Quais os pontos positivos da ludoterapia para o desenvolvimento infantil?

Feita por >Lais · 21 abr 2016 Ludoterapia

Bom dia! Gostaria de saber os pontos posivitos que a ludoterapia pode gerar no desenvolvimento de uma criança.

A melhor resposta 22 ABR 2016

Olá Laís, boa noite! A ludoterapia é uma técnica e recurso para entrar em contato com a linguagem da criança. Nós adultos (saudáveis) sabemos nos expressar por meio da linguagem corporal e do discurso. Para tanto a criança precisa ser compreendida através de seu universo e é a partir da queixa dos pais e responsáveis que o psicólogo pode entrar neste infinito particular. Quanto ao auxílio no desenvolvimento, o processo articula melhoras em vários âmbitos, mas é necessário um aprofundamento maior para compreender o problema em questão, é imprescindível a participação dos pais e responsáveis neste processo para que seja efetivo. Espero ter auxiliado, estou a disposição!

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

28 ABR 2016

Olá Laís! Para lidar com a criança é fundamental entrar no mundo dela, e a ludoterapia é um recurso natural, com técnicas. Brincar é um recurso com brinquedos e brincadeiras e também o profissional que atua, deve ter grande observação visual e auditiva. brincando aos poucos vamos entrando no universo criativo da criança, a partir da queixa de responsáveis. Dentro desse processo de desenvolvimento há melhoras no comportamento. Abraço.

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

25 ABR 2016

ola Lais!!! saudaçoes!!!!! a Ludoterapia `destinada ao tratamento psicologico infantil....terapia atraves do brincar...atraves do brincar, jogar,etc. a criança pode expressar seus sentimentos e conflitos psicologicos e, atraves e, com, o terapeuta, vai elaborando estes conflitos e encontrando novos comportamentos .ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa- hipnologa- fones:

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

24 ABR 2016

A Ludoterapia é uma terapia que utiliza os brinquedos e jogos como forma para a criança se expressar. É uma técnica interessante, visto que a criança ainda não desenvolveu completamente a linguagem verbal e simbólica para que possa se expressar verbalmente. A ludoterapia é mais indicada no caso de a criança estar apresentando algum atraso no desenvolvimento corporal, cognitivo, de aprendizagem, ou seja, que não esteja dentro do esperado. Por isso é importante a avaliação prévia de um psicólogo antes de iniciar a ludoterapia.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

23 ABR 2016

Bom dia Lais. A criança aprende muito brincando, elas são expressivas e espontâneas, sentem e vivem. A ludoterapia usa estas características para buscar sentimentos de raiva, tristeza e repulsa e transformá-los em sentimentos de alegria e prazer. Os sentimentos quando transformados liberam traumas. Espero ter contribuído. Saudações, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

22 ABR 2016

Boa tarde,
A infância é a fase onde a criança tem uma imaginação fértil,a ludoterapia vem auxilia essa criança a ter um desenvolvimento emocional,intelectual,social. O brincar tem um poder essencial e pode auxiliar na boa formação infantil. Na fase da infância é onde essa criança terá condições de exercer sua criatividade. Essa criança terá um desenvolvimento mais natural e eficiente, pois a ludoterapia dará a ela a possibilidade de se reconhecer como ser.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

22 ABR 2016

Bom dia, Laís. A ludoterapia é uma das abordagens utilizadas para trabalhar com crianças. Estas, ao contrário de nós adultos, ainda não conseguem se expressar através do discurso - o que as preocupa, o que estão sentindo... Sendo assim, a ludoterapia utiliza de técnicas como o desenho, o brincar, o representar histórias, entre outras, pois a criança 'brinca' seus sentimentos, pensamentos. E o profissional que trabalha com crianças tem condições de perceber o que pode estar acontecendo com a criança em questão e auxiliá-la na melhor compreensão e enfrentamento das possíveis situações que a perturbam. A participação dos pais é muito importante durante o processo - fornecem informações e também recebem orientações em como auxiliar a criança frente às suas dificuldades. Espero ter esclarecido. Qualquer dúvida, estou a disposição. Abraço

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

22 ABR 2016

A criança aprende a lidar com a vida brincando, então é muito mais produtivo que a terapia seja lúdica para alguém que ainda não sabe verbalizar seus conflitos

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

22 ABR 2016

Boa noite Lais.
A ludoterapia é uma forma do profissional compreender a dinâmica da criança nas suas relações. Através da brincadeira a criança nos traz muitas informações.
Néia Armando

Psicóloga Valdineia S. Armando Psicólogo em Barueri

25 respostas

22 ABR 2016

Boa noite Lais

A Ludoterapia pde ajudar no desenvolvimento da criança porque vai ajudá-la a expressar-se por meio de jogos e brincadeiras. Assim , muitos conflitos vivenciados poderão ser trabalhados durante as sessões. Porém, é importante que a família colabore ajudando a criança em casa também. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava