Psicólogos diferentes

Feita por >Alice Nogueira · 23 fev 2015 Psicologia clínica

Não tive uma boa experiência com terapia, acho que a profissional não tinha muita experiência e não senti muita confiança. Isso é normal? Devo tentar com ela outra vez ou melhor procurar outro?

A melhor resposta 25 FEV 2015

Aconteceu que você não estabeleceu vínculo terapeutico; daí a terapia nem chega a ocorrer de fato. Procure outro e veja se ocorre o mesmo ou o vínculo é feito.

Marcos Congílio Jr. Psicólogo em Jundiaí

5 respostas

5 MAI 2016

Alice, em primeiro lugar, você precisa saber o que você quer. Quer um profissional que te passe confiança "de cara"? Procure outro! Agora, essa tua pergunta "isso é normal?" é impossível responder, pois, no mundo dos psicólogos nada é normal; ou seja, de perto ninguém é normal. Mas vale a pena você procurar um profissional experiente e de referência. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

25 FEV 2015

Boa tarde Alice. Geralmente iniciar uma psicoterapia é difícil e por isso é importantíssimo estar confortável e confiar no profissional. Não há problema em procurar outra pessoa que te garanta isso.

24 FEV 2015

Olá alice,
Quando buscamos uma terapia para que ela tenha algum resultado devemos ter empatia com o profissional. E durante o processo pode ocorrer alguma resistência de trabalhar determinado assunto isso tudo é normal. Acredito que deve sim procurar, não desista.
Psicóloga Micheli

Micheli Campanaro Garcia Ghisleni Psicólogo em São José

5 respostas

24 FEV 2015

Oi Alice.
Relaxe, existem várias abordagens e vários profissionais com perfis diversos, o importante é você se sentir bem com o profissional, que ele seja empático e passe confiança. Terapia é meio como um "namoro" tem que haver química, sugiro que procure outro. Agora, se após algumas tentativas ainda assim você não conseguir, talvez seja uma resistência, fique atenta. Mas creio que você vai conseguir sim.

Um abraço, Marianne Coêlho.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

24 FEV 2015

Prezada Alice,
Existem profissionais que trabalham com determinadas formas de abordar o paciente/cliente e seus sintomas, e que consequentemente pode não surtir um efeito positivo em determinado caso, pois cada ser humano é único e diferente. A questão da confiança evidentemente nesse caso fica exposta, pois não há segurança de que se está fazendo um trabalho preciso. Depende muito também da questão que a motivou a procurar um terapeuta, pois pode ser que o mesmo não seja especialista na área, etc. Tire as suas dúvidas com seu próprio terapeuta, e caso não se sinta confortável, mude.

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

24 FEV 2015

A empatia é fundamental para o processo terapêutico. No seu caso buscar um outro profissional ou outra linha terapêutica seria assertivo. Antes de contratar um profissional procure saber qual a especialidade dele. Existem vários tipos de terapia com certeza você vai se identificar com uma delas.

Maria de Fátima Araújo Martins Psicólogo em Belo Horizonte

10 respostas

24 FEV 2015

Olá Alice,
Existem muitos contextos envolvidos em uma psicoterapia, para estabelecer um vínculo, deve haver boa identificação, empatia para produzir estímulo e segurança. Sugiro que não desista de confiar em outro profissional, pois existem bons psicólogos para você expor suas questões. O que se passou deve ter sido incompatibilidade, não falta de experiência. Fique bem! Psicóloga Celeste

24 FEV 2015

Pense friamente, você se sente segura para discutir qualquer assunto com esse profissional? Você acredita que ele possa te ajudar? Se a resposta for 'não', então aconselho que procure outro profissional da área.
Para que a terapia ocorra com tranquilidade e funcione é necessário que haja uma empatia e uma confiança mútua.
Da mesma maneira que você não se sentiu segura para ser atendida por esse profissional, muitos profissionais também não se sentem à vontade para atender certos pacientes ou certos tipo de casos. Nesse momento é fundamental identificar esse entrave e procurar um outro psicólogo ou analista que possa suprir suas necessidades.

Bruna Parreira Pessanha Psicólogo em Aracaju

5 respostas

24 FEV 2015

A terapia exige que você e o(a) terapeuta criem um vínculo de confiança, com o qual você se sinta segura e confortável para expor suas questões. É normal que gostemos mais de um tipo de pessoa que de outro tipo, etc... se ainda estiver em terapia tente discutir o assunto e caso isso não resolva procure um novo terapeuta. Boa sorte!

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

23 FEV 2015

Olá Alice
É comum alguns pacientes não se identificarem com algum psicólogo. Se você já tem um vínculo estabelecido com essa profissional, você pode explicar para ela o que está te incomodando e vocês duas podem trabalhar isso. Você também pode procurar outra profissional que você se sinta mais à vontade. O mais importante é que você se sinta bem com a sua psicóloga, seja ela quem for, para que ela possa te ajudar.

Priscila Nadaletti Rech Psicólogo em Florianópolis