Quais as regras básicas de boa convivência em grupo?

Feita por >Lucilena · 13 jun 2017 Psicologia clínica

A melhor resposta 14 JUN 2017

Respeito e tolerância com as diferenças
Empatia
Delegação de tarefas
Participação e colaboração de todos.

Maitê

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

14 JUN 2017

Lucilena!
Existem algumas questões básicas que eu acredito serem fundamentais para a fluidez na convivência de qualquer tipo de grupo:
- Respeito por opiniões distintas (apesar de geralmente as pessoas de um grupo terem características parecidas, haverá diferenças - opiniões principalmente - nesse caso você não necessariamente precisa concordar, mas sim respeitar.
- Comunicação - clara e transparente.
- Saber sua hora de ouvir, mas também de falar. Todos tem direito, mas com um mínimo respeito e organização para que a troca e a comunicação gere uma discussão "saudável".

abraços!

Daiane Haas Psicóloga e Coach Psicólogo em São Miguel d'Oeste

16 respostas

14 JUN 2017

Olá Lucilene, as regras são básicas, saber respeitar, ter empatia, saber escutar e não fazer inércia social no outro, ou seja, não se escorar no outro evitando dessa forma estabelecer relação de uso e abuso sobre o outro e se colocar de forma diretiva e objetiva para o crescimento em conjunto do grupo.
À Psicóloga Ussénade, boa sorte!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

14 JUN 2017

Oi Lucilena!

Respeito e empatia são os principais pontos.

No mais, a comunicação eficaz contribui para o fluxo das interações.

Abraços!

Kelly Marques Psicologia Psicólogo em Maceió

8 respostas

14 JUN 2017

A regra básica é o respeito. Com respeito, tudo se resolve bem.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas