Psicoterapia com idosos

Feita por >Jeane Sintra · 5 jun 2015 Psicologia social

Poderia explicar melhor sobre psicoterapia com idosos?

Quais os benefícios e por que é importante?

Grata.

A melhor resposta 5 JUN 2015

Olá Jeane!

A psicoterapia é um processo que leva ao autoconhecimento do Ser, independente de idade, classe social ou etnia. Proporciona melhor qualidade de vida, compreensão das próprias vivências e amplia o olhar sobre o mundo. Algumas Abordagens psicológicas, como a Humanista, permitem que esse processo seja mais rápido e eficaz, o que para o segmento da terceira idade se configura como a melhor indicação. Mais informações é contactar. Desejo-lhe muita paz!

Cristina Santos Psicólogo em Recife

40 respostas

12 JUN 2015

A psicoterapia com idosos ocorre de forme similar a psicoterapia convencional, com

alguns ajustes de acordo com a queixa do paciente e de suas limitações. Alguns idosos

tem dificuldade de locomoção, limitações na audição ou visão, podem ser portadores de

demências ou outros tipos de doenças degenerativas e tudo isso requer algumas

adaptações por parte do terapeuta. O contato constante com a família é indispensável

para reunir informações sobre a evolução do quadro.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 JUN 2015

Olá Jeane. Entenda que psicoterapia é um processo para serem desenvolvidas algumas significações, mediante a orientações e intervenções psicológicas, portanto se a pessoa, seja ela de qualquer idade, estiver lúcida, há compreensão. Então poderá haver mudanças de pensamentos, consequentemente de comportamentos. O fundamental para as pessoas da melhor idade é a qualidade de vida.

11 JUN 2015

Boa noite Jeane. A psicoterapia com idosos é importante porque esta é uma fase do ciclo vital onde há perdas de papéis e necessidade de ressignificá-los, geralmente há uma inversão da parentalidade, isto é, os pais tornam-se filhos na necessidade de serem cuidados ao invés de serem cuidados, há muitas despedidas nesta fase, a solidão passa a ser maior e tudo isso leva a uma perda da qualidade de vida. Na psicoterapia de idosos, o objetivo é caminhar com eles ressignificando papéis e abrindo uma visão de futuro com maior qualidade de vida.

11 JUN 2015

Olá Jeane. A psicoterapia com idosos é importante pois nessa fase de vida ocorrem perdas não só no circulo de amigos como também na qualidade de vida em fução da saude,da perda dos papéis desempenhados até então( como provedores, e esteio familiar), há uma inversão de papéis de cuidadores para cuidados ,aumento da solidão e dificuldade de estabelecer planos para o futuro. A terapia busca clarear e expandir esse horizonte de maneira a adquirir qualidade de vida.

Lea Maria Vicari Psicólogo em São Paulo

51 respostas

9 JUN 2015

Jeane, Atualmente, observa-se o aumento da busca de psicoterapia no tratamento dos idosos. Nesta faixa etária os objetivos da psicoterapia são bem amplos, como o aumento da adesão a tratamentos médicos, a redução dos sintomas, a elaboração do luto relacionado às perdas decorrentes das modificações no corpo, nos papéis sociais e familiares e, principalmente, a melhora na qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. As intervenções psicológicas também podem aumentar o funcionamento social e ocupacional e a capacidade de manejo de situações estressantes. Um psicoterapeuta capacitado deve conhecer as características, dores, sofrimentos e angústias próprias desta idade, para melhor atender ao paciente. Um abrç, Cristina Vasconcelos

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

9 JUN 2015

A psicoterapia é importante em qualquer idade, mas na terceira idade os benefícios são imensuráveis. Quando envelhecemos nosso organismo passa por várias transformações, muitas vezes o idoso não está preparado psicologicamente, gerando uma série de conflitos. A psicoterapia além de ajudar nesse processo, irá prevenir e tratar as doenças que poderá surgir nessa idade. O idoso irá compreender que envelhecer é algo natural e sua rotina sofrerá várias transformações e limitações consciente disso evitará sofrimentos, podendo usufruir dos benefícios que poderá ter nesta fase da vida.

Psicóloga Luzinete Vasconcelos Psicólogo em João Pessoa

70 respostas

8 JUN 2015

Bom dia Jeane,

A psicoterapia nesta fase da vida, busca acolher as questões emocionais que a pessoa traz, de forma cuidadosa e respeitosa, pois geralmente, as crenças já estão muito cristalizadas, devido ao avanço da idade. Buscar a consciência de si mesmo e deste momento, abrindo novas possibilidades de percepção, costuma oferecer bons resultados.

Atenciosamente,
Luciana Cataldi

Luciana Espinola Cataldi Psicólogo em Rio de Janeiro

2 respostas

8 JUN 2015

Olá! A Psicoterapia é importante em qualquer idade. Ela é uma ferramenta de promoção de bem estar. Ajuda a identificar nossas formas de funcionamento. Através da psicoterapia entramos em contato com nossas emoções e sentimentos muitas vezes reprimidos. Esse mecanismo faz com que uma vez cientes daquilo que nos incomoda, aflige, possamos escolher entre permanecer naquele lugar ou não.

Marcela Figueiredo Stohler Psicólogo em Rio de Janeiro

3 respostas

8 JUN 2015

Olá Jeane, boa tarde!
A Psicoterapia é importante em qualquer idade, pois os conflitos, angústias e dificuldades estão presentes em todas as fases de nossas vidas. É importante ressaltar, também, que na terceira idade, muitas são as mudanças e transformações físicas, fisiológicas e da rotina do sujeito. Além disso, nesta fase, muitas limitações se tornam presentes e deixamos de fazer diversas coisas que antes podíamos realizar. Outro fator importante, é que com a "velhice", há o sentimento de que a morte se aproxima cada dia mais e tais pensamentos e sentimentos geram uma significante angústia. Concluindo, muitos são os fatores que tornam a psicoterapia indispensável ao idoso. No entanto, é importantíssimo ter em mente que, cada sujeito é único e que suas demandas, conflitos, angústias e dificuldades são vividas e experienciadas de maneira singular.
Espero ter ajudado.
Até mais!
Gislaine

8 JUN 2015

Boa tarde, Jane. O idoso, como qualquer outra pessoa, possui sentimentos, traumas, medos, solidão. A psicoterapia irá ajudá-lo a ter qualidade de vida, na medida em que lhe possibilite partilhar esses sentimentos e sentir-se acolhido. Muitos idosos não tem quem os ouça, acarretando solidão profunda e depressão. Precisamos dar atenção aos idosos, valorizando seus sentimentos e acolhendo-os com carinho e respeito.Um abraço. Rosí.

8 JUN 2015

Toda psicoterapia exige acolhimento e atenção. E com os idosos não é diferente.
A psicoterapia vai levá-lo à reflexão diante das adversidades da vida, fortalecendo para lidar com seus anseios e dificuldades.

8 JUN 2015

É essencial para o idoso perceber-se que ele é importante seja nas relações sociais (família, amigos, atividades lúdicas ou religiosas) e que não está em processo de finitude. A psicoterapia vai trabalhar a sua importância na interação com seu aspectos pertinentes. Elevando a sua motivação, inteligência e importância como pessoa, para não deixar depressão, ansiedade, demência, Parkinson, Alzheimer, etc.

8 JUN 2015

Jeane, a neurociência nos mostra que a neuroplasticidade é constante, a todo momento estamos modificando nosso cérebro, seja fortalecendo conexões já existentes, a partir de nossas ações e pensamentos, seja construindo novos circuitos neurais. Enquanto estamos vivos, estamos nos modificando, e podemos e devemos atentar para nossos processos, cultivar nosso equilíbrio e bem-estar, nossa capacidade de tomada de decisões, aprimorando nossa saúde, nosso sistema imunológico (já sabidamente, altamente correlacionado ao nosso modo de vida), e buscando sempre as condições de nossa felicidade. Estou a disposição para lhe fornecer mais dados e informações. Abraços, cuide -se bem!

Ana Caner Psicólogo em São Paulo

6 respostas

8 JUN 2015

Na verdade a psicoterapia para idosos, é focado na qualidade de vida da paciente. Eu utilizo a técnica do Treinamento Autógeno para ter mais equilíbrio mental e físico.

Clínica Psicológica Rosana Laiza Psicólogo em São Paulo

38 respostas

7 JUN 2015

Bom dia Jeane,

Os benefícios da psicoterapia para o idoso podem ser várias, como promover melhora na habilidade social, por está em maior contato relacional durante processo de psicoterapia. Ampliar seu autoconhecimento, por compreender melhor seu próprio funcionamento. Desenvolver habilidade em resolver problemas. Estabilizar seu humor, percebendo novas possibilidades para lidar com situações adversas. Ter um espaço para pensar em meios de melhorar sua saúde e qualidade de vida e aplicá-las no dia-a-dia.

Disponha, Joyce Cassimiro

Joyce Cassimiro Psicólogo em Brasília

3 respostas

6 JUN 2015

Olá Jeane, boa tarde!

A Psicoterapia é importante em qualquer idade. Pois em todas as fases de nossas vidas, há angústia, conflitos e dificuldades.
Especialmente na terceira idade, essas angústias e conflitos podem se acentuar, devido as transformações físicas, fisiológicas e da rotina do idoso. Além disso, nesta fase, muitas limitações se tornam presentes e o sujeito deixa de realizar diversas atividades que antes era capaz.Tais fatores podem resultar em uma baixa autoestima.
Outro aspecto significante, é que com a "velhice", há uma maior consciência da morte, sentimentos e pensamentos de que ela está mais próxima cada dia mais, o que pode gerar uma grande angústia no sujeito.
Muitos são os fatores que requerem a ajuda de um profissional de Psicologia, mas é de extrema importância ter em mente sempre, que todo sujeito é único e que todas as experiências, sentimentos, pensamentos, angústias e conflitos são vivenciados de forma singular.

Espero ter ajudado.

Até mais!!

Gislaine

Gislaine Rocha Psicólogo em Rio Claro

1 resposta

6 JUN 2015

Olá Jeane

os motivos que trazem o idoso para a psicoterapia são os mais variados: problemas de relacionamento, episódios depressivos, ansiedade, processos de luto, relacionamento familiar, necessidade de adaptação ou reabilitação diante de uma doença ou condição de dependência, anorexia, dificuldade para perder peso, sexualidade, perdas cognitivas, alcoolismo, aposentadoria, entre muitas outras.
Como qualquer outra fase do desenvolvimento humano, a velhice é um momento que exige mudanças e adaptações, nas quais estão presentes ganhos, perdas, potencialidades e limitações. Fase que produz no imaginário humano uma série de concepções, fantasias, crenças, imagens, idéias, sentimentos, etc.
Penso que “envelhecer bem” depende de um delicado equilíbrio entre as perdas e os ganhos vindo com o envelhecimento. É preciso compreender que cada fase da vida tem seus desafios e objetivos a serem cumpridos e isso não é diferente na velhice.
recuperar tesouros que foram deixados para trás. Assim, a psicoterapia voltada para a terceira idade se transforma em uma ferramenta preciosa para que os idosos possam enfrentar satisfatoriamente os desafios trazidos por essa nova fase da vida.

Anderson Souza Carneiro Psicólogo em Salvador

1 resposta

6 JUN 2015

Durante o envelhecimento alguns processos fisiológicos, emocionais e sociais, sem dúvida, acontecem e merecem atenção e consideração. Por isso é muito importante cuidar do idoso, tendo sempre em vista a psicologia do idoso.
Pensar nessa fase da vida como sendo ainda produtiva e possível de ser bem vivida é uma tarefa de todos nós. Visando um bem-estar físico, social e psicológico, algumas medidas podem ser tomadas.
A psicoterapia com o idoso visa também beneficiar os cuidadores e a família, uma vez que ao se cuidar, ao se dar o devido valor, ao saber se posicionar melhor frente às adversidades da vida, a pessoa saberá também lidar de maneira mais adequada e adaptada com todos os que com ela convivem.
As sessões de terapia do idoso seguem o mesmo padrão e modelo das demais – são encontros semanais sempre visando uma melhora de qualidade de vida do cliente, adaptando-os às necessidades e anseios de quem busca mais do que auxílio – uma nova maneira se ver e se posicionar no mundo, com mais alegria, otimismo e bem-estar.

Mariana Miranda Corcetti Dotto Psicólogo em São Carlos

2 respostas

6 JUN 2015

Ola, Jeane !
Não há uma correlação entre idade e necessidade de psicoterapia.
Ha muitas pessoas que estão na terceira idade e não sentem necessidade de faze-la.
Se a pessoa não tem necessidade de refletir sobre suas relações, sua auto imagem, suas percepções, sobre algum fato ou aspecto que não foi bem vivido ou processado, se não apresenta conflitos insuportaveis ou um grau de ansiedade ou angústia que prejudique sua relação consigo ou com o mundo, entre outros aspectos então não há a necessidade.
Note que mencionei todos esses aspectos atrelados a percepção de necessidade individual da pessoa de terceira idade. Mesmo que o outro perceba essa necessidade ainda assim não tem significado se a própria pessoa não o perceba ou de significado para isso.
Caso a pessoa de terceira idade sinta essa necessidade de uma psicoterapia esse processo poderá ser de imensa riqueza para ela no sentido do auto conhecimento, percepção de suas incongruências, auto imagem, saúde de suas relações nas mais variadas esferas inclusive consigo.
Espero ter lhe ajudado.
Saudações

Dielson Rocha Psicólogo em São Paulo

28 respostas

6 JUN 2015

Olá Jeane,

Decerto a psicoterapia é um processo importante em todas as idades, para todas as pessoas que buscam um auto conhecimento.

A prática da psicoterapia se faz de grande importância , visto que os idosos, assim como todas as pessoas, são sujeitos de desejos, com questões a serem trabalhadas, ressignificadas e até mesmo, transformadas.

O fator chave de um envelhecimento satisfatório, é a qualidade de vida do sujeito, onde estão inseridas questões como, saúde física, mental, autonomia, boa auto estima, fortalecimento das relações sócio-familiares, aceitação da condição de vida atual, valorização do seu corpo, da sua história de vida, dentre diversas outras.

Espero ter contribuído de alguma maneira.

Muita Paz!

Alice Morbeck Psicólogo em Salvador