Qual a idade mínima para levar uma criança ao psicólogo?

Feita por >Dayane · 8 ago 2018 Habilidades sociais

Minha filha tem 4 anos e meio, e tem dificuldade. Para interagir com as crianças na escola, ela é muito tímida.

A melhor resposta 19 AGO 2018

Oi Dayane! Não existe uma idade mínima para levar a criança no psicólogo, porém se a criança tiver menos de três anos é indicado psicoterapia pais-bebê, onde os pais participam junto com o bebê do atendimento. Inclusive tem vários psicologos especializados nesse tipo de atendimento. O ideal é os pais sempre buscarem atendimento na medida que sentirem necessidades.

Gabriela de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Pelotas

17 respostas

10 AGO 2018

Oi Dayane
Não há idade mínima para cuidar da sua mental.
Se você percebe que ela poderia se beneficiar desse trabalho, o que acredito que sim, pelo seu breve relato, leve-a a um psicólogo infantil.

Estou à disposição
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

9 AGO 2018

A idade dela está ideal mas não existe idade mínima , hoje se fala até em psicoterapia com bebês.

Psicóloga Eva Karine Psicólogo em Caruaru

27 respostas

9 AGO 2018

Boa noite, Dayane,
Há várias vertentes na psicologia que proponham uma "idade inicial" para se fazer terapia. Mas todas concordam que tudo começa quando a criança aprende a ter alguma autonomia, o que geralmente se dá por volta dos 3 a 4 anos, época da chamada "primeira consciência", em que a criança começa a se diferenciar dos pais, construindo a própria personalidade.
Proponho uma conversa sobre suas inseguranças, primeiramente, antes de falar em colocar sua filha em terapia. Entenda o que a aflige, antes de mais nada.
Se quiser conversar um pouco mais, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

8 AGO 2018

Boa tarde Dayane. Como a colega falou, não há idade mínima para iniciar psicoterapia. O atendimento de crianças é denominado ludoterapia, onde, através de brincadeiras e recreação interativas: psicólogo e criança, é possivel perceber o processo da criança e ajudá-la no desenvolvimento saudável.
Espero ter colaborado de alguma forma. Abraços, Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

8 AGO 2018

Oi Dayane, boa tarde!
Não há idade mínima para atendimento infantil. É um processo que vejo como preventivo na infância, permitindo à criança um espaço potencial para elaborar questões que possam gerar ansiedade, fantasias, medos e etc. Não há contraindicação.
Espero ter podido ajudar.
Estou à disposição!
Abraço,
Monique

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo

46 respostas

8 AGO 2018

Olá Dayane, sou a Psicológa Ussénade. Há vários fatores que favorece a este comportamento introvertido de sua filha que são genético (mas não determinante), influência do ambiente familiar (superproteção ou pais autoritários). O que posso dizer é que uma criança não nasce sabendo o que é o medo, a insegurança e ansiedade, isto é aprendido dentro do ambiente familiar. Para que se possa entendê-la e investigar o que está ocasionando este comportamento citado por você seria bom não reforçar esses sintomas e procurar ajuda de um psicólogo em sua cidade para acompanhá-la.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife