Psicólogos online

Feita por >Amábile Castro · 24 mar 2015 Psicologia clínica

Gostaria de saber como comprovar que um psicólogo está habilitado para fazer terapia online.

A melhor resposta 25 MAR 2015

Amábile, de acordo com a resolução CFP 011/2012, que pode ser lida na íntegra no seguinte link http://site.cfp.org.br/resolucoes/resolucao-cfp-no-0112012, a psicoterapia online é proibida, sendo permitido somente orientações pontuais, em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos.

Ainda assim, o psicólogo deve ter um cadastro no seu respectivo conselho informando a realização destas orientações e, para oferecê-las, ele deve ter um site que também deve ser cadastrado e autorizado pelo conselho, a lista de site aprovados pode ser encontrada no seguinte link http://cadastrosite.cfp.org.br/cadastro/siteAprovado.cfm.

Psicóloga Janaine Bionez Psicólogo em Ribeirão Preto

5 respostas

1 ABR 2015

Olá Amábile! Muito bacana seu interesse pelo atendimento psicológico online, porque este serviço está aumentando muito a oferta e a procura no Brasil. Ainda não foi regulamentada a "Psicoterapia" online, mas eu e outros colegas da área cremos que é só uma questão de tempo, pois em outros países isto já existe. Por enquanto o que temos é a Orientação Psicológica online, que aborda questões transitórias e tem um limite de 20 sessões.

Para você saber se o(a) Psicólogo(a) é habilitado(a), verifique se o site dele(a) tem o selo do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a data de validade. Depois, verifique o nome completo do(a) profissional e o número de registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP). Por fim, verifique a experiência do(a) profissional, as habilitações (que constam em seu perfil), o conteúdo que ele(a) posta no site, porque assim você pode ter uma idéia de sua capacitação e de sua habilide na Psicologia Clínica e sobretudo neste tipo de atendimento.

A vida é muito breve. Se você pensa em procurar este tipo de atendimento, não há tempo a perder! Abraços.

Anônimo-186722 Psicólogo em Juiz de Fora

48 respostas

31 MAR 2015

Olá Amábile,

a terapia online ou como os conselhos chamam, orientação psicológica online, é regulamentada desde 2005, mas na prática só não pode ser chamada de psicoterapia. A terapia online é focada e objetiva como uma terapia breve.
O Terapiando é referência nacional em atendimento psicológico online.

Atenciosamente
Alexandre Pifer

26 MAR 2015

Em primeiro lugar, o site do psicólogo deve mostrar um selo do Conselho Federal de Psicologia (CFP), com data de validade, indicando que aquele site foi cadastrado para oferecer orientação psicológica online. Cuidado, pois algumas pessoas se intitulam "terapeutas", não são psicólogos e oferecem atendimento online, então o selo do CFP é a sua garantia de que está contatando um psicólogo de verdade.

Em segundo lugar, o nome completo do psicólogo deve estar bem claro no site, juntamente com seu número de registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) do estado onde o psicólogo atende. Você pode entrar no site do CRP do estado (em São Paulo: http://www.crpsp.org.br), clique em Consulta Psicólogo Inscrito e entre o número de CRP do psicólogo. Assim você confirma que seu psicólogo está inscrito e legalmente atuando.

O número do CRP dos psicólogos começa com um número que indica o estado onde o psicólogo está inscrito. Assim, psicólogos de São Paulo têm CRP que começa com 06, os de Santa Catarina começa com 12, etc., e dessa forma você descobre em que estado seu psicólogo está inscrito.

25 MAR 2015

Em primeiro lugar, o site do psicólogo deve ter um Selo de Credenciamento, com data de validade, emitido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Essa é sua garantia de que o site é válido e dirigido por um psicólogo. Cuidado, pois algumas pessoas se intitulam "terapeutas", mas não são psicólogos, portanto não vão ter o selo do CFP.
Em segundo lugar, o nome completo do psicólogo e seu número de CRP (o registro profissional no Conselho Regional de Psicologia do estado onde atua) devem estar visíveis no site. Assim, você pode entrar no site do CRP do estado para verificar se seu psicólogo está registrado e atuando. Essas são as duas garantias de que você estará sendo atendido por um psicólogo registrado para fazer atendimentos online.

Rita Guimarães Psicólogo em Campinas