia com seu filho. Tudo q vc observa de estranho nele é o q está fora do padrão do q vc considera normal.
Pelo seu relato seu filho tem alguns vícios de comportamento que podem ser de TOC(transtorno obsessivo compulsivo). Além disso, pelo seu relato, ele parece estar depressivo tbm.
Tudo isso baseado no seu relato, mas o contato com ele é q vai confirmar ou não hipóteses. Através de atendimentos, durante um tempo de no mínimo 2 meses a 3 para conseguir um diagnóstico.
Caso interesse conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

18 MAR 2021

Boa tarde Fernanda tudo bem?

Importante que você esteja atenta ao seu filho, parabéns.
Seu filho vem apresentando mudanças de comportamento desde os 10 anos, claro que temos justamente nesta fase a mudança de fases do desenvolvimento, saindo da pré adolescência, indo para adolescência e depois para fase adulta, ou seja: Uma carga imensa de hormônios percorrendo nosso organismo 24 horas por dia, que alteram nossa voz, corpo, humor e personalidade certo?
Seria interessante você agendar uma avaliação psicológica, fico á disposição, mas de antemão, o que quero lhe indicar é que converse com ele diariamente, veja como está o humor dele. Pergunte sobre isso, filho como você esta hoje? O que você está sentindo? Filho eu estou aqui para ajudar você, para entender você, etc...
O que quero sugerir a você Fernanda é que consiga estabelecer com ele rotina de diálogos, para que ele possa inclusive deixar mais claro se há ou não sintomas de um possível transtorno ou doença como uma depressão por exemplo, ou se de repente esta maneira de ele se comportar é algo passageiro da formação de personalidade e que irá passar depois como em muitos de nós quando tínhamos esta idade.
Qualquer dúvida estou á disposição.

Abraço,

Dra. Simone Monfré Sacilotto
Psicologia e Medicina Psicossomática

Simone Monfre Sacilotto Psicólogo em Salto

7 respostas

18 MAR 2021

Fernanda, seu filho está vivendo um período muito intenso, onde as emoções dele estão confusas e sua personalidade está sendo construída e solidificada. Muitos são os conflitos internos que ele tem vivido, juntamente com ele, você também vive intensamente essa confusão emocional.
Aconselho você a procurar um psicoterapeuta não só para ele, mas análise pessoal sua também. Você merece cuidados, compreensão e ajuda nesse momento que está sendo difícil, pois suas emoções podem se confundir com as emoções dele.

Kayane Lages Psicólogo em Pelotas